O depoimento de Lula à juíza Gabriela Hardt

O relatório completo do Ibope

Por Miguel do Rosário

16 de outubro de 2018 : 18h59

O Ibope acaba de divulgar a íntegra de sua primeira pesquisa para o segundo turno, feita entre os dias 13 e 14 de outubro.

Os números gerais já são conhecidos. Em votos válidos, Bolsonaro tem 59% X 41% Haddad. Vamos agora analisar as tabelas estratificadas, sempre em votos válidos.

O que chama atenção é a massacrante maioria de Bolsonaro na classe média que ganha mais de 5 salários de renda familiar: 72% X 28%.

Este é o segredo da força de Bolsonaro nas redes sociais.

A diferença de votos entre eleitores do sexo masculino é de 28 pontos: 64% X 36%. Entre eleitores com ensino médio e superior, os placares são de: 63% X 37% e 66% X 34%.

 

Bolsonaro já tem 67% dos votos válidos no Sudeste e 69% no Sul. Haddad tem 63% dos votos do nordeste.

Nas capitais, Bolsonaro atingiu 61% dos votos válidos.

Agora confiram a rejeição, por segmentos. A rejeição de Haddad chega a 60% entre eleitores que ganham mais de 5 salários, e os mesmos 60% entre eleitores evangélicos. Entre eleitores com ensino superior, a rejeição de Haddad está em 56%. No Sul, chega a 58%.

Na média geral, a rejeição de Haddad está em 47%.

 Bolsonaro, por sua vez, tem seus piores índices de rejeição no Nordeste, 49%, e entre quem ganha até 1 salário, 43%.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

41 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alan Cepile

17 de outubro de 2018 às 15h53

Nego tá surtando rsrsrs

Responder

Serg1o Se7e

17 de outubro de 2018 às 11h37

Sabe o que é curioso?
Falar que o Bozo não tem experiência administrativa nem “estudo” como o Haddad, e que não deve ser presidente. (li em uns comentários isso)

Lembro que há um político presidiário que não tinha nenhuma experiência administrativa nem estudo e que isso não foi, em nenhum momento, motivo para a esquerda reclamar quando ele foi eleito presidente. Pior, não ter estudo era um orgulho para esse político presidiário, que tinha um discurso de ódio contra os “estudados”…

Alguém pode explicar essa hipocrisia?

Responder

    Benoit

    18 de outubro de 2018 às 08h24

    Que eu saiba durante tempos o Lula tinha aulas dadas particularmente (acho) por professores da USP. É o que ouvi, não tenho certeza e talvez alguém pudesse dar mais informações. Ele era também ligado ao Mario Pedrosa, um intelectual e maior crítico de artes no Brasil. O Lula lê livros. Além do mais ele teve uma carreira como lider sindical. Ele desafiou o regime militar. Isso é uma carreira autêntica.

    O Bosso, pelo contrário está há quase 30 anos no congresso. Que eu saiba a atuação dele durante esse tempo todo não passa de fazer pronunciamentos ultrajantes, além de acumular um patrimônio polpudo. Não consta que ele leia nada. Um artigo há dias no Globo (se me lembro bem) dizia que ele nunca deveria ter lido um livro na vida toda. É um sujeit primitivo, a julgar pelo que ele disse no passado, e custa a crer que tantos brasileiros pareçam dispostos a votar nele, especialmente brasileiros que se dizem educados (escolarmente).

    Responder

      Benoit

      18 de outubro de 2018 às 08h35

      De uma web site: “Martins (Jose de Souza Martins) rememora um encontro antigo com Luiz Inácio Lula da Silva, quando o ex-presidente era só um sindicalista latino-americano sem dinheiro no banco e queria aprender sobre a Amazônia e a questão agrária. Pediu então uma aula ao sociólogo.”

      Responder

        Serg1o Se7e

        18 de outubro de 2018 às 09h34

        O que só piora a situação, porque no privado queria estudar e no público mentia dizendo que não tinha estudo e que se orgulhava disso.

