Paulo Gala e Fausto Oliveira comentam riscos de “livre comércio” com a China

Em entrevista a Democracy Now, Chomsky fez críticas aos erros da esquerda brasileira

Por Miguel do Rosário

26 de novembro de 2018 : 15h38

Por Hermano G.

Em entrevista recente a Amy Goodman, do Democracy Now, Noam Chomsky afirmou que alguns erros da esquerda brasileira deram oportunidade para Bolsonaro chegar ao poder.

De acordo com Chomsky, devemos reconhecer que os tempos de Lula na presidência do Brasil foram, como afirmou o Banco Mundial, a década de ouro no país. Houve importante redução da pobreza, inclusão social e oportunidades para os mais oprimidos.

No entanto, afirma o intelectual, o PT infelizmente não fez mudanças estruturais no sistema financeiro que escraviza o Brasil e a América Latina há muito tempo.

Chomsky afirmou que as elites latino-americanas não têm compromisso com o bem estar social do país. Eles não pagam impostos, e importam bens de luxo numa escala muito acima das elites, por exemplo, das nações mais desenvolvidas da Ásia, que obtiveram avanços econômicos com muito menos recursos.

“O PT não fez nada para mudar isso. O PT também não fez nada para abrir mais possibilidades para uma mídia menos monopolizada que poderia abrir espaço para outras vozes. E lamentavelmente eles cederam à corrupção, que é endêmica na classe política brasileira. Talvez não tanto quanto os acusam, mas de forma ruim o suficiente”.

Em suas considerações finais, Chomsky afirmou que tudo isso deu a oportunidade para a direita extrema construir esse processo, que levou a eleição de Jair Bolsonaro, que vem se somar ao atual leque de figuras terríveis que vemos ao redor do mundo.

Fonte: Democracy Now 22/11/2018

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »