Menu

Bate papo ao vivo sobre a nova pesquisa Datafolha

O editor do blog O Cafezinho, Miguel do Rosário, conversa agora, ao vivo, com internautas sobre a nova pesquisa Datafolha. Iremos analisar o relatório completo da pesquisa, divulgado há pouco.

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O editor do blog O Cafezinho, Miguel do Rosário, conversa agora, ao vivo, com internautas sobre a nova pesquisa Datafolha. Iremos analisar o relatório completo da pesquisa, divulgado há pouco.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

11/09/2018 - 17h44

Posso estar enganado, mas essa pesquisa do DataFolha parece nitidamente direcionada para dois objetivos: esvaziar Bolsonaro (com a esperança de que Alckmin herde seus votos) e inflar Haddad (que seria o adversário “ideal”, no 2º turno, para o “Santo”)…

Paulo

11/09/2018 - 16h37

13 de cima embaixo.

Pacheco

11/09/2018 - 15h37

Gostaria de entender essas pesquisas, como são feita a sua metodologia etc
Estou em SP perto do centro do maior estado do pais com quase 40 milhoes de habitantes onde 1 em cada 5 eleitores são paulistas. De cada 50 pessoas que converso diariamente 40 votam no Bolsonaro. Ate hoje nunca encontrei um eleitor da Marina e do Ciro.
Essas pesquisas são feitas com 2000 pessoas. A pergunta com 2000 pessoas consigo “varrer” um pais do tamanho como o Brasil?? Com 2000 pessoas consigo extratificar um cenario com 148 milhoes de votantes??
E logico de que como eu alocar essa pessoas o resultado da pesquisa vai variar da aguia para o vinho. Ex: Se eu colocar mais pessoas no extremo da zona leste de sp o pt ganha no primeiro turno. Se eu alocar mais pessoas nos bairros de pinheiros/Higianopolis/Perdizes/Pacaembu. o PSDB ganha no primeiro turno com quase 100% dos votos. Não tem como distribuir 2000 pessoas num pais desse tamanho e achar que vai conseguir um numero confiavel.
Na pesquisa do IBOPE em sp o bolsonaro tem 25% e no rio tem 33%. Sao dois estados muito parecidos e ainda com o rio mais a esquerda e sp mais a direita. Nao existe essa diferença de 8%. Ou ele tem 33% nas duas ou 25% nas dias. O pior que ainda deu a maior porcentagem no estado que a esquerda e melhor. Não da para confiar na metodologia dessas pesquisas ou por ma fe e direcionada uma maior quantitade de entrevistados em função do resultado que se espera


Leia mais

Recentes

Recentes