Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Bolsonaro despenca no ES; Ciro avança 4 pontos e empata com Marina

Por Miguel do Rosário

09 de setembro de 2018 : 08h36

Essa é a pesquisa Ibope mais recente, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, no Espírito Santo. Ou seja, já pegou um pouco da comoção provocada pelo atentado sofrido pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Naturalmente, não é possível ainda relacionar uma coisa com a outra, mas Bolsonaro caiu cinco pontos, embora ainda lidere a pesquisa com 24%.

Marina Silva vem em segundo lugar, com 15% (mesmo percentual de pesquisa anterior),  empatada tecnicamente com Ciro, que foi o candidato que mais avançou, passando de 9% para 13%.

Haddad também experimentou um crescimento substancial: tinha 2% e agora tem 5%.

***

Na Gazeta

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 24% das intenções de voto estimuladas entre os eleitores do Espírito Santo. Em seguida, aparece Marina Silva (Rede), com 15%, e Ciro Gomes (PDT), com 13%. É o que indica pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope a pedido da Rede Gazeta e divulgada neste sábado (08).

O levantamento mostra, ainda, Geraldo Alckmin (PSDB) com 9% e Fernando Haddad (PT) com 5%. O petista é o provável substituto de Lula na cabeça de chapa do PT. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-presidente, que está preso, com base na Lei da Ficha Limpa.

As intenções de voto em Bolsonaro no Estado caíram cinco pontos percentuais, na comparação com a pesquisa anterior do Ibope realizada com eleitores capixabas. Na amostragem de agosto, ele apareceu com 29%.

Não é possível relacionar integralmente o desempenho do líder da pesquisa neste levantamento com o atentado que ele sofreu na quinta-feira (06). A sondagem do Ibope começou a ser feita ainda na quarta-feira (05). As entrevistas foram feitas durante três dias, e só terminaram na sexta-feira (07).

Marina manteve os 15%. O maior crescimento foi registrado por Ciro Gomes. Na pesquisa de agosto ele tinha 9% das intenções, quatro pontos percentuais a menos do que tem agora.

Alckmin cresceu de 6% para 9%. Haddad, de 2% para 5%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 2% da preferência no Estado. O emedebista manteve o mesmo percentual da pesquisa passada. Amoêdo tinha 1% no mês passado.

Alvaro Dias (Podemos), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU) mantiveram 1% das menções.

Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

No levantamento estimulado, a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.

ESPONTÂNEA

Quando os pesquisadores perguntaram a intenção de voto dos entrevistados no Estado sem apresentar a lista de candidatos, Bolsonaro e Lula tiveram o mesmo volume de menções: 21%, cada. No levantamento anterior, o candidato do PSL tinha 23% na espontânea. O petista, 18%.

Nessa sondagem, Ciro Gomes tinha 1%. Agora, tem 4%. Geraldo Alckmin e Marina Silva passaram de 2% para 3%. João Amoêdo, de 1% para 2%.

REGISTROS

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 07 de setembro de 2018. O Ibope entrevistou 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Isso representa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A sondagem foi contratada por A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV LTDA e está registrada na Justiça Eleitoral. No Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo o protocolo do registro é ES-06092/2018. No Tribunal Superior Eleitoral, BR-08894/2018.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

24 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luiz Neto

11 de setembro de 2018 às 16h32

Ciro fez parceria com os comunistas da China. Será que ainda tem alguém que acha que o comunismo seria o melhor para o Brasil? Quem duvida vai no site do PDT que está lá bem explícito a parceria de Ciro Gomes com Partido Comunista Chinês.

Responder

    Manuel Feijó

    12 de setembro de 2018 às 09h44

    E isso aí: Ciro é “camunista”. Como a rede “Grobo” e o PSDB ( o nome já diz: tem o S de social, que, como todo mundo sabe, é disfarce para comunista).
    O ex-capitão do exército é o único que representa os verdadeiros valores da família brasileira: tradição, família e propriedade.
    Anauê!
    (Como tem debilóides nesta colônia americana…)

    Responder

Luis Castro

10 de setembro de 2018 às 01h07

Comovente como esse blog torce por Ciro. Nada contra, faz parte do jogo democrático. Agora sem querer desmerecer o Espirito Santo, trata-se de um pequeno Colégio Eleitoral conservador, tanto que Lula perdia lá para Bolsonaro, que não pode servir de referência para a situação dos candidaros em todo o Brasil. Menos paixão mais pé no chão.

Responder

    Batista Neto

    12 de setembro de 2018 às 10h22

    Como dizia o velho Brizola, como se pode dizer também do PHA, estão costeando o alambrado. E, não demora, vão cair do cavalo!!

    Responder

Ricardo dos Reis

09 de setembro de 2018 às 16h36

Ciro Gomes tem propostas e as detalha de cabeça, não precisa de cola na mão. Assim percebe-se que ele foi parte atuante na criação do seu plano de governo. O Bolsonaro não responde nada objetivamente. Como alguém que era estatista e corporativista até dias atrás mudou radicalmente e virou liberal? E o tal Estado mínimo que ele prega?! Com prega Estado mínimo com o peso que ele, seus filhos e todos os outros parlamentares e membros dos 3 poderes e MP causam aos cofres públicos? Foi ele quem pagou a UTI aérea que o levou de Minas para SP? É ele quem vai pagar o caríssimo tratamento no caríssimo Albert Einstein?! Por que toda vez que um político vai pra um hospital caro desses o povo os cobra pra se tratarem no SUS e os seguidores do Bolsonaro nada falam agora? Ciro Gomes 12 Presidente do Brasil!!!

