Menu

Rejeição ao PT e desejo de alternância de poder explicam voto em Bolsonaro

O internauta deve ficar atento ao fato de que as respostas à pesquisa Datafolha são espontâneas, de maneira que os números tem um alto valor de face. Quando 30% dos entrevistados atribuem o voto em Bolsonaro ao “desejo de renovação”, esse é um número muito elevado para uma pesquisa espontânea. A mesma coisa vale para […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Nelson Almeida/AFP

O internauta deve ficar atento ao fato de que as respostas à pesquisa Datafolha são espontâneas, de maneira que os números tem um alto valor de face. Quando 30% dos entrevistados atribuem o voto em Bolsonaro ao “desejo de renovação”, esse é um número muito elevado para uma pesquisa espontânea. A mesma coisa vale para os 25% que votam no deputado porque “rejeitam o PT”.

Interessante notar que a rejeição é concentrada no PT, não em Haddad. Apenas 1% responderam que votarão em Bolsonaro por “rejeitam Haddad”.

Examine ainda esses números por corte de renda e instrução. Entre eleitores com renda acima de 2 salários, a soma renovação + rejeição ao PT fica perto de 60%, e aumenta proporcionalmente à renda.

Quando se trata de Haddad, por sua vez, observe que apenas 11% de seus eleitores alegam votar no petista “por causa de Lula”. A maioria dos eleitores de Haddad (20%) o fazem porque “rejeitam Bolsonaro”. 15% dizem que é por ter as “melhores propostas” e 13% por “ideologias do partido”.

***

No site do Datafolha

Desejo de mudança e rejeição ao PT alavancam candidatura de Bolsonaro
ELEIÇÕES – 22/10/2018 18H42

Baixa a pesquisa completa
DE SÃO PAULO

O desejo de renovação e mudança no poder move 30% dos eleitores de Bolsonaro e é a principal razão de voto no candidato do PSL, que tem 59% das intenções votos válidos na disputa pela Presidência. A rejeição ao PT vem a seguir, citada espontaneamente por 25% como motivo para votar em Bolsonaro, e na sequência aparecem as propostas na área de segurança do candidato, mencionadas por 17% (incluindo 1% que citam a proposta de facilitar a compra de armas pela população, e 1% que votam no capitão reformado pela promessa de diminuir a maioridade penal).

Razões ligadas à imagem e valores pessoais do candidato somam 13%, com destaque para valorização da família (4%), não estar envolvido em corrupção (4%) e ser honesto, digno, sincero (3%), entre outras respostas ligadas a atributos pessoais. No mesmo patamar, com 12%, aparecem suas propostas de governo e/ou plano de governo, e 10% mencionam o combate à corrupção como razão para votar em Bolsonaro.

Em um patamar mais baixo aparece a experiência e capacidade de Bolsonaro para governar (5%), suas propostas para educação (5%), para a saúde (5%) e para melhorar o Brasil, de forma geral (4%). Há 3% que votam no candidato por falta de melhor opção, outros 3% que valorizam suas propostas de geração de emprego, e 2% votam por causa de suas propostas econômicas.

Quanto mais alta a renda familiar do eleitor, maior sua disposição em votar em Bolsonaro por rejeição ao PT. Entre os eleitores mais pobres do candidato do PSL, com renda familiar de até 2 salários, 18% dizem que a razão para seu voto é a aversão ao PT. Na faixa seguinte, de renda de 2 a 5 salários, 25% justificam seu voto pela rejeição ao PT. Entre quem tem renda de 5 a 10 salários, esse índice sobe para 31%, e entre os mais ricos, com renda superior a 10 salários, vai a 38%.

Na região Norte, fica em destaque o desejo de mudança e renovação, com índice acima da média nacional (37%). No Distrito Federal, esse índice é de 35%. No Centro Oeste, chama a atenção o baixo índice dos que votam no candidato por causa da segurança, de cerca de metade (8%) da média nacional (17%). Na região Sul, destaque para o combate a corrupção, que atrai o voto de 15%, ante 10% entre os eleitores brasileiros. No Estado do Rio de Janeiro, 27% escolhem Bolsonaro por causa de suas propostas sobre segurança, ante 11% no Distrito Federal. Ainda no Rio, 18% citam atributos de imagem e valores do candidato do PSL, ante 13% na média nacional.

