Menu

Fux suspende autorização de Lewandowski e proíbe entrevistas com Lula

No Conjur Fux concede liminar suspendendo entrevista de Lula 28 de setembro de 2018, 23h12 Por Luiza Calegari O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux concedeu uma liminar suspendendo a divulgação de entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta sexta-feira (28). O pedido, feito pela Folha de S.Paulo, tinha […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito Dorivan Marinho/SCO/STF

No Conjur
Fux concede liminar suspendendo entrevista de Lula

28 de setembro de 2018, 23h12
Por Luiza Calegari

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux concedeu uma liminar suspendendo a divulgação de entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta sexta-feira (28). O pedido, feito pela Folha de S.Paulo, tinha sido deferido por Ricardo Lewandowski, do mesmo STF, hoje pela manhã.

A liminar pedindo a suspensão da entrevista foi protocolada pelo Partido Novo. Fux determinou que Lula “se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”.

“Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência (art. 536, § 3º, do novo Código de Processo Civil e art. 330 do Código Penal)”, diz a decisão.

A divulgação e realização de entrevistas está suspensa até que a matéria seja apreciada em plenário, de acordo com a determinação do ministro Luiz Fux.

Liberdade de imprensa
Ao deferir o pedido de entrevista, pela manhã, Ricardo Lewandowski citou que o Plenário do STF garantiu “a ‘plena’ liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura prévia”.

“Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão da 12ª Vara Federal de Curitiba, ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares violou frontalmente o que já foi decidido pela Corte Corte na ADPF 130/DF”, disse.

No pedido de liminar para suspender a decisão, o partido Novo solicitou que a entrevista não fosse divulgada antes das eleições, destacando que a medida não feriria a liberdade de imprensa, mas garantiria a segurança do processo eleitoral. O Novo alega que o Partido dos Trabalhadores se vale da imagem de Lula como cabo eleitoral e que a divulgação de entrevista poderia contribuir para confundir a opinião pública.

“Não se trata apenas do fato de que ele está em cárcere. Outras entrevistas já se deram em cárcere. É o fato de ele ser ex-candidato em cárcere no seguinte contexto. Considerando que: i) faltam menos de 10 (dez) dias para o processo eleitoral; ii) o entrevistado sequer é candidato [embora o pedido tenha sido feito quando ainda era]; iii) o entrevistado é ex-candidato e renunciou a esse direito; iv) a coligação do excandidato e atualmente apoiada por ele insistiu, por longo tempo, em apresenta-lo como se candidato fosse [ignorando decisões do eg. TSE], razão pela qual vem sofrendo derrotas justamente nesse sentido – incluindo avaliação por descumprimento de ordens judiciais; v) a vontade do eleitor é formada pela informação que recebe e a legitimidade do processo eleitoral é impactada diretamente pela medida de sua real liberdade; vi) a entrevista tem potencial para tornar ilegítimo o pleito e poderá ser realizada a qualquer tempo, assim que encerrado o processo eleitoral, sem qualquer prejuízo à liberdade de imprensa”, afirma o Novo.

Na liminar que suspendeu a decisão de Lewandowski, Fux concordou com os argumentos do Novo e disse que “há elevado risco de que a divulgação de entrevista com o requerido Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seu registro de candidatura indeferido, cause desinformação na véspera do sufrágio, considerando a proximidade do primeiro turno das eleições presidenciais”.

Clique aqui para ler o pedido de liminar do Partido Novo.
Clique aqui para ler a decisão de Luiz Fux.
SL 1178

Luiza Calegari é editora da revista Consultor Jurídico.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Serg1o Se7e

04/10/2018 - 11h34

Vou acrescentar uma opinião.
Já que aqui todos são juristas e “devogados” e magistrados, entenderão por óbvio:

Liberdade de imprensa ou liberdade do preso?
Brasil 04.10.18 09:52
  
Deltan Dallagnol explicou à Folha de S. Paulo por que a Folha de S. Paulo não pode entrevistar o criminoso Lula:

“Na nossa visão, não é uma questão de liberdade de imprensa, mas sim de liberdade do preso. Quando alguém é preso, ele tem alguns de seus direitos restringidos. Não pode sair para passear, assistir à televisão, ter acesso à internet, usar o telefone – embora isso restrinja sua liberdade de expressão. Do mesmo modo, também há uma restrição à possibilidade de entrevistas.
Entendemos que o preso pode se manifestar em relação ao mundo exterior, sim, mas por meio de cartas e do contato com seus advogados e familiares.
Se o STF entender de modo diferente, nós vamos cumprir aquilo que ele decidir. Agora, se há um direito de entrevista por um determinado veículo ou jornalista, ele também vai existir em relação a outros jornalistas e veículos para os quais o preso concordar em dar entrevista. O que a força-tarefa fez foi se posicionar para garantir um acesso democrático dos veículos de comunicação a essa entrevista.”