        Responder

          Benoit

          18 de outubro de 2018 às 10h30

          Depois de ver esse comentário seu, acho que é voce que está precisando de estudar um pouco. Aliás, se o Bolsso é tão capaz e preparado para governar o país, por que ele foge dos debates?

          Responder

Marcelo Abb

17 de outubro de 2018 às 09h45

Valeu PT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rumo ao fascismo, graças a vocês, companheiros! Graças a você, Lula!

Eu tenho passaporte Europeu, TÔ CAGANDO E ANDANDO para essa merda aqui.

Boa sorte para quem não tem!

Responder

    CAR-POA

    17 de outubro de 2018 às 11h53

    Se sente melhor agora???que bom ?vá,vá PQP !!!!!!imbecil

    Responder

      Marcelo Abb

      17 de outubro de 2018 às 14h53

      Eu que devo te perguntar se você se sente melhor agora, companheiro, já que o seu candidato do PT está no segundo turno.

      Não era essa a intenção?

      O candidato do SÃO LULA chegaria ao segundo turno, formaria uma frente democrática que abracasse todos os partidos, da extrema esquerda até a centro direita, haveria um clamor popular contra o fascismo, uma onda de manifestações contra os abusos da lava jato e contra a injusta prisão do Lula tomaria as ruas, a globo, a veja e a grande mídia pediriam desculpas pelos anos de perseguição e apoiariam o PT, o SÃO LULA seria visto como o maior estrategista político da história do mundo e sairia da prisão da mesma forma que entrou, nos braços do povo, da militância, da onda vermelha de pessoas o carregando no colo, o juiz sergio Moro seria julgado pelos crimes que cometeu, seria exonerado do cargo e responderia criminalmente, uma série de reportagens do WikiLeaks revelariam as relações entre Deltan Delagnol, Sergio Moro e os Estados Unidos.

      O PT seria eleito com mais de 60% dos votos, a população toda apoiaria o retorno das cinzas do partido dos trabalhadores e do povo ao poder. O mercado compraria a briga contra bolsonaro, em respeito aos anos de bonança que tiveram com o PT. A bolsa romperia o seu topo histórico, o dólar voltaria aos patamares de R$ 2. O desemprego voltaria instantaneamente a menos de 4%, o Brasil assumiria de novo o protagonismo dos BRICS, do MERCOSUL, retomaríamos o pré-sal, e por aí vai…

      Calma companheiro, ainda dá tempo!!!

      Votarei 13 nas urnas, mas não tenho a MENOR dúvida de que Bolsonaro ganhará, Lula morrerá na prisão, o país se acabará de vez, e, mesmo com tudo isso, a militância petista ainda não assumirá os erros que cometeram em 2018. Ainda assim, a militância petista colocará a culpa no Ciro. Aliás, já estão fazendo isso. Antes do primeiro turno, diziam que ele era traidor. Aí saiu o resultado, foi todo mundo atrás do Ciro em nome da FRENTE DEMOCRÁTICA, mesmo sem reconhecerem todas as manobras que O LULA E O PT fizeram contra ciro. Ciro declara o apoio crítico ao haddad, viaja para a europa com a esposa para descansar, e o que fazem o PT e os petistas?

      Começam a fazer campanha? Apontam os canhões para bolsonaro?

      NÃO!!!!!!!

      Continuam falando do Ciro! É uma piada. Agora a narrativa já está pronta. O culpado de o PT perder as eleições para o fascismo será do Ciro Gomes. Em 2022, o PT tentará retornar das cinzas, isolará ciro gomes de novo, o PT não irá para o segundo turno, e perderá as eleições de novo. Só que em 2022 eu aposto no João Amoedo, depois do fiasco do bolsonaro.

      Abraços, camarada. Estarei da Europa orando por vocês.

