Menu

Datafolha: Marina cai, Ciro e Haddad avançam

Na Folha Bolsonaro mantém liderança da corrida com 24% após ataque, diz Datafolha Ciro, Marina, Alckmin e Haddad empatam em segundo lugar; capitão é o nome com maior rejeição 10.set.2018 às 20h56 Ricardo Balthazar SÃO PAULO O deputado Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança da corrida presidencial após o início da propaganda eleitoral no rádio […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Folha

Bolsonaro mantém liderança da corrida com 24% após ataque, diz Datafolha

Ciro, Marina, Alckmin e Haddad empatam em segundo lugar; capitão é o nome com maior rejeição

10.set.2018 às 20h56

Ricardo Balthazar
SÃO PAULO

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança da corrida presidencial após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e o atentado que sofreu na semana passada, de acordo com a nova pesquisa realizada pelo instituto Datafolha.

Segundo o levantamento, Bolsonaro tem 24% das intenções de voto. O presidenciável foi esfaqueado quando atravessava uma multidão em evento de campanha em Juiz de Fora (MG) na quinta (6) e está internado no Hospital Albert Einstein, onde se recupera da cirurgia sofrida após o ataque.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada em 20 e 21 de agosto, antes do início do horário eleitoral, Bolsonaro tinha 22% das intenções de voto. A oscilação observada desde então está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quatro candidatos aparecem empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 13% das intenções de voto, a ex-senadora Marina Silva (Rede) está com 11%, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 10% e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), com 9%.

Vice da chapa inscrita pelo PT com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente, Haddad deve ser indicado como seu substituto nesta semana. O Tribunal Superior Eleitoral vetou a candidatura de Lula e estabeleceu prazo até esta terça (11) para que o PT o substitua.

O nome de Lula, que apareceu à frente nos levantamentos anteriores do Datafolha, não foi incluído desta vez nos cartões da pesquisa estimulada, em que os pesquisadores exibem aos entrevistados a lista de candidatos.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores expressam sua preferências sem estímulos dos entrevistadores, o apoio a Lula caiu de 20% para 9% após o início da propaganda na televisão, em que o PT só foi autorizado a apresentá-lo como apoiador.

Condenado pelo juiz Sergio Moro e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e preso desde abril em Curitiba para cumprir pena, Lula está impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer às eleições.

O PT ainda discute a condenação nos tribunais superiores e recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do TSE, mas há pouca esperança no partido de obter uma decisão favorável ao ex-presidente.

O Datafolha entrevistou 2.804 eleitores de 197 municípios nesta segunda (10). A pesquisa foi realizada em parceria com a TV Globo. O primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro, daqui a quatro semanas.

O novo levantamento mostra que Bolsonaro é o candidato com maior rejeição hoje. Segundo o Datafolha, 43% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no capitão reformado do Exército. A resistência é maior entre as mulheres (49%), entre os mais jovens (55%), entre eleitores com curso superior (48%) e no Nordeste (51%).

A alta rejeição explica o mau desempenho de Bolsonaro nas simulações feitas pelo Datafolha para o segundo turno da disputa. De acordo com os cenários estudados, ele perderia para Alckmin, Marina e Ciro e chegaria à segunda rodada da eleição empatado com Haddad se ela fosse realizada hoje.

A pesquisa mostra também que a vantagem de seus adversários sobre ele em algumas dessas simulações aumentou. Se o segundo turno fosse hoje, Alckmin e Marina teriam 43% no confronto com Bolsonaro, Ciro alcançaria 45% e o capitão oscilaria entre 34% e 37%.

A disputa seria mais acirrada se Bolsonaro chegasse ao segundo turno com Haddad. Se fosse hoje, o candidato petista teria 39% e seu adversário, 38%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Damião Bonfim

11/09/2018 - 10h32

Tudo que o “PIG” quer é Haddad no 2° Turno, porque o anti-petismo faz prosperar até mesmo o extremismo bolsonarista, e eles sabem disso. Viabilidade de combate ao entreguismo, hoje é Ciro (baixa rejeição e sem o estigma petista que afasta eleitores da direita e do centro). Voto útil deve considerar o 2°turno, porque nele, o PT pode perder, mas Ciro, provavelmente vence com folga. Além do mais, o candidato do PT não é Lula, mas Haddad. Quem garante que quando ficar claro que Lula não é candidato, o eleitorado lulista – que não é necessariamente petista – não se espalhe? Que os eleitores de Lula olhem mais para o País e menos para Curitiba, porque o caso de Curitiba não será resolvido nas urnas, mas nos tribunais”. E se a direita vencer, aí é que nem mesmo nos tribunais.

