Menu

Polícia nunca matou tanto no Rio de Janeiro

A nota publicada no site do Instituto de Segurança Pública (ISP) do governo do Rio, sobre a queda de 18% na taxa de homicídio doloso no estado, em janeiro deste ano, é um tanto ridícula, porque a comparação é feita com o mesmo mês de 2018. Um índice desse tipo tem de ser feito, por […]

56 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A nota publicada no site do Instituto de Segurança Pública (ISP) do governo do Rio, sobre a queda de 18% na taxa de homicídio doloso no estado, em janeiro deste ano, é um tanto ridícula, porque a comparação é feita com o mesmo mês de 2018.

Um índice desse tipo tem de ser feito, por razões óbvias, com o mês anterior, e aí notamos um forte aumento de 26% no número de mortes violentas no estado.

Em janeiro de 2019, 563 pessoas foram assassinadas no estado do Rio. Definitivamente, isso não é motivo de comemoração. É uma taxa de países em guerra.

Lembrando que homicídio doloso é quando alguém mata outra pessoa intencionalmente. É o contrário de homicídio culposo, quando a morte é acidental (atropelamentos, por exemplo).

Confira ainda o Relatório de Letalidade Violenta no Estado do Rio de 2018.

Neste relatório, os números que mais chamam a atenção, pelo aumento, é a taxa de mortes violentas causadas por intervenção de “agentes do estado”, ou seja, o número de pessoas mortas por policiais, em especial na Baixada Fluminense, região mais pobre (e desigual) e  violenta do estado. Em 2018, policiais mataram 545 pessoas na Baixada, recorde histórico absoluto. Em todo o estado, policiais mataram 1.532 pessoas em 2018, igualmente recorde histórico.

E o ano começou ainda mais violento. Em janeiro de 2019, policiais mataram 160 pessoas, aumento de 82% sobre o mês anterior.

No site do ISP

Homicídio doloso registra queda de 18% no estado em janeiro
Karina Nascimento
22/02/2019 10:14h

No primeiro mês deste ano, o indicador homicídio doloso apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos. O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também foi destaque: em comparação com janeiro de 2018, a queda no número de vítimas foi de 14%. Já nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a janeiro do ano passado foi de três vítimas.

Os crimes contra o patrimônio como roubo de veículos e roubo de cargas também diminuíram em janeiro. Nos roubos de veículos, a queda foi de 28% no estado em relação ao mesmo mês do ano passado, esse foi o melhor mês de janeiro para o indicador desde 2016. Em relação a dezembro de 2018, a queda foi de 1%. Os roubos de carga

Comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 por AISP

No mês de janeiro de 2018, duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Zona Norte da Capital apresentaram quedas expressivas em diversos indicadores: AISP 03 (Méier e adjacências) registrou a maior diminuição em roubo de rua (roubo em coletivo, roubo a transeunte e roubo de aparelho celular) e em roubo de veículo; e a AISP 22 (Bonsucesso e adjacências) teve a maior redução em morte por intervenção de agente do Estado. Na Baixada Fluminense, a AISP 21 (São João de Meriti) apresentou a segunda maior queda em homicídio doloso e a terceira maior em roubo de veículo; e a AISP 39 (Belford Roxo) apresentou a maior redução em homicídio doloso e em roubo de carga.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fernando

09/06/2019 - 22h00

Não entendi quais seriam as razões “óbvias” para se fazer mudar a comparação das datas? Cada mês tem a sua peculiaridade e qualquer índice, e em qualquer lugar do mundo, tem suas medições feitas dessa forma.
Aliás, obviamente que ninguém é a favor do aumento da violência policial, mas em uma situação caótica em que se encontra o país, após 16 anos de crescimento vertiginoso na taxa de homicídios, ninguém está preocupado em matar 1% mais de bandidos para salvar 2% mais pessoas.
Contra fatos não há argumentos.

otavio de oliveira rodrigues

25/02/2019 - 09h49

Parabens policia do RJ.Precisamos dobrar a meta agora

Nostradamus ( bacia, banquinho & psiquiatras )