      Responder

    Arnon

    17 de outubro de 2018 às 16h47

    Sei

    Responder

Glauber Tocha

17 de outubro de 2018 às 08h40

É a hora da virada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! …………………………..13 …………….no safado!!!

Responder

Rafael Dias

16 de outubro de 2018 às 23h31

O BOLSONARO é pior que o Temer, pois o Temer não tem tantos preconceitos e não é defensor de torturador.
A única coisa boa do Bolsonaro são os militares, mas não é garantia que esses generais não vão roubar e que sabem administrar.
Tecnicamente o mais preparado é o Haddad, tanto em termos de faculdade quanto de experiência administrativa anterior.
Bolsonaro nunca administrou nem as cuecas dele já que ele é machista.
O povo está dando um tiro no escuro pondo alguém com tantos preconceitos na presidência da república e que nunca fez nada pelo povo. Votou tudo pró Temer.
O que o Bolsonaro já fez para o Rio de Janeiro, que projeto ou programa ele aprovou que ajudou o Rio ou o Brasil ?
Depois não adianta reclamar.
Qdo o Temer entrou muitos tinham esperança de melhorar e o Temerote só fez coisas impopulares e que prejudicam o povo.
O Temer nunca cortou um real dos gastos dos políticos federais. Seus ministros continuam com suas regalias. Bolsonaro tb não tem nenhuma proposta de corte de gastos do congresso ou de ministérios, pelo contrário, ele quer ampliar o número de ministros do Supremo e quem vai pagar mais essa conta é o povo. É capaz até de por um general de ministro do STF.
A GLOBO só defende os interesses dela. É bom não pensar com a cabeça da globo. Globo e ditadura são a mesmíssima coisa.

Responder

    CAR-POA

    17 de outubro de 2018 às 11h56

    ———–A única coisa boa do Bolsonaro são os militares————–
    PATÉTICO,por esse tipo de ignorância é que estamos como estamos.

    Responder

CAR-POA

16 de outubro de 2018 às 22h54

COM A LICENÇA DE NENDER O TAL ,NO GGN

Nos chamados estados de direito, que os ingênuos daqui veneram como pilar do que acreditam ser “democracia”, nunca há “confissão de culpa” (ou no campo político de ação “mea culpa”), se houve qualquer violência ou injustiça durante o processo que levou a esse ato de contrição (forçada).

Muita gente tem perguntado a origem do coiso e sua chance cada vez mais real dele legitimar nas urnas o autoritarismo atávico brasileiro!

Pois é…basta ouvir el cid, irmão de ciro the kid!

Não foi a polarização (que sempre houve, ou afinal Getúlio morreu de causas naturais, e Jango e JK também?), nem a suposta lambuzada que o PT e seus governos de coalizão praticaram, tentando jogar o jogo de acordo com as regras disponíveis (todos os que se lambuzam ainda hoje estão presos? acabou a corrupção? pois é)…

Nada disso.

Foi a celebração do “condeno sem provas mas porque a literatura (jurisprudência) assim o permite”, a acusação e condenação baseada em presunção e powerpoints (e não provas), as extorsões premiadas, com delações extraídas a fórceps, os vazamentos, enfim, a escalada judicial daquilo que já se praticava nas ruas das periferias e nas delegacias: a mera confirmação de suspeitas e suspeitos previamente assim rotulados!

Junte tudo isso a mídia inquisitorial…os interesses da plutocracia parasita nacional (que sempre preferiu ser rabo de elefante que cabeça de mosquito), e voilá…

Mais uma volta da História e mais um tempo de trevas.

Porém, quem apagou a luz não foram eles…foram os fascistas disfarçados…o pessoal do mea culpa, o pessoal que acha que a mulher estuprada deve trocar de roupa, porque afinal, ela provocou, não?

O pessoal que acha que se morreu assassinado, alguma coisa estava “devendo”. E por aí vamos, até narrativas mais “elaboradas” (como a de el cid e sua mea culpa), em ambientes mais sofisticados!

