Boulos no programa de Maurício Meirelles

O relatório completo do Ibope

Por Miguel do Rosário

16 de outubro de 2018 : 18h59

O Ibope acaba de divulgar a íntegra de sua primeira pesquisa para o segundo turno, feita entre os dias 13 e 14 de outubro.

Os números gerais já são conhecidos. Em votos válidos, Bolsonaro tem 59% X 41% Haddad. Vamos agora analisar as tabelas estratificadas, sempre em votos válidos.

O que chama atenção é a massacrante maioria de Bolsonaro na classe média que ganha mais de 5 salários de renda familiar: 72% X 28%.

Este é o segredo da força de Bolsonaro nas redes sociais.

A diferença de votos entre eleitores do sexo masculino é de 28 pontos: 64% X 36%. Entre eleitores com ensino médio e superior, os placares são de: 63% X 37% e 66% X 34%.

 

Bolsonaro já tem 67% dos votos válidos no Sudeste e 69% no Sul. Haddad tem 63% dos votos do nordeste.

Nas capitais, Bolsonaro atingiu 61% dos votos válidos.

Agora confiram a rejeição, por segmentos. A rejeição de Haddad chega a 60% entre eleitores que ganham mais de 5 salários, e os mesmos 60% entre eleitores evangélicos. Entre eleitores com ensino superior, a rejeição de Haddad está em 56%. No Sul, chega a 58%.

Na média geral, a rejeição de Haddad está em 47%.

 Bolsonaro, por sua vez, tem seus piores índices de rejeição no Nordeste, 49%, e entre quem ganha até 1 salário, 43%.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »
x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com