25/02/2019 - 09h39

Enquanto a mortificínia se espalha pelo Brasil afora mostrada pelas raparigas da globo com vigor nos olhos quase ao clímax, sem crítica, sem jornalismo que o valha… aquela farsa de que está combatendo o canalha… Noticiam ” muitos mortos ” na divisa…, ” muitos feridos ” pelas milícias do ditador da Venezuela… eu fico olhando criticamente as cenas, não vejo uma gota de sangue, mas leio o desejo das raparigas, parecem torcendo para um time do coração… temo por um orgasmo múltiplo em cena se aparece mesmo um ferido grave!… Cosa pro cara rir !!! Valeria a pena o Miguel fazer pelo menos um daqueles programas críticos que ele fazia do JN. Lembra nas eleições americanas quando o doido ganhou e a candidata da globo perdeu… ficaram com cara de enterro uma semana, tamanho o contraste entre o festê anterior e a normalidade.

    Jorge A

    25/02/2019 - 10h07

    concordo com voce, a midia direitista insiste em querer derrubar o Maduro e salvar o povo Venezuelando, mas é burrice da direita. A melhor propaganda para a direita seria deixar o Maduro la, como vitrine mostrando para o mundo o fracasso que é o socialismo.

Moacir

25/02/2019 - 05h46

Quero uma seguranca européia social-democrata para o Brasil. La se andar na rua carregando armas é considerado terrorista einstantaneamente abatido pela polícia, como ocorrido em varios casos, sem churumelas ou implicacoes jurídicas para o batedor

Luiz

25/02/2019 - 02h27

É bem possível que o costume de usar o Estado em proveito econômico próprio venha aumentando a violência. Nesse sentido, a corrupção é mesmo uma merreca, e o ressarcimento não paga o custo da vaidade do sistema.

Daniel

24/02/2019 - 08h01

Percebe-se que a partir da saída da Dilma, o que acontece no gráfico: violência vertical.

    Jarbas

    25/02/2019 - 05h40

    Dilma saiu em 2012???

Renato

23/02/2019 - 19h06

Engraçado é que o ISP sempre divulgou os dados relativos a mortes violentas, através de notas, dessa forma; comparando o mês de um ano com o mesmo mês do ano anterior e ao final comparando o total de mortes violentas num ano com o ano anterior, mas só agora ( depois de 12 anos de mandato dos parceiros de Lula e Dilma ) é que o Miguel resolveu entender que a forma é ridícula !

Carnaúba

23/02/2019 - 18h27

Ou a polícia enfrenta ou os mortos seremos nós.

Molusco Mofado

23/02/2019 - 15h12

Já pararam pra pensar que os bandidos também nunca mataram tanto no RJ?

    Alan Cepile

    23/02/2019 - 15h27

    Já pararam pra pensar que os bandidos nunca mataram tanto pq a SEGURANÇA PÚBLICA está em colapso? Que a policia ganha mal, não é preparada e é extremamente corrupta no Rio? Que o aumento da bandidagem é pq, entre outras coisas, não se investe em EDUCAÇÃO? E que a CRIAÇÃO DE EMPREGOS diminuiu por conta de corrupção e do entreguismo??
    E o principal, que tudo que coloquei em maiúsculo foi barrado por 20 anos pela PEC da morte?? Elaborada pela direita neoliberal lesa-pátria e que contou com a providencial ajuda dos pobres de direita??? Faz arminha que melhora!

    lucio

    23/02/2019 - 16h37

    mentira. ou vc tem 15 anos, ou nao estuda, ou tem graves danos á memoria, ou é um mentiroso ideologico

    https://cdn.static-economist.com/sites/default/files/images/print-edition/20171007_AMC842.png

degas

23/02/2019 - 13h58

Do fundo do coração, alguém aqui acha realmente ruim que o número de sujeitos dispostos a assaltar, agredir ou matar alguém de sua família tenha diminuído um pouco?