No grupo de eleitores jovens de Bolsonaro, na faixa de 16 a 24 anos, o desejo de mudança e renovação fica abaixo da média (20%), e ganha destaque o índice dos que escolhem o candidato por causa de suas propostas de governo (25%), sem citar propostas específicas.

Rejeição a Bolsonaro motiva 20% do eleitorado de Haddad

O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 41% das intenções de votos válidos, e 20% desse eleitorado menciona espontaneamente a rejeição a Jair Bolsonaro como principal motivo para votar no ex-prefeito de São Paulo. Em patamar próximo aparecem suas promessas de governo, de forma geral (15%), e na sequência a identificação com o PT (13%), a experiência e capacidade do petista para governar (11%), a influência do ex-presidente Lula (11%), imagem e valores pessoais do candidato (7%), a compreensão de que Haddad fará um governo para os mais pobres (6%), pelas propostas para a educação (6%), por falta de opção melhor (4%), pelas propostas para gerar empregos (4%), para melhorar o Brasil, desenvolver o Brasil, sem especificar (3%), pelas propostas do petista na saúde (3%), por causa dos programas sociais (3%), pela democracia (2%), e por causa das propostas na área de segurança (2%), entre outras razões que somam 1% ou menos.

Entre os eleitores mais jovens de Haddad, 29% o escolhem por rejeição a seu adversário, índice que cai gradativamente conforme o avanço etário e fica em 14% entre os mais velhos, com 60 anos ou mais. No grupo dos mais jovens também fica acima da média a taxa dos que justificam que Haddad tem as melhores propostas, sem especificar quais (24%). A rejeição a Bolsonaro também faz diferença nas razões de voto quando o recorte é pela escolaridade do eleitor: entre os eleitores do petista com escolaridade fundamental, 13% tem na aversão a seu adversário o motivo dessa escolha; entre quem estudou até o ensino médio, esse índice sobe para 21%; na parcela dos mais escolarizado, alcança 35%. Tendência similar ocorre na segmentação por renda: entre eleitores do petista com renda mensal mais baixa, de até dois salários, 17% votam porque não gostam de Bolsonaro, índice que sobe para 30% nas faixas com renda mensal acima de cinco salários.

A identificação com o PT como principal motivação para votar em Haddad fica em 5% entre os mais jovens, ante 17% nas faixas de 45 a 59 anos e acima de 60 anos. Na análise por escolaridade, a situação se inverte: entre os menos escolarizados, 17% votam em Haddad por causa do PT, índice que cai para 5% entre quem estudou até o ensino superior.

Para investigar a razão de voto dos brasileiros, o Datafolha pediu aos 9.137 eleitores que responderam a sua última pesquisa, realizada entre 17 e 18 de outubro, “por quais motivos você pretende votar” no candidato citado na questão de intenção de voto. As respostas, espontâneas, foram anotadas e agrupadas em temas comuns. Os eleitores foram estimulados a oferecer mais de um motivo para seu voto, razão pelo qual a soma das respostas ultrapassa 100%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marislene

24/10/2018 - 15h13

o PT sabia do desgaste, mais foi, e na pesquisa já dizia que o coiso ganharia do Hadad , o Ciro derrotaria ele no segundo turno, e demoraram demais para definir quem é o candidato, sabendo que Lula não seria, mais insistiu muito em Lula candidato, mais o Lula que escolhe, então taí o Bolsonaro

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

24/10/2018 - 12h56

Digitei no google Pib brasil,e descobri que esta tese que o PT quebrou o Brasil é uma grande mentira,mentira que estão querendo que nós brasileiros acreditemos,até o final do governo Dilma o Brasil teve o maior PIb de todos os tempos,é só olhar,agora porque querem que acreditemos nisso?
Tudo por causa do nosso petróleo,a shell e shevron dos EUA,estão comprando nosso petróleo a preço de banana,Últma venda,venderam l barril de petróleo a 0,36 centavos de dolar,ou seja 1,00 real,vocês estão loucos eleitores,estão querendo roubar nosso petróleo e vocês falando em corrupção.
Procurem saber mais o que está acontecendo,se a questão é corrupção,porque aecio está solto se perdeu foro e não foi julgado,porque temer não está preso se acharam um apartamento cheio de dinheiro suspeito ser do esquema dele,e porque balsonaro votou para temer permanecer no poder?Votou para o congelamento de gastos por 20 anos,votou para a reforma trabalhista,enfim antes de se candidatar votou contra você,e agora você quer votar nele?Você é masoquista É?