    André Romero

    11/09/2018 - 12h13

    Assino embaixo teu comentário. Quase nada a acrescentar, exceto lembrar aos petistas o que aconteceu em 1989, quando o PT lançou irresponsavelmente Lula, que serviu apenas para deslocar Brizola do 2o turno e entregar o poder para o candidato do sistema.
    É como Brizola dizia: “o PT é a Esquerda que a Direita gosta”.

Alex

11/09/2018 - 10h00

Segundo o Datafolha, 33% dos eleitores dizem que votam com certeza em um candidato apoiado por Lula. Com Haddad sendo oficializado candidato, cobertura diária da imprensa como candidato. Acho que Haddad pode aparecer já empatado ou frente do Ciro, no Datafolha de sexta-feira.
Outro dado, apenas 39% do eleitorado sabe que Haddad é o candidato do PT…

    Damião Bonfim

    11/09/2018 - 12h45

    Posso estar equivocado, mas será que há muita gente que ainda não sabe que o candidato do Lula é o Haddad? Só quem não acompanha tevê, não lê e nem acompanha interne para imaginar que há muito tempo o PT escolheu Haddad. Se eu estiver certo, não espere grande mudança no quadro. Haddad não é Lula.

Alexandre Neres

11/09/2018 - 09h50

Trecho da coluna do Merval Pereira no Globo de hoje, o maior inimigo de Lula que existe na face da Terra:

…” Com o resultado da pesquisa do Datafolha divulgado ontem pelo ‘Jornal Nacional’, houve frustração para a campanha de Jair Bolsonaro, pois ele cresceu apenas dentro da margem de erro depois do atentado que sofreu, e boas notícias para o PT, pois a transferência de votos do ex-presidente Lula para seu suposto substituto Fernando Haddad começa a se concretizar, quase dobrando as intenções de votos nele, mesmo com a demora exagerada do anúncio oficial da substituição,que está custando muito psicologicamente a Lula.”

Como sempre distorcendo os fatos, pois não é correto dizer que quase dobrou a intenção de votos, quando na verdade mais do que dobrou, saindo de 4 pra 9 pontos. E olhe que nem candidato é, ainda.

Lúcio Guilherme

11/09/2018 - 09h13

Essa pesquisa DataFolha mostra nitidamente que, na próxima, Haddad estará no mínimo, empatado com Ciro. Haddad é muito desconhecido, Ciro subiu 1 ponto acima da margem, quanto ele mais que dobrou as intenções de votos, isso sem se tornar o candidato oficial e ir a nenhum debate. O Ciro já começou a desidratar no Pernambuco e a estagnar em varias estados. PT em PE é 50% dos votos válidos sempre, desde 2002, Haddad hoje tem 10%, ante 4% da última pesquisa. A partir de hoje, como candidato do Lula, vai tranquilo pro segundo turno com quem tem mais chances, seja quem for.

fausto

11/09/2018 - 08h54

Haddad não ganhou do Dória. Jamais avançará para o segundo turno. O Ciro cobre um eleitorado que não se polariza entre esquerda e direita, o chamado povão, e entre estes seu nome cresce nitidamente. O povão quer Lula, não quer Andrade, nem sequer o conhecem. Transferência de votos a ponto de ir para o segundo turno em 4 semanas? Difícil, meus caros. Só lá no Fora de Órbita 247.

    Marcelo

    11/09/2018 - 09h00

    Pensamento ilógico. Haddad não ganhou do Dória, mas Dilma não tinha ganhado nenhuma eleição antes de virar presidente.

    Para além disso, Haddad só está “queimado” com baixa aprovação em SP, onde o PT sempre teve dificuldade e sempre perdeu, então dá no mesmo. O PT sempre perde em São Paulo mas vence no Brasil, foi assim nas eleições de Dilma e Lula.