    Roque

    23/02/2019 - 14h16

    Nem precisa perguntar… Todos os militotontos esquerdopatas !!!!

Zé Maconha

23/02/2019 - 13h32

O genocídio , que era velado e silencioso , agora será escancarado.
E o governo miliciano vai além , vai voltar com os manicômios , outro conhecido método de torturar e matar pobres.
Brasil rumo a Idade Média!!

Justiceiro

23/02/2019 - 11h51

Uma resposta para o Ari Corno, digo Couto.

Cara, você é doente, só pode.

Você diz que o nosso menor problema é a corrupção MAS não diz qual, então, é o nosso maior problema?

Defende político corrupto e acha que eles não devem ser presos…

Ainda quer prisão-hotel para quem for condenado?

Você é um petista com raiva porque seu deus está preso.

    ari couto

    23/02/2019 - 16h15

    Agressão, o argumento dos ignorantes

      carlos

      24/02/2019 - 09h51

      Se em cada discussão, no transito por exemplo, for desencadeado uma morte, estaremos em uma guerra, e a policia só chega depois, aliás sabem aquela morte de motoqueiro no túnel Rebouças, em que o filho do bolsonaro matou motoqueiro? Pois bem se sabe que foi porque o motoqueiro ultrapassou fechando o automóvel, e o Carlos ia passando, e atirou e matou motoqueiro, tem que ter bom censo , prá isso tem perícia e não um gaiato chegar e logo atirando prá matar sem saber o que acontece.

Zé Maconha

23/02/2019 - 10h57

O Miguel deixa o Roque fazer apologia ao crime de homícidio e ainda tenta argumentar.
Veja bem que ele disse que ladrão tem que morrer mas foi só falar no Flávio que o cara diz que político corrupto tem só que ser preso , agora o pobre que comete um furto tem que morrer.
E o cara votou no Bolsonaro que admite orgulhoso que sonega impostos.
Sonegar impostos é roubar dinheiro público exatamente igual a corrupção , o prejuízo é até maior em números reais segundo alguns estudos.
Miguel essa gente é sádica , simples assim , você ainda não percebeu?
Ao publicar seu comentário e argumentar com ele você trata sua opinião doente como aceitável.

    Roque

    23/02/2019 - 11h27

    Militonto pelego, apologia ao crime quem faz são vcs da esquerda que ficam adorando políticos bandidos. Eu quero mais que este tal de Bolsonaro e sua família vão para os quintos dos infernos. Diferente de vc, não tenho político bandido de estimação, para mim todos estes safados tem que apodrecer nas cadeias. E quanto aos bandidos que roubam, estupram, pedófilos e outros crimes hediondos, tem que matar todo mundo mesmo.

    Jota

    23/02/2019 - 11h50

    Estes esquerdopatas precisam de um tratamento urgente. Tem ninguém defendendo Bolsonaro e família. Para nós políticos bandidos tem que mofar na cadeia. Tipo o bandido Mor chefe da quadrilha que está enjaulado em Curitiba. Concordo com o Roque, bandidos que ficam desfilando com armas, devem ser executados sem dó.

      cabra retado

      23/02/2019 - 15h49

      mas fika ai relativizando toda as cagada desse presidente ogro qui nem sabe fala…kkkkkkk

    Justiceiro

    23/02/2019 - 11h59

    Quem alimentar o crime organizado, com mortes de inocentes são gente do seu tipo que acha que só por ser usuário(acho) não contribui com a criminalidade.

    Se o traficante não tivesse gente idiota como você pra comprar sua “mercadoria”, não haveria tráfico de drogas.
    É a lei do mercado, mesmo no mundo do crime: se tem quem compre, tem que ter droga pra ser vendida.

      Alan Cepile

      23/02/2019 - 16h31

      Se o responsável pelo helicoca fosse preso sequer haveria droga pra comprar.

      Ponto!