Responder

    Brasileiro da Silva

    09 de setembro de 2018 às 16h46

    Provavelmente o mesmo que pagou Lula no Sírio Libanês, Marisa no Sírio, Dilma no Einsten: o povo

    Responder

      Geraldo Habib

      09 de setembro de 2018 às 22h27

      Outro debilóide mau caráter

      Responder

Paulo Galhardo

09 de setembro de 2018 às 16h33

Agora que a disputa começou para valer, os números começaram a se mexer.
Lula livre e Ciro presidente!

Responder

Alan Cepile

09 de setembro de 2018 às 16h02

Moro em Vitória e o eleitor aqui no ES sempre foi conservador (pra usar uma palavra mais polida).

Responder

Fernando

09 de setembro de 2018 às 15h52

Cada vez eu me convenço mais que comentar qualquer coisa na internet é perda de tempo.
O certo é resolver no voto.
Só tem pó.rra loka na net. O cara ou mulher se transforma na internet em um não ser humano.

Responder

    Francisco

    09 de setembro de 2018 às 22h21

    Um e outro, ainda mais obtuso, em ‘brasileiro da silva’.

    Responder

Josa

09 de setembro de 2018 às 13h38

Fernando Brito é Brizolista de primeira linhae não é tão Cyrista,Cyro não é Brizola,Cyro é Tarso

Responder

fausto

09 de setembro de 2018 às 13h19

Primeiro turno nada. Existe uma correlação de forças na sociedade. O Bolso é extremamente popular na internet. O Brasil não se resume a rede, embora ela ofereça parâmetros consideráveis. Segundo turno pode muito bem ser Ciro x Bolso, e a vitoria será do campo progressista. Brasil pra frente!

Responder

Nelson Ferreira

09 de setembro de 2018 às 13h18

Agora que a disputa começou de verdade, os números começam a se mover.
Lula livre! Ciro presidente!

Responder

Marcelo

09 de setembro de 2018 às 13h18

A vitória de #Ciro é inevitável.
Brizola presente! Ciro presidente!

Responder

    Josa

    09 de setembro de 2018 às 13h40

    Cyro não é Brizola,Cyro é Tarso

    Responder

      Alan Cepile

      09 de setembro de 2018 às 15h41

      E Dilma é Temer, certo?

      Responder

Antonio Passos

09 de setembro de 2018 às 13h07

A declaração do comandante do exército ACABA com as eleições. Está tudo explicado agora em termos de STF, estamos sob golpe militar. Isto prova que a luta sem Lula é fraude. Qualquer um que seja eleito, já se sabe que terá o aval da milicada, o que significa que não mudará as diretrizes do golpe. Pra mim foi colocada a tampa do caixão do Brasil.

Responder

claudinei

09 de setembro de 2018 às 12h59

MENTIRA.
A TENTATIVA DE HOMICIDIO EM PRAÇA PUBLICA COMO FIZERAM COM TIRADENTES OCORREU DIA 6 AS 16:00, VESPERA DE FERIADO, ESSA PESQUISA NAO É ATUAL.

OUTRA MENTIRA É Q O ESPIRITO SANTO REPRESENTE ALGO NO BRAISLL..
NAO PASSA D UMA FAIXA DE AREIA Q NAO PRODUZ NADA.
RSS

É UM NORDESTE ATRAPALHANDO MINAS A VER O MAR.
NADA MAIS.

JAIR BOLSONARO O PRESIDENTE DA SAUDE PUBLICA DE QUALIDADE
O PRESIDENTE DAS SANTA CASAS DE MISERICORDIA
DOS MEDICOS ESTATAIS
DAS FACULDADES D MEDICINAS..
FORA CUBANOS

BOLSONARO PRIMEIRO TURNO.

Responder

    Geraldo Habib

    09 de setembro de 2018 às 13h20

    Debilóide mau caráter! Vá gritar com a prostituta que o botou no mundo!

    Responder

    zazul

    09 de setembro de 2018 às 15h10

    Votou a favor do congelamento das verbas para Saúde pública. Deveria ter sido tratado em hospital particular

    Responder

    Possidia

    10 de setembro de 2018 às 02h29

    Acho essas pesquisas uma verdadeira Fake News ! Não tdmmpefigo ! Boldonafo ganha no primeiro turnos ! Qual outfo candidato que arrasta multidõss ? Tá na cara, ê porque os petistas não enxedgaram nem o triples do Lula que desde 6 anos atras estava declarado no imposto se renda

    Responder

Calebe

09 de setembro de 2018 às 12h58

Em tempo: o candidato a presidência Jair Bolsonaro passa e já faz foto, em que simula armas com as duas mãos, sem aparelhos.

Responder

    Luiz Neto

    11 de setembro de 2018 às 16h35

    Calebe, esse é símbolo dele para o combate à criminalidade, tem gente que confunde com violência mas o que ele quer dizer é que vai combater duramente a bandidagem. Em suma,o que ele quer dizer com isso é que quer proteger as pessoas de bem.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com