História: Brizola na Unicamp em 1987

EUA adverte a Europa para não se aliar com a China e Huawei

Por Tulio Ribeiro

23 de fevereiro de 2019 : 04h17

Os Estados Unidos alertaram os países que compõem a União Européia que o relacionamento poderia passar por mudanças consideráveis se adotassem a rede 5G proposta pela Huawei em conjunto com o regime chinês.

As luzes de alarme foram acesas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, que advertiu que Washington poderia parar de compartilhar informações confidenciais no caso de escolher o sistema tecnológico.

A globalização e os sistemas integrados ao mesmo tempo que reduz custo abrindo mercados ,permite uma dependência que neste caso os Estados Unidos usam para coagir aliados ou empresas, procurando impedir a associação com o campo dos adversários.

Neste conjunto de alternativas, vale o ocorrido em dezembro último quando a herdeira e diretora da Huawei, Meng Wanzhou, foi detida no Canadá a pedido dos Estados Unidos. O mercado de celulares, como exemplo, cada vez mais é da Samsung e da chinesa em detrimento da Apple. O livre mercado não está garantindo a vitória aos estadunidenses.

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alan Cepile

24 de fevereiro de 2019 às 18h15

Acho lindo quando os EUA não conseguem controlar algo e se comportam feito criancinhas mimadas do tipo “não se junte com ele senão não gosto mais de vc”.

Responder

augusto

24 de fevereiro de 2019 às 11h01

Essa de ‘dificulta a troca de informaçoes’ pode ser a pura verdade. Os serviços de ‘inteligencia’ e controle interno da Alemanha, frança e outros… perdem o ALIADO poderoso que se esconde nos sensores e bugs dos celulares ocidentais…
E eles ”nao conversam’ com os da Huawei.
Em resumo: a)os da UE tem que apoiar no Oriente Medio b) Alemanha nao pode comprar gas russo… c) O lider dos coletes amarelos NÃO PODE auto declarar-se presidente interino da França… d) a Turquia, a quem faz vinte anos prometeram ingresso na UE, nao pode comprar sistemas defesa russos S-400. E) Os da UE tem que aderir as sançoes anti Iran. f) europeus tem que aceitar servir de cobaia e alvo prioritario dos misseis russos de curto/medio alcance por obra e graça da recusa americana ao INF.
Pergunto me todo os dias será que os europeus , apos 70 anos começaram a desconfiar que os caras do outro lado do Atlantico , nao são amigos e sim predadores i adversarios?

Responder

Vivian

23 de fevereiro de 2019 às 11h48

Isto nos leva pensar como não devemos abdicar de um ensino público e com investimento do governo e empresas.

Responder

brasileiro

23 de fevereiro de 2019 às 10h17

‘Regime chinês’ é dose. Governo é mais apropriado.

Responder

    Langos

    25 de fevereiro de 2019 às 10h32

    Governo ditatorial para ser exato, preto no branco

    Responder

Paulo

23 de fevereiro de 2019 às 09h41

É nessas horas que vemos o quanto o tal “livre mercado” é uma balela para embromar os tolos. Mas tem “chicago boy” que não vê (ou finge), e tem quem os siga…

Responder

CyberPunk

23 de fevereiro de 2019 às 08h53

O secretario de estado também advertiu os países FIVE EYES que a adoção da tecnologia chinesa dificultaria a “troca de informações”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Cinco_Olhos

Responder

Deixe uma resposta

x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com