    Roberto

    23/02/2019 - 12h19

    Zé maconha estragada, larga de ser burro militonto. Apologia a violência quem faz são vcs esquerdistas do teclado, que adoram bandidos. Saia da condição de sapo fervido e passe a pensar só um pouquinho da massa cinzenta que ainda resta nesta sua cabeça oca. Queremos tolerância zero com criminosos e prisão perpétua para políticos corruptos. Isto inclui todos os políticos.

Paulo

23/02/2019 - 10h32

Os números em si são alarmantes, independentemente desses percentuais de aumento ou recuo, em relação a este ou àquele mês, que todo Governo tenta manipular. Mas, no caso dos governos estaduais, precisamos aguardar, pois SS. Exas. tomaram posse ontem. Tendem, contudo, a aumentar, se tomarmos em consideração o discurso beligerante do Witzel, e o nível de enfrentamento que se passou a ter, com os bandidos cada vez mais armados…

Roque

23/02/2019 - 10h05

Bandido bom é bandido morto!!! Quem não comete crimes, roubos, estupros, pedofilia, tráfico e nem se alia a bandidos, podem ficar tranquilos.

    Miguel do Rosário

    23/02/2019 - 10h09

    Roque, se a polícia é corrupta e despreparada, e se não há investigação bem feita, muitos inocentes são mortos. Sua afirmação é a barbárie. Você é adepto então de se matar Flavio Bolsonaro, apenas por suspeita de corrupção?

      Roque

      23/02/2019 - 10h31

      Miguel, reveja a minha postagem. Em momento algum citei que corruptos devem ser executados. Estes corruptos devem apodrecer nas cadeias, por terem roubado dinheiro que seria usado em benefícios para os pobres e carentes. Veja quanto dinheiro foi desviado nos últimos 20 anos. Quantos hospitais, escolas, creches, casas, faculdades, postos policiais poderiam ter sido construídos com este dinheiro? Para estes bandidos travestidos de políticos, prisão perpétua. E para os bandidos que cometem os crimes que postei acima, só mesmo a eliminação, esta corja não merece viver com pessoas honestas, trabalhadoras e pacíficas.

        ari couto

        23/02/2019 - 11h13

        Essa e a forma moralista de abordar a corrupção. Hospitais, escolas, etc. na verdade, há dois aspectos a considerar:
        1) A corrupção é o menor de nossos problemas. Estima-se em algo próximo a 2/3% do PIB, ou seja, pela média, 70 bilhões de reais. Merreca
        2) Com o fim de destruir o sistema político, persegue-se e prende-se apenas o político. Algo como no tráfico de drogas, quando se prende apenas o sujeito que transporta drogas ou vende pequenas quantidades.
        Particularmente sou contra a prisão, a não ser em casos bem específicos e mesmo assim em condições adequadas.
        Nota: O Miguel é dono do blog, pode fazer dele o que quiser. Mas publicar comentários do nível deste imbecil…Se eu quiser ouvir idiotas, vou ao UOL, ao Terrra, ao Antagonista, etc

          Roque

          23/02/2019 - 11h23

          O babaca pelego, se a situação está tão ruim assim é por conta dos 16 anos de desgoverno dos tais “progressistas”. Não quer ouvir a verdade? Simples, vá para o 247, tijolaço ou o dcm, lá sim vc pode babar a vontade nos bagos de político bandidos sem ser questionado. Na verdade vcs adoram políticos bandidos…

          Batista

          23/02/2019 - 11h35

          O analfabeto político medíocre, se achando o máximo pela abstração do filtro da modéstia que o moderaria, em estado sólido.

          Jeferson

          23/02/2019 - 12h14

          O lula tá preso babaca…

          Carlos Eduardo

          23/02/2019 - 16h39

          E o geddel tá solto com o teu dinheiro babaca

          Roberto

          23/02/2019 - 16h46

          Gedell??? Aquele bandido que fazia parte do PMDB da base aliada do desgoverno do Putê? Que foi ministro da Integração Nacional do governo Lula, vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, no governo Dilma e ministro de Governo no Palácio do Planalto sob a gestão Michel Temer? kkkkkkk se ferrou militonto pelego…

          Alan Cepile

          23/02/2019 - 17h59

          roke, não é mudando de nome que vc vai passar a ter cérebro, lamento…. rsrs

          Renato

          23/02/2019 - 18h55

          Caro Carlos Eduardo Babaca; Geddel ainda está preso !

