Menu
, , , ,

EUA adverte a Europa para não se aliar com a China e Huawei

Os Estados Unidos alertaram os países que compõem a União Européia que o relacionamento poderia passar por mudanças consideráveis se adotassem a rede 5G proposta pela Huawei em conjunto com o regime chinês. As luzes de alarme foram acesas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, que advertiu que Washington poderia parar de compartilhar informações confidenciais […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os Estados Unidos alertaram os países que compõem a União Européia que o relacionamento poderia passar por mudanças consideráveis se adotassem a rede 5G proposta pela Huawei em conjunto com o regime chinês.

As luzes de alarme foram acesas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, que advertiu que Washington poderia parar de compartilhar informações confidenciais no caso de escolher o sistema tecnológico.

A globalização e os sistemas integrados ao mesmo tempo que reduz custo abrindo mercados ,permite uma dependência que neste caso os Estados Unidos usam para coagir aliados ou empresas, procurando impedir a associação com o campo dos adversários.

Neste conjunto de alternativas, vale o ocorrido em dezembro último quando a herdeira e diretora da Huawei, Meng Wanzhou, foi detida no Canadá a pedido dos Estados Unidos. O mercado de celulares, como exemplo, cada vez mais é da Samsung e da chinesa em detrimento da Apple. O livre mercado não está garantindo a vitória aos estadunidenses.

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan Cepile

24/02/2019 - 18h15

Acho lindo quando os EUA não conseguem controlar algo e se comportam feito criancinhas mimadas do tipo “não se junte com ele senão não gosto mais de vc”.

augusto

24/02/2019 - 11h01

Essa de ‘dificulta a troca de informaçoes’ pode ser a pura verdade. Os serviços de ‘inteligencia’ e controle interno da Alemanha, frança e outros… perdem o ALIADO poderoso que se esconde nos sensores e bugs dos celulares ocidentais…
E eles ”nao conversam’ com os da Huawei.
Em resumo: a)os da UE tem que apoiar no Oriente Medio b) Alemanha nao pode comprar gas russo… c) O lider dos coletes amarelos NÃO PODE auto declarar-se presidente interino da França… d) a Turquia, a quem faz vinte anos prometeram ingresso na UE, nao pode comprar sistemas defesa russos S-400. E) Os da UE tem que aderir as sançoes anti Iran. f) europeus tem que aceitar servir de cobaia e alvo prioritario dos misseis russos de curto/medio alcance por obra e graça da recusa americana ao INF.
Pergunto me todo os dias será que os europeus , apos 70 anos começaram a desconfiar que os caras do outro lado do Atlantico , nao são amigos e sim predadores i adversarios?

Vivian

23/02/2019 - 11h48

Isto nos leva pensar como não devemos abdicar de um ensino público e com investimento do governo e empresas.

brasileiro

23/02/2019 - 10h17

‘Regime chinês’ é dose. Governo é mais apropriado.

    Langos

    25/02/2019 - 10h32

    Governo ditatorial para ser exato, preto no branco

Paulo

23/02/2019 - 09h41

É nessas horas que vemos o quanto o tal “livre mercado” é uma balela para embromar os tolos. Mas tem “chicago boy” que não vê (ou finge), e tem quem os siga…

CyberPunk

23/02/2019 - 08h53

O secretario de estado também advertiu os países FIVE EYES que a adoção da tecnologia chinesa dificultaria a “troca de informações”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Cinco_Olhos


Leia mais

Recentes

Recentes