    Francisco

    11/09/2018 - 13h45

    Nem Lula do Montoro para governador do estado de São Paulo, pois no Tucanistão, sede nacional do conservadorismo político brasileiro, se a coisa já é difícil em céu de brigadeiro, imagine nublado como em 2016, com o PT sendo vitima isolada da maior perseguição política, judiciária e midiática já perpetrada no Brasil.

wilton

11/09/2018 - 08h12

Eu ainda não descartaria o Alckmin da jogada. Ele está relativamente bem posicionado com 10%.
À medida que os eleitores de Bolsonaro perceberem que ele não tem chance no 2o turno (como vencer sem mulheres e negros?) podem migrar para o tucano.
Alckmin não empolga ninguém, mas poder receber voto útil ainda no 1o turno. Basta ele arrancar uns 6 pontos do Bolsonaro, mais os votos sulistas do Dias e ele tem grande chance de ir para o 2o turno.

NeoTupi

11/09/2018 - 01h30

Bolsonaro tem um grande problema pelo rumo das pesquisas: se seu eleitorado perceber que ele não ganha de jeito nenhum no segundo turno, votará útil em outro candidato de direita? Como os antipetistas votaram em Aécio em 2014 no 1o. turno porque o tucano os convenceu que Marina não ganharia de Dilma no segundo turno e fez campanha dizendo que ele tinha melhores condições de vencer.

NeoTupi

11/09/2018 - 01h23

Falta apenas 4 pontos para Haddad alcançar o segundo colocado. Tanto no Datafolha como na FSB.
A transferência de votos de Lula para Haddad está mais rápida do que eu pensava que seria. Pensei que só começaria de fato quando Haddad fosse apresentado como o candidato que Lula escolheu em seu lugar.
Parece que o judiciário ajudou a antecipar o começo dessa transferência.

André Romero

11/09/2018 - 01h13

Não consigo entender esse pessoal petista que está ironizando o Miguel. Quem vê pensa que o Haddad está disparando e o Ciro está patinando, quando as últimas pesquisas do IBOPE e essa do Datafolha de hoje mostram justamente o contrário: Haddad cresceu pouquíssimo e Ciro está nitidamente com um viés de alta.
E quem entende um mínimo de eleições sabe que o viés é decisivo para a sorte de um candidato, podendo gerar um efeito manada e voto útil. No caso de Ciro, vários analistas à direita e à esquerda afirmam que esse efeito já está rolando no caso do Ciro, que está pegando votos da Marina e do Alckmin.
E ao contrário do que a matéria sugere, uma vez que a margem de erro é de 2 pontos, Ciro só tem a Marina empatada com ele no 2o lugar.
Com a palavra os fanáticos que diziam que a eleição de Haddad seria um passeio pelo parque.

    Serg1o Se7e

    11/09/2018 - 08h44

    Andrade tem 7% de intenção de votos na cidade onde ele foi prefeito por 4 anos.
    Esse índice diz muito sobre a capacidade dele como administrador.
    É muito difícil que ele vá para o 2º turno, ainda mais depois de hoje, quando será oficialmente apresentado como poste do presidiário.

      André Romero Henrique da Costa

      11/09/2018 - 10h59

      Não sei, Sergio. Minha observação é que recebo essa empolgação com a subida de Haddad com muita desconfiança. Concordo com o PHA que diz que a essa altura até o Reino Mineral sabe que o Haddad é o candidato de Lula, portanto acho a ascensão dele tímida.
      Afinal, uma coisa é um candidato subir de 10 para 20%, outra coisa – bem mais fácil – é ele ‘dobrar’ de 5 para 9%. Mas sim, é possível que ele suba o suficiente para deslocar Ciro e Marina da disputa, vamos ver.
      Exatamente como fez o PT em 1989 com Lula deslocando Brizola do 2o turno por um punhado de votos. E depois perder para o Bolsonaro da época, o Collor de Mello.

Marcelo

10/09/2018 - 23h42

Pelo jeito que as coisas se desenham, vai dar Haddad e Bolsonaro no segundo turno

Francisco

10/09/2018 - 22h58

Miguel tá parecendo Tite agarrando-se a posse de bola, antevendo a derrota consolidada pela objetividade cartesiana do concorrente no primeiro tempo.
Estatisticamente, sabemos que na pesquisa o que vale é a tendência e, portanto, após a terça-feira decisiva, na qual finalmente adentra o campo o candidato oficial do PT para atender a justiça lavajateira, “luladdad”, as tendências irão dizer afinal de contas, pra quem as tendências dobram.
E nem é preciso dizer pra quem, né, não?
Afinal é a manjada ‘crônica de uma morte anunciada’, pela objetividade cartesiana do concorrente:
Tecle 13,
De uma miradinha em Haddad
E confirme “Lula”.
Fácil, extremamente fácil, né?