          Geraldo

          23/02/2019 - 11h44

          Meu Deus!!! Vejam só o que este militonto escreveu, 70 bilhõesde reais é uma merreca. Por isto que a esquerda tem que ser enxotada. Quantos hospitais, escolas, creches, e outras benfeitorias para a população carente poderiam ser realizadas com esta “merreca”. Ou seja, para os pelegos tudo bem se os políticos corruptos roubarem esta merreca…

          Rubens

          23/02/2019 - 19h13

          Ari , vamos considerar que a corrupção represente apenas 2 ou 3%, uma merreca como você fala, porém pelo fato dela existir produz um brutal efeito colateral, que é o superfaturamento destas obras. Comperg, Abreu e Lima são exemplos disso. Complexos petroquímicos e refinarias de tamanho equivalente construído recentemente em países, que não são flores que se cheire, no Oriente Médio e Índia custaram 3 a 4 vezes menos. Pesquise sem o ranço ideológico.

          Renato

          23/02/2019 - 19h16

          “Particularmente sou contra a prisão, a não ser em casos bem específicos e mesmo assim em condições adequadas.”. Ainda bem que você é um sujeito medíocre e sem qualquer poder de mando. Sua opinião tem o mesmo que a bosta cagada por Lula !

        Alan Cepile

        23/02/2019 - 16h37

        Paeraí…. Corrupto (ex: aquele que desvia merenda de criança) não é bandido????

        POHA, O QUE É BANDITISMO ENTÃO KCT?!!?!? Aquele moleque de 13 anos que bateu a carteira do vovô??? Ou bandido é só preto, pobre e favelado????

        Pobre de direita tem uma noção surreal de moralidade, pqp….

          Renato

          23/02/2019 - 19h11

          O corrupto Flávio Bolsonaro é tão bandido quanto o corrupto Lula, o corrupto Sérgio Cabral e o corrupto Eduardo Cunhas, mas esses não pegam em armas de fogo para tirar os bens ou a vida de ninguém. São criminosos que roubam com a caneta. Para esses basta o banimento da vida pública e uns bons anos de cadeia !

          Alan Cepile

          24/02/2019 - 17h15

          Tua defesa de bandidos, que com uma caneta tem o potencial de matar milhares, é comovente.

          Renato

          24/02/2019 - 21h52

          É a mesma defesa que você , e demais esquerdistas, sempre fizeram de corruptos como Lula , Zé Dirceu, Vaccari, Delúbio, Genoíno. Ou você acha que seus corruptos de estimação merecem a pena de morte ?

          Alan Cepile

          24/02/2019 - 22h44

          E de onde vc tirou que eu defendo esses mer*das???

          Tenho dito isso a vc algumas vezes, se não tem argumento minimamente lógico pra rebater, evite responder qualquer coisa pq fica ridículo.

          Renato

          25/02/2019 - 08h09

          Pobre de direita tem uma noção surreal de moralidade…..e o pobretão de esquerda sempre tem uma noção fantasiosa da moralidade de seus bandidos de estimação. Eles nunca cometem crimes; têm , no máximo, pequeninos desvios éticos, os diminutos mal feitos, perfeitamente desculpáveis diante das esmolas dados aos pobretões de esquerda; os venezuelanos que o digam .

      lucio

      23/02/2019 - 16h30

      nao é despreparada… gosta mesmo de matar. preferivelmente executar depois de rendidos + gente inocente “por erro o bala perdida”.
      mundo a fora todos apontam este pais como terra de açoguerios e é por isto, e nao pela bandidagem, que vem para cá tao poucos turistas, com danos economicos gravissimos