    Emilly

    24/10/2018 - 17h17

    Esta informação sobre PIB não está correta. O maior PIB (variação em volume) foi de 7,5% em 2010.
    Depois foi só caindo. Em 2015 e 2016 o PIB foi NEGATIVO (-3,8% e -3,6%).
    Em 2017 saiu do negativo e foi para 1%.
    Consulte o IBGE.

Serg1o Se7e

24/10/2018 - 09h57

Só agora perceberam que a maioria dos brasileiros está cansada de corrupção?
Só agora se tocaram que, como partido mais corrupto, a maioria dos brasileiros quer distância dele?

Por isso levaram e levarão uma surra nas urnas, por falta de auto avaliação.

No final das contas, Mano Brown falou o certo.

    Nostradamus ( banquinho & bacia )

    24/10/2018 - 10h23

    Seu safado! O Bolsonaro está pegando a equipe do Temer para tocar o governo vampiresco que quer mais sangue dos brasileiros! Alinhado aos USA vai mandar a soldadesca jovem morrer na Venezuela, mais sangue escorrido! Quem vai se ferrar será o dono da Havan com esse alinhamento com os gringos querendo fechar o comercio com a China… não vai ter mais bugigangas para vender nas lojas daquele fdp! Bolsonaro vai ser mais corrupto do que já é idiota. Até o Rodrigo Maia já está preparando a conta para vender-se ao Fürer. Que será pior que Temer se eleito e vai mandar bater na bunda dessas mulheres de família que votarão nele e irão para a rua depois berrar pelos seus filhos desaparecidos. E quando chegarem nas delegacias para registrarem BO encontrarão os delegados vestidos de camisa preta rindo da cara delas porque a polícia ” devia ter batido mais em manifestantes “… Quem viver verá !

      Serg1o Se7e

      24/10/2018 - 15h53

      Estou vivo e quero ver.
      Veremos.

        Luiz Cláudio Pedroso da Fonseca

        24/10/2018 - 19h00

        Huhum!

CAR-POA

24/10/2018 - 09h40

Tentar estabelecer motivações para o resultado destas eleições como se elas se tratassem de um NORMAL processo elitoral,É SACANAGEM,MÁ VONTADE COM OS PTS E UM PREJUÍZO AO PAÍS.
EM SOMA É CONVERSA FIADA PARA TENTAR ENGANAR ,MAS,QUAL O MOTIVO DESTA “ANALISE”,MIGUEL?????
Cadê as reais variáveis envolvidas nesta trama de ANIQUILAMENTO DO BRASIL??????
QUE ESTÁ HAVENDO COM VC??????
QUEM SE BENEFICIA COM SUA “ANALISE”????A VERDADE,COM CERTEZA,NÃO

Tamosai

24/10/2018 - 04h51

Está aumentando rapidamente a rejeição ao Coiso. As pessoas estão começando a perceber que ele é desequilibrado, autoritário e mentiroso. Uma farsa total.
Esse final de eleição promete uma reviravolta, já que o Coiso é um energúmeno e um inseto comparado ao Haddad. Vamos que vamos!

Luiz Cláudio Pedroso da Fonseca

24/10/2018 - 02h41

A razão de rejeição não convence. Em se tratando da verdade, a pesquisa deveria ter o seguinte item:
“Não voto no PT porque sou fascista e ganancioso”. Isto separaria melhor o Bolsonaro dos seus eleitores.

Alberto Jorge

23/10/2018 - 23h43

Não é a rejeição ao PT…

Trata-se de um processo eleitoral cujas as bases são fraudulentas devido a propagação das Fakenews via Whatsapp e financiada por caixa 2!

Vamos focar nossos argumentos e análises na Defesa da Democracia no nosso País!

    kause

    24/10/2018 - 09h29

    LOL…caraca, como tem gente cega…o bagulho ta na sua fuça e mesmo assim “Não é a rejeição ao PT…”….pula dum precipício meu fi…

    Serg1o Se7e

    24/10/2018 - 10h09

    Alberto, você está altamente iludido por mentiras que você mesmo cria…

    Primeiro, que o Whatsapp não influenciou a eleição. A influência das ditas “fake news” em um resultado eleitoral é da ordem de centésimos de um ponto percentual. Essa foi a conclusão de pesquisadores estrangeiros que fizeram um estudo sobre o tema. Passei o link da matéria ao Miguel em outra postagem para ele postar por aqui se achasse necessário, mas pelo jeito ele não achou.
    E aqui no Brasil, na recente pesquisa do IBOPE mostrou que, no primeiro turno, 73% dos entrevistados jamais receberam propaganda eleitoral pelo dispositivo. Dos que receberam, 18% disseram que as mensagens foram disparadas por Fernando Haddad e outros 18% por Jair Bolsonaro. E mais: 75% dos eleitores que receberam propaganda dos candidatos responderam que ela não influenciou seus votos.
    Então nesse assunto “whatsapp”, se atualize e pare de se iludir.