A essência? A mesma.

Quando se pede mea culpa de quem está sofrendo violências diárias (desde 2002) para que confesse, apenas queremos confirmar que o abuso é certo ou justificável!

Dá-lhe el cid!

Responder

CAR-POA

16 de outubro de 2018 às 22h02

Muitos o qualificam de milagre,outros de impossível ,eu digo É POSSÍVEL E ACREDITO ATÉ O FIM.
Nunca fui perú ,nunca fui cagão, as vezes que morri o fiz tentando tudo para ganhar e ,é o que vale.
TEM UM CARA PRESO DESDE ABRIL INJUSTAMENTE PELOS CRIMINOSOS,TODO AQUELE QUE TENHA O CORAÇÃO NOBRE IRÁ ATÉ O FIM !!!!

Responder

José Antônio

16 de outubro de 2018 às 21h51

Creio também que foi na maior parte do tempo uma campanha muito educada, fria, só com propostas e sem mostrar e criticar os defeitos, que são muitos, do oponente. Agora está partindo pra cima, mas o tempo é inimigo, só um milagre. O povo está iludido com as palavras fáceis e soluções fantasiosas do candidato.
Mas, convenhamos, ele fala uma linguagem que o povo entende e até, erroneamente, acha correto, como nas questões de segurança pública. O Haddad, um pouco melhor que a Dilma, tem essa dificuldade de falar a língua do povo (talvez por ser intelectual).

Responder

    CAR-POA

    16 de outubro de 2018 às 21h55

    Firulas ,balela ,desculpas,estamos lidando com alg muito maior que um problema de “comunicação”.
    É por essas e outras ,a tal de autocritica ,que estaremos ferrados ,logo,logo.E todo por um problema de comunicaçaõ e autocrítica,VÃO SE DANAR !!!!!!!

    Responder

    Paulo

    16 de outubro de 2018 às 22h15

    José Antônio, o problema é muito maior. A esquerda só pode falar a língua do povo pagando o preço de negar a si mesma…

    Responder

      José Antônio

      17 de outubro de 2018 às 00h12

      Sei disso, tranquilamente. Se fosse falar de todos os aspectos iria ocupar muito espaço.
      Só fiz citação da exagerada educação do Haddad (levando só pancada sem revidar); jogando recuado (a quanto tempo essa história de Kit Gay existe e só agora correram atrás do prejuízo?) e a questão da comunicação que é importante sim. Tem que falar o que o povo quer ouvir e gerar emoção, pânico, indignação (pra isso existe marqueteiros) e eles conseguiram fazer isso muito bem. Quando o cara lá diz que quer dar carta branca para matar os bandidos o povo quer ouvir isso sim! Agora cabe ao lado de cá dizer objetivamente e causar medo falando que pessoas inocentes podem ser vítimas de ações mal feitas e da truculência, mostrando exemplos que já aconteceram.
      A verdade é que todos erraram em subestimar esse candidato: PT, PSDB principalmente (olhe o que aconteceu com o partido); a REDE GLOBO (agora está desconfiada e temendo perder espaço), entre outros.

      Responder

devanir marchioli

16 de outubro de 2018 às 21h25

Essa eleição ja está perdida, não adianta mais iludir ninguém, o PT jogou tudo fora quando indicou Haddad para seu preposto

Responder

crazy-fla

16 de outubro de 2018 às 20h39

Se fosse o Ciro a derrota seria maior, o PT tem muitos votos q parte vem do Lula!!! Ciro seria apelidado d comunista, esquerdista, seria a antiesquerda ao invés do antipetismos, acho q somente o Lula seria capaz d vence-lo e foi por isso q o prenderão!!! qualquer coisa é melhor q o coiso, mas quem coloca a mão no fogo pelo Ciro??? será q ele não é alguém da direita disfarçado??? ele falou muito e queria fazer aliança com o Centrão!!! ele era do PSDB!!! igual a Marina q é d direita, mais criticou a esquerda doq outra coisa nessa eleição, foi financiada pelo Itaú em 2014 e apoiou o Aécio, do lado do povo aqui dá para contar nos dedos, até dentro do PT tem a ala direitista!!! o PT perdeu, mas se tivesse feito d outro jeito… perderia também porq o povo acha q esse demônio éa mudança, realmente será, mas para pior, teremos q passar pelo fogo para o povo saber oq éo fogo!!!