Alexandre Neres

29/09/2018 - 20h18

Paciência tem limite. Fux faz o que faz e veja o comentário do Sr. Ciro Gomes. Cálculo político e tática eleitoral tem limite. Coisa de canalha.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/lula-querer-dar-entrevista-da-cadeia-e-uma-aberracao-diz-ciro-gomes/

    O’ Belt

    30/09/2018 - 10h49

    É isso mesmo Alexandre. Estamos esperando o Miguel noticiar o comentário do Ciro e fazer a sua apreciação.

Guimarães Roberto

29/09/2018 - 19h35

Tudo indica que, por baixo dos panos, o árbitro de Curitiba atuou novamente para impedir a entrevista do Lula. Se quebrarem o sigilo telefônico dele, ele vai pra cadeia.

Gabriel

29/09/2018 - 18h07

Wtf
O que houve nos comentários??

Reginaldo Gomes

29/09/2018 - 15h59

Não seja trouxa!
É a tentativa desesperada de se construir um furdunçu na nação brasileira.
É muita cara de pau uma manifestação idiota marcada para o sábado e o stf fazer o “esquenta!” na noite de sexta!!!!
Uma palhaçada. Querem induzir o povo ir pra rua tomar bala de borracha no olho .
Povo inteligente, sabe que a mais eficiente manifestação que existe é clamar a Deus, na paz de suas casas , pela alma desse satanás que levou facada e pela alma do satanás que está no stf.
Só no estado natural de paz , que o povo consegue perceber os perigos reais dos imaginários, e se defender.
Juntos somos fortes !
Nenhum passo daremos atrás!
Deus está no controle!
Glória a Deus!!!!!

    Justiceiro

    29/09/2018 - 17h24

    Cabo Daciolo? É você?

    Por falar em satanás, não se esqueça do que está preso.

Justiceiro

29/09/2018 - 15h45

Miguel, cadê meu comentário??

Paulo

29/09/2018 - 11h46

Fux está certo. A entrevista, a estas alturas, teria potencial de impactar no processo eleitoral. Agora, e a entrevista do Datena com o Bolsonaro? Ele vai entrevistar também – e pelo mesmo tempo – os demais candidatos?

Cunha e Silva

29/09/2018 - 11h26

Não entendo o direito ,o direito . Se tiver outra liminar o que ocorre ? . Vai para plenário ? .Pode se dar resposta a outra liminar através de outro ministro do supremo ?. Vale por idade ? Altura ?. Ou depende do comprador ? .
Quem pensava que ocorria só nos TRF’s . A justiça brasileira “endireitou” .

    Ricardo

    29/09/2018 - 11h30

    Não haverá novo pedido, pois Fux, acertadamente, mandou o caso para o Plenário decidir em definitivo, já que Ricardo Deixa Que Eu Solto Lewandowski, malandramente, não o fez !

      Alexandre Neres

      29/09/2018 - 20h42

      Acertadamente? Um ministro cassando liminar de outro? Mais um passo no sentido de que a democracia está indo para o espaço. Comentário de um completo analfa político e jurídico.

    Hell Back

    29/09/2018 - 16h45

    Depende de quem pagar mais. rsrsrs

Justiceiro

29/09/2018 - 11h23

Lewandowski escancarou de vez que é defensor de Lula e do PT. Por que uma entrevista Há uma semana da eleição? Por que a Folha? Por que Mônica Bergamo?

Fux deu uma passa moleque no polenta e expôs a canalhice dele em praça pública.

Dirceu prometeu que eles vão tomar o poder. Vão ter que lutar bastante para isso.

ronaldoxxx

29/09/2018 - 11h03

O pt acha que todo mundo e trouxa deles…inclusive a justica., porem a cada passo de sacanagem que o pt tenta fazer com a justica a justica faz dois…!!..rs.
Continuem xingando e desmoralizando a justica e vcs continuaram tendo so derrotas!!

    hocuspocus

    29/09/2018 - 13h51

    VERME E ALIENADO,vc consegue ser o suprasumo da imbecilidade.
    Quem vc acha que é a vítima????
    É VC SEU IDIOTA,os caras estão cagando e andando para o que está escrito,o que é civilizado,o que o correto ,e no teu mundo de jegue quem acha que vai sofrer??????o Aécio,oLula,OFHC,o Bolsoasno ????
    é tú é nós IMBECIL,os caras lá de cima de uma maneira ou a outra safam,vc ,eu,o nosso vizinho NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    TROUXA,NÃO DEU PRA ENTENDER AINDA ???????????????????

      RONALDOXXX

      29/09/2018 - 15h44

      LIXAO..EU NAO SOU VITIMA PQ TRABALHO E ME SUSTENTO ..NAO PRECISO QUE O LULA ME ALIMENTE LIXAO!!NEM

        hocuspocus

        29/09/2018 - 17h50

        TÚ É UMA ALIENADO,SABE O QUE SIGNIFICA????
        TUA MENTE NÃO PERTENÇE A VC SEU TROUXA,ELES MANDAM NA TUA CABEÇA(?)