    Segundo, que essa história de “caixa 2” que a Foice de São Paulo publicou foi uma invencionice que até o momento (24/10/2015, 10h07, seis dias após a publicação) não foi provada pelo jornal ou pela jornalista militante do pt (cujo pai está na lista de recebedores de propina, investigado).
    Então nesse assunto “caixa 2”, pare de passar vergonha de ficar defendendo.

Francisco

23/10/2018 - 22h57

Ô, Cafezinho!
Impressão ou de fato tem Ibope novo na praça, ajustando-se ao Vox, com índices interessantes anunciando que o Brontosauro imbicou perigosamente?

Ultra Mario

23/10/2018 - 21h51

Daqui a 12 anos quando a democracia já não mais existir, será que o PT fará a tal da auto-crítica?

    Francisco

    23/10/2018 - 23h16

    Qual auto critica prefere?

    A da persecução seletiva jurídica-midiática que o PT sofre desde 2004 e mais intensamente através da operação lava jato, a partir de 2014, até hoje, visando sua extinção do cenário político brasileiro.

    A do golpeachment desapeando do poder a presidente constitucionalmente eleita pelo PT, Dilma Rousseff, após o artificio das pedaladas, através de crise política fabricada e de pautas bombas que aprofundaram a crise econômica até então administrável, levando o Brasil para o brejo, onde encontra-se atolado até hoje.

    Ou a da prisão de seu maior líder, Lula, através de farsa jurídica com chuva de processos, atingindo sua família, amigos, etc., custando a morte precoce de sua mulher, Marisa Letícia, todos os seus filhos sem condições de emprego e ganhos de vida e recursos legais bloqueados, através de processo que o condenou, prendeu e impediu que fosse o candidato favorito para eleger-se presidente nessa eleição, que não passa de uma farsa em cuja sentença registra-se, corrupção passiva com ato de ofício INDETERMINADO e lavagem de dinheiro por bem ATRIBUÍDO por terceiro.

    Vamos lá, ‘ameba esperneante’, escolha sua opção preferida de auto critica do PT, num país em que a justiça atua no limite da irresponsabilidade, a mídia é caso de interesses de famílias e está à beira de ir pro abismo votando em Bolsonaro, diretamente e indiretamente anulando o voto ou não comparecendo.

    Vá fazer cachinhos em macaco.

      Ultra Mario

      24/10/2018 - 03h06

      Ah lá, começou já o vitismo. É culpa de todo mundo, menos do PT.

      Ou como disse o Cid: “Vão, vão, vão. E vão perder feio”

      CAR-POA

      24/10/2018 - 09h38

      Tentar estabelecer motivações para o resultado destas eleições como se elas se tratassem de um NORMAL processo elitoral,É SACANAGEM,MÁ VONTADE COM OS PTS E UM PREJUÍZO AO PAÍS.
      EM SOMA É CONVERSA FIADA PARA TENTAR ENGANAR ,MAS,QUAL O MOTIVO DESTA “ANALISE”,MIGUEL?????
      Cadê as reais variáveis envolvidas nesta trama de ANIQUILAMENTO DO BRASIL??????
      QUE ESTÁ HAVENDO COM VC??????

Aliança Nacional Libertadora

23/10/2018 - 19h57

Lembrando ao Miguel Quinta Coluna Rosário que o Lula está preso sem provas ou crime tipificado….frase construída pelo reacionarismo e corroborado pela Quinta Coluna e pelo Coroné.

Flavio

23/10/2018 - 19h51

Essa eleição – até o momento – é a maior fraude que se tem notícia nos últimos anos. Candidatos sendo eleitos com base em disparos massivos de fake news
que desmontam o lado racional das pessoas. Eleição do ódio e da desgraça;

    Emilly

    24/10/2018 - 17h33

    O Internetlab, um centro independente de pesquisa interdisciplinar, fez uma pesquisa sobre marketing digital dos presidenciáveis entre 16 de agosto e 17 de setembro de 2018.
    O PT foi o que mais gastou com impulsionamento digital (despesas contratadas diretamente com o Facebook e o Google, ou com empresas que já foram apontadas pelo próprio Facebook como intermediárias de pagamento para o impulsionamento de conteúdos na plataforma).
    http://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2018/09/Relatório-Você-na-Mira-2.pdf

Gabriel

23/10/2018 - 18h35

Bolsopai e bolsofilhos. Estamos ferrados.