Responder

    Benoit

    17 de outubro de 2018 às 08h51

    Ouvi dizer que o Ciro é um marciano disfarçado de ser humano. Acho isso muito plausível. Agora que ele saiu do Brasil, quem é que garante que ele não está passando uma temporada em Marte?

    Responder

      Lucas

      17 de outubro de 2018 às 10h39

      HEhehe
      Qual dos MIB, Homens de Preto vc gostou mais??

      Responder

    Eu Mesmo

    17 de outubro de 2018 às 10h40

    O prenderão?? Prenderão o Lula??Mas o Lula já está preso!!

    Responder

EDGARD FELIX SANTANA

16 de outubro de 2018 às 20h30

João, a rejeição do PT é uma entre dezenas de variáveis que estão em evidência nesta eleição, é importante? Claro que é, mas o que me assusta e deixa preocupado é perceber que parcela considerável dos brasileiros ditos cristãos, estão covardemente se escondendo atrás da dita rejeição ao PT, para exercitarem seus extintos mais escondidos, como a homofobia, xenofobia, preconceito racial e outras coisitas que estavam na moita . Isso é grave e sem volta.

Responder

NeoTupi

16 de outubro de 2018 às 20h17

No Datafolha apos o primeiro turno, recentes perguntou quando o eleitor decidiu o voto:
12% responderam no dia da eleição.
6% na véspera.
8% uma semana antes.
No último Ibope, a maioria dos pesquisados reconhece corretamente que Bozo representa os ricos e Haddad os pobres, Bozo representa os empresários e Haddad os trabalhadores, Bozo representa os bancos e Haddad representa os aposentados, Bozo representa a agricultura e Haddad as mulheres. Porém uma minoria significativa mal informada respondeu com sinais trocados.
Além disso a maioria (40% x 39%) considera que Bozo “representa o meio ambiente”, e os jovens. Esses dois itens é uma clara falta de informação sobre ambos os candidatos.

Com esses dados, ainda é perfeitamente possível Haddad virar, bastando fazer chegar chegar mais informação correta à massa do eleitorado, uma boa parte que decidirá de fato na última semana da eleição.

Responder

    Benoit

    17 de outubro de 2018 às 09h01

    Espero que voce tenha razão. Mas voce tem que ver que o apoio ao Bolsonaro vem da região sudeste e sul, vem das pessoas com mais escolaridade, vem das classes mais altas e não acredito que essas pessoas reajam a uma campanha que fale dos “interesses do povo”, mesmo que uma boa parte dessas pessoas esteja erradas e se enganem acerca dos interesses delas. Quando vejo a torrente de propaganda em favor do bolso nas redes sociais, acho que falta uma resposta adequada a isso, acho que o PT não tem um discurso eleitoral que possa se dirigir a essa parcela da população, ele não tem resposta à propaganda de direita. Não adianta falar dos “interesses do povo” porque nem o povo quer saber disso. Seria preciso falar de segurança, de programas de urbanização, de melhorar a burocracia brasileira absurda, de ajudar pequenas empresas, de apoio à classe média, de instrumentos econômicos modernos, seria preciso falar do desafio de melhorar o Brasil, reconhecer as dificuldades dos anos anteriores. Isso sim poderiam ser pontos que atraissem eleitores para o Haddad.

    Responder

      Lucas

      17 de outubro de 2018 às 10h37

      Vcs falam como esse essas pessoas (da região sudeste e sul, com mais escolaridade, de classes mais altas) também não fosse dessa coisa chamada “o povo”. A cabeça de vcs ainda está no século 19, e nós já estamos no 21!