    Brasileiro da Silva

    10/09/2018 - 23h06

    Podia ser. Mas vc acabou de pedir para votar em um corrupto condenado? Desculpe, não vai ser “fácil”. Mais fácil votar em um não condenado.

      Francisco

      10/09/2018 - 23h55

      Braseiro da Silvia, deixe de ser pascácio, pois até no bar do ‘Zé da Unha’, no fundão do Jequitinhonha, cada vez que na tela da TV falam em Lula, seguido do mantra, “condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro”, os ‘cabas’ jogando ‘palitinho’ e dominó, emendam: “Conforme a sentença do Moiro, por ato de ofício indeterminado e bem atribuído” ou seja, a insustentável leveza do processo visando afastar Lula da eleição a qualquer custo, a cada dia torna-se indefensável, além de adestrados braseiros da vida.
      Ou será que desconhece que em pesquisas que medem a aprovação e desaprovação, pelo povo, de personalidades brasileiras em várias áreas, Lula tem maior aprovação e menor desaprovação que as do convicto juiz de Curitiba?
      Braseiro, tu tá mais pra cinzas, lenha queimada, ignorância adestrada, enfim, pascácio calcinado pela desinformação avançada. Dá pena…

    Marcelo

    10/09/2018 - 23h43

    Concordo. Não sou petista mas, tudo indica que será Haddad a enfrentar Bolsonaro no segundo turno, não Ciro.

Jueli Cardoso Jordão

10/09/2018 - 22h40

Miguel, te admiro muito e vejo que a sua torcida está também torcendo a sua sensatez!…. O título de seu artigo está parecendo títulos do PIG. Não seria melhor: Sem Lula na disputa, Bolsonaro continua liderando, com Ciro e Haddad crescendo acima da margem de erro!….

CezarR

10/09/2018 - 22h29

Vou fazer aqui uma profecia: a essa altura, só duas coisas além de fatos extraordinários como mortes e afins tiram o Ciro do segundo turno: 1) Ele próprio; 2) Voto útil no Alckimin. O problema do item 2 é que terão que ser somados todos os votos do Meirelles, Amoêdo e Dias ao Alckimim, já que do Bolsonaro ele não tira, além disso, pode haver voto útil no Ciro também. Quanto a Haddad, todos já sabem que ele é o cara do Lula e ainda assim, ele está atrás de Alckimin e Marina, além de ter uma das maiores rejeições. Não baseio essa profecia no DataFolha, que parece estar querendo desidratar o Bolsonaro, justamente para botar o Alckimin lá, baseio no conjunto de pesquisas e trackings. Meu sonho? Ciro e Hadadd juntos… senão como aliados, ao menos disputando o segundo turno.

    Jandui Tupinambás

    11/09/2018 - 09h45

    Ciro e Haddad no segundo turno é meio improvável mas seria realmente ótimo.

    Profecias, todos temos as nossas, né? Mas nenhuma fará sentido até que o PT tenha um cabeça de chapa definitivo. Isto deve ocorrer hoje. E qq pesquisa entre hoje e o dia 23 pouco importará. Somente após uma semana de candidato definitivo do PT que poderemos fazer alguma análise que preste e aí sim, profetizar 7 de outubro 22:00H.

    Tenho cá minha teoria que esta eleição não é uma eleição para segundo turno. Dia 7 de outubro já teremos um presidente…

    Mas dado nosso novo regime de exceção, também sou obrigado a prever mais dois cenários:

    – eleição sem candidato do PT
    ou
    – 2018 sem eleição

Nilson Messias

10/09/2018 - 22h28

Blog frio e fraco virou piada. Antes do segundo tem o primeiro.

Robson Bonelli

10/09/2018 - 22h20

Haddad Boladão voando! Dá-lhe 13.
Rio Grande do Sul, tudo dominado.

https://www.ocafezinho.com/2018/09/10/haddad-empata-com-marina-e-ciro-no-rio-grande-do-sul/

Companheiros ciristas deu uma olhadinha nesse blog aí.
Não esqueça de ver o gráfico.