Paulo Figueira

23/10/2018 - 18h32

O curioso é que ninguém fala em alternância de poder em São Paulo, lá o PSDB governa há mais de vinte anos e Dória está na frente nas pesquisas para obter mais um mandato para o PSDB e deve se ressaltar que escândalos dos mais variados tipos se acumulam nesses vinte anos.
A verdade é que essa rejeição ao PT nas classes médias e abastadas não deriva de erros cometidos de política econômica no governo Dilma ou episódios de corrupção que acontecem em todos os governos, inclusive foram os governos petistas que mais instrumentaram o Estado brasileiro para o combate a corrupção.
A rejeição ao PT no andar de cima deriva de seus acertos, a retirada do Brasil do mapa da fome, a tímida tentativa de distribuir renda, as vagas na universidades públicas, nas escolas técnicas, as cotas raciais e sociais, o estímulo a agricultura familiar e etc…

CAR-POA

23/10/2018 - 18h27

—Rejeição ao pt —–(demonização da esquerda e particularmente dos pts,propaganda negativa e maciça da mídia nos últimos 4 anos,perseguição judicial)
—–Desejo de alternância de poder—-( esta é piada ,não dá nem pra comentar)
O MOTIVO É CLARO E SIMPLES:
IGNORÂNCIA POLÍTICA ,FALAT DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE DA MASSA.
COMO DIZ O MINO CARTA : O BRASIL É O PAIS QUE MERECE SER.
Agregado meu—-UMA BOSTA—–.

Giap Zhumov

23/10/2018 - 18h23

Não é só isso… Há tb muita ignorância, ingratidão e a turminha q na hora H adora, como dizem, “fora zóio”…

Isso mesmo! É esse moço mesmo q estou me referindo

    Justiceiro

    23/10/2018 - 19h08

    Ingratidão de quê? Quer que as pessoas sejam gratas a um bandido que montou uma quadrilha que assaltou a Petrobras, o BNDES e os Fundos de Pensão? foram bilhões roubados, segundo Palocci, que fazia parte da quadrilha.
    Acha que o povo deve agradecer pelos 13 milhões de desempregados que Dilma deixou?
    Será que o povão deve ser grato por receber o bolsa família, enquanto Lula e sua turma ficavam com bilhões??

Naldo

23/10/2018 - 18h16

Fake news via redes sociais estão destruindo o pais.
A guerra híbrida comecou antes dos protestos dos 20 centavos.

Jura

23/10/2018 - 18h09

Lula liderava as pesquisas e provalmente seria eleito em primeiro turno.

    Justiceiro

    23/10/2018 - 19h11

    Jura que acredita nisso? Lula seria massacrado nas urnas. Acha que o povo está com ódio de quê? Da roubalheira desenfreada praticada por Lula e sua quadrilha.

    Lula é tão bom que Addad sumiu com ele da campanha.

    Alberto Jorge

    23/10/2018 - 23h46

    Lula venceria fácil no Primeiro turno!

    Cadê o Ciro Gomes? O grande líder!

    Já descansou?

    Estamos na luta diária para denunciar esses arbítrio e retrocesso e o cara vai passear na Europa?

      Glauber Tocha

      24/10/2018 - 10h32

      Ciro Gomes vai abandonar a política conforme disse já no primeiro turno caso não fosse eleito. Homem de palavra ele também deve estar cansado do Brasil. Se estou enganado me corrijam…

        Serg1o Se7e

        24/10/2018 - 15h56

        Costuma-se não ver honradez na palavra dada de um esquerdista.
        Basta olhar para trás as diversas declarações dadas por políticos e “intelectuais” de esquerda que eles não cumpriram.
        Ciro não seria o primeiro nem o último.
        E, tomando como base a amarelada de ir sequestrar o presidiário e levá-lo para uma embaixada, obviamente daqui dois anos ele estará concorrendo a algo no Ceará.

    JotaPe

    23/10/2018 - 23h51

    Lula tá preso seu babaca


Leia mais

Recentes

Recentes