Vila Militar do Chaves (Adnet satiriza Bolsonaro)

Em entrevista a Democracy Now, Chomsky fez críticas aos erros da esquerda brasileira

Por Miguel do Rosário

26 de novembro de 2018 : 15h38

Por Hermano G.

Em entrevista recente a Amy Goodman, do Democracy Now, Noam Chomsky afirmou que alguns erros da esquerda brasileira deram oportunidade para Bolsonaro chegar ao poder.

De acordo com Chomsky, devemos reconhecer que os tempos de Lula na presidência do Brasil foram, como afirmou o Banco Mundial, a década de ouro no país. Houve importante redução da pobreza, inclusão social e oportunidades para os mais oprimidos.

No entanto, afirma o intelectual, o PT infelizmente não fez mudanças estruturais no sistema financeiro que escraviza o Brasil e a América Latina há muito tempo.

Chomsky afirmou que as elites latino-americanas não têm compromisso com o bem estar social do país. Eles não pagam impostos, e importam bens de luxo numa escala muito acima das elites, por exemplo, das nações mais desenvolvidas da Ásia, que obtiveram avanços econômicos com muito menos recursos.

“O PT não fez nada para mudar isso. O PT também não fez nada para abrir mais possibilidades para uma mídia menos monopolizada que poderia abrir espaço para outras vozes. E lamentavelmente eles cederam à corrupção, que é endêmica na classe política brasileira. Talvez não tanto quanto os acusam, mas de forma ruim o suficiente”.

Em suas considerações finais, Chomsky afirmou que tudo isso deu a oportunidade para a direita extrema construir esse processo, que levou a eleição de Jair Bolsonaro, que vem se somar ao atual leque de figuras terríveis que vemos ao redor do mundo.

Fonte: Democracy Now 22/11/2018

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Reginaldo Gomes

28 de novembro de 2018 às 16h59

Critica aos erros da esquerda.
A esquerda cometeu vários erros, Muitos erros.
Porém tem um erro que é o “pai de todos eles.
Notem , que depois que a Dilma sancionou a lei da cagüetagem premiada no formato atual , na prática e de fato , essa lei só colocou e manteve na cadeia só petistas!!!!!
Num é interessante!!!!!
Nunca houve antes na história brasileira uma maldade tão grande contra o povo brasileiro do que essa amaldiçoada lei.
Imaginem o Brasil , que tem 86,8% da população CRISTÃ, conviver com a lei que valida a traição covarde que torturou , crucificou e assassinou Jesus Cristo???? Essa lei apunhalou no peito o espírito de aproximadamente 180.000.000 de brasileiros!!!!! É muita gente!!!! É muita maldade!!!! Essas pessoas tem fé em DEUS e no senhor Jesus Cristo!!!!
O que fazer????
Deus assim ensinou ao profeta: ” NÃO QUERO A PUNIÇÃO DO ÍMPIO, QUERO QUE ELE SE ARREPENDA , SAIA DO MAU CAMINHO E VIVA!!!
Simples assim!

Responder

Marcos Videira

26 de novembro de 2018 às 21h14

Estou surpreso.
Até agora não apareceu ninguém pra dizer que as críticas de Chomsky são indevidas porque trata-se de um fascista filhodaputa. Ou pior ainda: que Chomsky está mancomunado com o coronel Ciro Gomes !

Responder

Paulo

26 de novembro de 2018 às 18h11

Já está melhorando: admite os desvios do PT (corrupção), coisa que não fez, claramente, quando esteve por aqui, recentemente; mas, ao mesmo tempo, alivia dizendo “(…), talvez não tanto quanto os acusam, mas de forma ruim o suficiente”. Mais um pouco e capitula incondicionalmente, se tiver honestidade intelectual bastante, pra tal, e se não morrer antes….

Responder

CAR-POA

26 de novembro de 2018 às 17h12

QUAL A NOVIDADE SEU CHOMSKY ???
SÓ QUE PARTE SUA ANÁLISE DE UM PONTO ERRADO, AQUELE QUE IMAGINA OS PTS ,PARTIDO DE ESQUERDA.ESQUERDA NÃO EXISTE NO BRASIL.
UM PARTIDO DE ESQUERDA SERIA UM PARTIDO DE CONFRONTO COM O QUE SECULARMENTE MASSACRA AS MASSAS BRASILEIRAS.
ESSE CONFRONTO NÃO ACONTECEU COM OS PTS ,PORQUE NÃO SÃO ESQUERDA,SIMPLES ASSIM.
SE PARARMOS DE VER ELES COMO ESQUERDA,TEREMOS UMA MAIOR COMPREENSÃO DE PORQUE CHEGAMOS NO PONTO ONDE ESTAMOS.

Responder

    Prof.Euclides Paes de Almeida

    02 de dezembro de 2018 às 09h52

    Gostei muito de teu comentário -sintese do que o PT é e o que não é.Radicais de direita transformaram a social democracia petista em radicais comunistas, que nunca foram.Um bando de evangélicos sem estudo “compraram” a mentira e aceitaram uma falsa guerra contra a corrupção da qual eles nem são assim impolutos.Vamos ter um desastre nacional pior que Collor.Gostaria de ter add de teu face CAR-POA

    Responder

Deixe uma resposta