      Responder

Ronaldoxxx

16 de outubro de 2018 às 19h17

Um petista uma vez fez um comentario aqui q acho verdadeiro.. O pt ficou estigmatizado como partido apenas de defesa das minorias e se esqueceu da maioria da populacao!! Ficou muito associado a lgbts, feminismo, mtst dentre outros. O aue esplica nessa pesquisa apesar de baterem tanto no bolsonaro no tema MULHER.. E o bozo ter 35 e haddad 29 %. ???

Responder

Raphael Vieira da Costa

16 de outubro de 2018 às 19h08

Esses números me fazem sentir medo da população brasileira. Como pode um candidato com um discurso tão carregado de ódio alcançar níveis de popularidade tão elevados entre os mais ricos e mais estudados? É alarmante. Em algum momento este país deu muito errado e só agora nós, progressistas, estamos percebendo. Espero que não seja tarde demais.

Responder

    Joao

    16 de outubro de 2018 às 19h26

    Na verdade não é o discurso dele que irá fazer ele ganhar, é o PT estar no segundo turno e o voto ser contra o PT

    Responder

      Raphael Vieira da Costa

      16 de outubro de 2018 às 19h32

      O voto antipetista só explica parte do problema. A “onda bolsonarista”, por óbvio, é contra o PT, mas envolve muito mais. O discurso dele seduz as pessoas e as mobiliza de uma forma que eu só encontro compativo com o Lula em seu auge. Tenho dúvidas se o Ciro conseguiria fazer frente a isso.

      Responder

      NeoTupi

      16 de outubro de 2018 às 20h27

      O antipetismo existe e é grande no eleitorado, mas não passa de 40% (talvez menos, talvez uns 30% de fato). O antipetismo forte está é no mercado financeiro, na elite econômica, na imprensa, nos Tribunais (inclusive na justiça eleitoral), no MP, nas Forças Armadas, na embaixada yankee. Todos estes entes são cabos eleitorais do Bozo com forte engajamento.
      Mas tanto é verdade que Haddad pode virar que Bozo foge dos debates. Se estivesse seguro da consistência da vitória fugiria.

      Responder

        NeoTupi

        16 de outubro de 2018 às 21h51

        errata: Se estivesse seguro da consistência da vitória, NÃO fugiria.

        Responder

          Paulo

          16 de outubro de 2018 às 22h21

          Ao contrário, NeoTupi, a ausência ao debate é estratégica, já revelou o Capitão! Pelo menos foi honesto, nesse aspecto, já que teria sido muito mais cômodo alegar veto médico.

          Responder

            Rilson Ferreira Correa

            16 de outubro de 2018 às 22h46

            Lula vencerá essa eleição, mesmo que não volte ao Planalto. Todos os Golpistas,
            ainda lhe pedirão sua benção, quem viver verá !

            Responder

              Paulo

              16 de outubro de 2018 às 22h56

              Rílson, o futuro é um campo a ser cultivado…

              Responder

              Eu Mesmo

              17 de outubro de 2018 às 10h29

              O Lula? O Lula tá preso, b*b*c@!!

              Responder

              francisco marques de vasconcelos

              17 de outubro de 2018 às 10h45

              LULA PRESO. BOLSONARO PRESIDENTE.

              Responder

              Serg1o Se7e

              17 de outubro de 2018 às 11h40

              Estou Rilson disso até agora!

              Responder

            NeoTupi

            17 de outubro de 2018 às 17h33

            Exato. Estratégia do medo de perder votos. Bolsonaro precisa se esconder. No último debate que ele participou, ele levou uma sova até da Marina Silva.
            Haddad ganha se tirar o verdadeiro Bolsonaro do armário: um candidato a continuar e aprofundar o governo Temer, que não é aprovado nem pela classe média conservadora.

            Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com