        Renato

        23/02/2019 - 19h13

        Por que você não junta alguns militontos como você e entra para a PM ou para a Civil do Rio a fim de nos mostrar e ensinar a forma correta e humanística de combater a violência e proteger o cidadão trabalhador ?

          lucio

          23/02/2019 - 21h43

          renato, o citadao trabalhador convive muito tranquilamente com os traficantes do morro.
          vc acha que em outros paises nao existe trafico e bandidadagem? na italia nao existe a mafia? na europa quase tudo mundo usa drogas, muito mais que aqui… e sabe quantas pessoas sao mortas pela policia? ZERO. porqué?

          Renato

          24/02/2019 - 11h11

          .É idiotice/burrice comparar o tráfico na Europa com o trafico no Rio de Janeiro. O traficante europeu, caro militonto, porta fuzil e sai ás ruas para roubar cargas ou carros? Na Europa existe guerra entre traficantes , em que uns tentam tomar territórios dos outros, onde as vítimas acabam sendo os moradores dessas localidades , que morrem por balas perdidas, crianças que ficam sem poder ir à escola ou os trabalhadores que ficam impedidos de irem para e retornarem a suas casas? Outra idiotice/burrice é dizer o trabalhador favelado convive muito tranquilamente com o traficante, como se o trabalhador favelado, tivesse outra alternativa. Você acha que o trabalhador favelado deveria enfrentar o traficante, fazer protestos, barricadas contra o tráfico e depois voltar tranquilamente para casa, ao lado desses mesmos traficantes ? Suba algumas favelas cariocas e pergunte ao trabalhador ( categoria muito pouco conhecida pelos militontos) e à trabalhadora o que eles preferem; viver numa favela com tráfico ou sem tráfico?
          Outra , se o trabalhador favelado convive bem com o traficante , o mesmo não se pode dizer do trabalhador que vive no asfalto, que para onde esse mesmo pessoal do tráfico desce para roubar cargas e assaltar . Todos os integrantes da minha família ( inclusive eu) já foram vitimados pela bandidagem que desce das favelas para assaltar . Já perdi também alguns conhecidos , vítimas dessa mesma bandidagem que desce das favelas, mas fazer o que se o esquerdista militonto vive numa realidade paralela ?

          lucio

          24/02/2019 - 17h56

          eu moro numa “comunidade”, vc evidentemente nao. vc é o classico “classe media” bonitinho com boa renda e escravista… se nao quer bandidagem faça uma coisa: pague a empregada 2500 por mes.

          Renato

          24/02/2019 - 21h49

          Mora numa comunidade e é consumidor de maconha e cocaína , por isso a convivência pacífica com o tráfico. Pago 80,00 reais uma vez por semana para a diarista fazer faxina na minha casa. Minha solução para diminuir a criminalidade é prender e matar bandido. Se a sua solução para acabar com a criminalidade é pagar 2.500 para empregada doméstica, fique à vontade e mais uma vez , dê a nós o exemplo . Eu gostaria que você discorresse mais sobre as semelhanças entre os traficantes europeus e cariocas. Gostaria de ler. mais idiotices , mas acho que seu estoque acabou, né !

    lucio

    23/02/2019 - 16h42

    roque, tem certeza que vc nunca cometeu nem um crimezinho? uma injuria, uma difamaçao, uma ameaça, uma sonegaçaozinha, um presentinho?

      Roque

      23/02/2019 - 17h08

      O militonto pelego, não me meça pela sua régua imunda… A polícia tem que descer a bala sem dó nestes bandidos que cometem crimes hediondos. Se vc não concorda ou está com peninha, leva esta turma de delinquentes toda para a sua casa. Aliás, pelo seu comentário percebe-se que vc tbm é um bandido vagabundo. O raça suja esta de esquerdopatas…

        lucio

        23/02/2019 - 21h31

        pronto, já cometeu um crime grave: calunia. tem que tomar bala vc tambem,


Leia mais

Recentes

Recentes