          Serg1o Se7e

          01/10/2018 - 11h01

          Falou o eleitor que não votará num candidato por vontade própria, mas porque um criminoso mandou…

          Hipocrisia, a gente vê por aqui!

    cid elias

    29/09/2018 - 13h51

    cagou pelo teclado, fake idiota, corrupto ate os ossos

hocuspocus

29/09/2018 - 11h02

A MAFIA DA ALA DOS TOGADOS ( tem muitas)COMETENDO CRIMES ,E VÃO.
TEVE UM CIDADÃO ARGENTINO (sindicalista) QUE DIZ PÚBLICAMENTE :
“macri deveria ser fuzilado em praça pública”,
OLHA SE A MODA PEGA POR AQUI,VAI FALTAR PRAÇA !!!!!!
TOPETE,VOLTA PRAIXXS PRAIAXXXS DO RIO E TE AFOGA LÁ,SEU FDP!!!

    Justiceiro

    29/09/2018 - 11h20

    E quantas vezes vocês já disseram que Temer deveria ser fuzilado, enforcado, apedrejado?

    lembra do bandido Zé Dirceu dizendo que Mário Covas deveria ser surrado nas urnas e nas ruas?

Fernando

29/09/2018 - 10h13

Fico pensando quem são os trouxas que votam no partido novo, no mdb, no Alckimin. Sinceramente será que essas pessoas pensam que empresário e banqueiro vão fazer alguma coisa para o trabalhador.
Vivemos uma ditadura disfarçada de democracia. Temos que fazer igual os franceses fizeram na revolução francesa.
Burros com diploma de nível superior. Deve ser por isso que detestam o Lula.

    Ricardo

    29/09/2018 - 11h06

    Mas são justamente os empresários e banqueiros que fazem alguma coisa pelo trabalhador. Se você acha que não, mande os banqueiros e empresários embora de país e fiquemos só com Lula e vejamos quantos empregos ele vai gerar !

      hocuspocus

      29/09/2018 - 13h42

      ALIENADO,ME DIZ QUE É QUE O EMPRESÁRIO FAZ PELO TRABALHADOR ???????
      se ele puder pagar R$1000 aseus funcionários sem direito a férias,a 13° ,a rescição por justa causa,a testado,a fgts,a aposentadoria.O FARIA,PORQUE ENTENDE SEU IDIOTA,EMPRESÁRIO SÓ EXISTE PELO LUCRO,SE ELE NÃO ACONTECER O EMPRESÁRIO NÃO EXISTE ,VIÚ SEU IMBECIL FDP !!!! SÃO TROUXAS QUE NEM VCV QUE PERMITEM ESSA SANGRÍA DO POVO QUE PRODUZ A RIQUEZA,SEU FDP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      BABACA,FOSSE POR MIM ESSES FDP EXISTIRIAM SIM,MAS DENTRO DAS MINHAS REGRAS,É IMORAL QUE OS BANCOS LEVEM 6 bILHÕES DELUCRO LÍQUIDO SEU IDIOTA !!!
      É IMORAL QUE OS EMPRESÁRIOS GANHEM NESSE PAÍS DE MISERÁVEIS O QUE GANHAM,SONEGANDO IMPOSTOS,NÃO DISTRIBUINDO OS GANHOS.
      AGRADEÇAM, ESSES EMPRESÁRIOS (tds eles só visam oLUCRO) QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É MANIPULADA POR VCS,TIVESSEM CLAREZA SOBRE SUA CONDIÇÃO AS COISAS SERÍAM DIFERENTES.
      QUEM SERIA O EMPRESÁRIO IMBECIL QUE DEIXARIA UM MERCADO POTENCIAL DE 220 MILHÕES DE PESSOAS ????????????????????????????

        RONALDOXXX

        29/09/2018 - 15h41

        LIXO IMPRESTAVEL…VAI PRA VENEZUELA SERVIR DE PAPEL HIGIENICO PRO MADURO QUE LA VOCE SERA UTIL!!..E ELE ESTA PRECISANDO DE GENTE COMO VC!!

          hocuspocus

          29/09/2018 - 17h55

          QUE POSSO DIZER DE VC ?????,TE MATA TROUXA,NÃO ATRAPALHA COM TEU VOTO(vômito) A VIDA DOS QUE TÊM CONSCIÊNCIA.

          RONALDOXXX

          30/09/2018 - 07h43

          LIXO INUTIL IMPRESTAVEL!!!

        Serg1o Se7e

        01/10/2018 - 11h05

        O empresário faz o seguinte pelo trabalhador: DÁ EMPREGO!

        Emprego é algo que esquerdistas não sabem o que é, tem medo e por isso querem que a esquerda tome o poder: para viver pendurado nas bolsas, nas cotas e nas “ruanês” da vida ao invés de trabalhar e se sustentar por conta própria, sem a interferência do governo.

      cid elias

      29/09/2018 - 13h50

      canalha corrupto e imbecil, vtnc

      Ari

      29/09/2018 - 14h08

      Raciocínio digno de uma ameba


Leia mais

Recentes

Recentes