    Brasileiro da Silva

    10/09/2018 - 22h21

    Pelo visto, quem esta “boladão” é vc.

      Robson Bonelli

      10/09/2018 - 23h07

      Conhece o blog o cafezinho?
      O gráfico do Ibope está lá. Qualquer dúvida consulte o Miguel.
      #13

Renato

10/09/2018 - 22h11

Até Alckmin e Marina também vencem Bolsonaro no segundo turno.Agora só falta combinar com eleitor para levar Ciro ao segundo turno,. Deixa só o Petê começar a sentar o porrete em Ciro; aí o coroné vai voltar a ser o velho pangaré !

    JOÃO BATISTA

    11/09/2018 - 08h20

    Não há como o pt “descer o porrete” em Ciro porque Ciro não roubou nem deixou que roubassem quando ocupou cargo público. Roubalheira é especialidade do pt e do psdb, farinhas do mesmo saco.
    Ciro tem propostas concretas para todas as áreas, além da experiência como gestor público e privado e também legislador.
    Ciro é graduado em direito e tem experiência acadêmica no exterior.
    Por tudo isso, Ciro não está na política em busca de emprego, mas para fazer o Brasil realizar o seu destino que é ser uma nação, próspera e com gente libertada através da educação.

JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

10/09/2018 - 22h10

Outro dia alguém se referiu ao Ciro, como o candidato dos 4%. Já estamos com 13% e subindo com consistência.Creio que chegaremos ao 2° turno.

    Brasileiro da Silva

    10/09/2018 - 22h16

    Isso é verdade. Cade os ptminions com o Ciro 5%?

Paulo

10/09/2018 - 22h06

Há um dado claro de manipulação nessas pesquisas: o índice de rejeição. Antigamente, media-se a rejeição pela declaração espontânea do entrevistado, que indicava o seu “desafeto” principal. Nas pesquisas em curso, o eleitor ouvido pode elencar diversos “rejeitados”, o que se constitui numa informação de pouquíssima valia. Sim, porque se o candidato mais rejeitado, no cômputo geral, é, em verdade, o 2º ou 3º rejeitado, pelo eleitor, ele pode ser beneficiado com o voto útil, em 2º turno, e, pasmem, passar a ser o “favorito” daquele que o rejeita. Abominável!

Fred

10/09/2018 - 21h53

Vamos devagar… Com coerência e paciência… Ciro vai chegar lá… Vencer o golpe, libertar Lula por justiça… E combater os verdadeiros inimigos desta nação…
Com a rede Globo jamais teremos uma democracia…

    Brasileiro da Silva

    10/09/2018 - 21h57

    Libertar o corrupto? Perdeu um voto.

Fábio

10/09/2018 - 21h53

Cafezinho virou blog pro Ciro, não vejo problema em votar no Ciro Gomes, mas como venho criticando o modo que a grande mídia e o judiciário sempre tem tratato o PT e todos os seus candidatos,no meu modo de ver tenho que seguir o meu voto PT até o fim, tenho certeza que Haddad irá para o segundo turno, tenho notado que o blog aprendeu com a grande mídia o modo de trabalhar, depois desta chamada dando mais ênfase no resultado do segundo turno com Ciro na frente no bolsonaro e deixando de lado que o Haddad deu um salto da pesquisa e que também vence no segundo turno sem ser muito conhecido, isso mostra que o blogueiro é também muito dendecioso e talvez no segundo turno não poderá reclamar de outras mídias.

    Miguel do Rosário

    11/09/2018 - 07h57

    Fábio, não exagere. O fato de ter dado um título destacando um ponto não quer dizer que não dei atenção a outro. Nem tive tempo de escrever ainda uma análise! Foi apenas um título! O avanço de Ciro no segundo turno contra Bolsonaro foi muito alto.

Brasileiro da Silva

10/09/2018 - 21h47

Miguel, que tar comentar o 1º turno antes de comemorar o 2º?

    Brasileiro da Silva

    10/09/2018 - 21h47

    * TAL

    david marques

    10/09/2018 - 22h04

    Se ele cometar o primeiro turno vai ver que o candidato dele esta perigando a ficar lá kakakakakakakaka… então tem comentar o segundo mesmo kakakakak

JOÃO BATISTA

10/09/2018 - 21h38

Ciro 12!


Leia mais

Recentes

Recentes