Menu

ONU: EUA tem 8,1 milhões de pessoas desnutridas, contra 3,7 milhões na Venezuela

Fiz uma visita ao site da FAO (organização vinculada à ONU que trata de temas relacionados à segurança alimentar no mundo), que é a fonte onde o nosso IBGE colhe seus dados internacionais, e fiz um comparativo entre alguns países no quesito “quantidade de pessoas subnutridas, em milhões”. É interessante descobrir que, segundo os dados mais […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Fiz uma visita ao site da FAO (organização vinculada à ONU que trata de temas relacionados à segurança alimentar no mundo), que é a fonte onde o nosso IBGE colhe seus dados internacionais, e fiz um comparativo entre alguns países no quesito “quantidade de pessoas subnutridas, em milhões”.

É interessante descobrir que, segundo os dados mais atualizados da FAO, para os anos 2015 a 2017, os Estados Unidos tinham 8,1 milhões de pessoas sofrendo desnutrição, o Brasil 5,2 milhões, o Haiti, 5 milhões, o Iraque, 10,3 milhões, a Coréia do Norte, 11 milhões, a China, 123,5 milhões (!), a Colômbia, 3,2 milhões.

Por que cargas d’água, portanto, a mídia brasileira joga todos os seus holofotes sobre os 3,7 milhões de pessoas sofrendo com desnutrição na Venezuela?

Quanto aos EUA, não seria melhor que distribuísse ajuda humanitária a seus pobres desnutridos?

Observe que a Colômbia, no período 2010 a 2012, tinha 5 milhões de pessoas desnutridas; nesses mesmos anos, a Venezuela, que ainda não tinha sofrido sanções e boicotes internacionais, apresentava apenas 1,1 milhão de pessoas desnutridas.

O Brasil, em 2000 a 2002, chegou a ter 18,8 milhões de pessoas desnutridas. Ninguém pediu para “invadir” o Brasil e derrubar o governo do PSDB…

Outro gráfico que me pareceu interessante traz o percentual da pobreza nos EUA. Este foi colhido no US Census Bureau, e nos informa que os EUA tem cerca de 40 milhões de pobres.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não quer guerra contra a Coreia do Norte, nem patrocina por lá, pelo menos não abertamente, operações de “mudança de regime”.

Muito pelo contrário, Trump está se encontrando pessoalmente com o ditador do país, tentando estabelecer um diálogo pacífico entre os EUA e a pequena nação comunista do extremo oriente.

Perguntado por um repórter se não via contradição entre o tratamento dado pelos EUA aos governos da Coréia do Norte e da Venezuela, conversando com o primeiro e ameaçando militarmente o segundo, o nosso ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, gaguejou que são “duas situações geopolíticas diferentes”.

Notando que isso não era resposta, Araújo completa, dizendo que o governo venezuelano trata sua população com mais “brutalidade”.

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=QVjt256HK6Y

O link para o vídeo original na Globo está aqui.

É importante lembrar o óbvio. Ao contrário da Coreia do Norte, a Venezuela tem eleições.  Tem imprensa privada de oposição. A maioria dos jornais e telejornais do país são de oposição. Nada disso existe na Coreia do Norte.

O governo da Venezuela pode ser ruim de gestão e autoritário, mas o país tem eleições (tanto é que vários estados são governados por políticos de oposição) e liberdade de imprensa.

Agora, olhe o gráfico abaixo, colhido do novo portal “Países” do IBGE,  comparando os dados referentes ao percentual de população desnutrida na Coreia do Norte e na Venezuela.

 

A Venezuela passa por uma crise real de subnutrição, e países como Rússia, tem enviado ajuda humanitária na forma de alimentos, mas estes são distribuídos via canais oficiais do governo, como manda as regras internacionais e o bom senso.

Os últimos dados da FAO, atualizados até 2017, mostram que 11,7% da população venezuelana sofria com desnutrição.

Note, porém, que a Coreia do Norte, cujo regime não trata sua população com tanta brutalidade, segundo o nosso chanceler, convive há bastante tempo com um índice de desnutrição de 43,4%, ou seja, quase quatro vezes o número observado na Venezuela.

E a população da Coreia do Norte não é tão pequena assim: são 25,6 milhões de habitantes, contra 32.8 milhões de venezuelanos.

Outros países, mais próximos dos EUA, também sofrem com desnutrição. O Haiti, por exemplo, com seus 11 milhões de habitantes, tem um índice de desnutrição de 46%.

O Iraque, com uma população de 39 milhões de habitantes, tem quase 30% da população desnutrida. No caso do Iraque, o índice de desnutrição aumentou muito após a invasão militar dos EUA.

A Colômbia melhorou seus índices, mas tinha 10% de desnutrição até pouco tempo, ou seja, um índice superior ao da Venezuela, e isso sem nenhum país atacando-a com sanções e embargos.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nostradamus ( banquinho, bacia, psiquiatras & porrete )

28/02/2019 - 07h52

Tenho uns primos no Vale do Itajaí. Um deles é advogado de um grande escritório. Para nazista só falta as botas. Diz que as profissões vão acabar e não haverá mais carteira de trabalho, cada um será seu próprio empreendedor. Parece o ministro boliviano da educação brasilenha É… lá pras bandas da Havan… dos 12 milhões em WhatsApp para o coisa ruim virar coiso. SC, a Suíça brasileira, a capital do Mercosul, Florianópolis! Bem, chegamos ao ponto!!! A cena mostrada pela globo para desmoralizar a Venezuela com alguns homens pegando comida num caminhão lixo é por demais corriqueira por aqui. No rápido período antes que os caminhões aparecem para a coleta, uma, duas horas antes, os prédios colocam os tonéis nas ruas para facilitar o serviço. Então vemos aparecer como que um formigueiro de famintos abrindo os sacos e inclusive sujando as ruas. A globo pode pedir para a NSC notícias daqui fazer a matéria, custa menos que ir na Venezuela… kakakakakaka Olha é de olhar para a cara destas raparigas da globo, uma delas mesmo, com aquela voz de Madalena arrependida e, dizer… estás com a cara que é uma tristeza!

Renato

28/02/2019 - 01h10

Deve ser por isso que os americanos estão migrando em peso para a Venezuela. !

Brasileiro da Silva

28/02/2019 - 00h55

Miguel, logo vc, um viciado em números de pesquisas, comparar 2% da população americana de desnutridos com 11% de Venezuelanos desnutridos? Que coisa feia.

Cgico

27/02/2019 - 23h20

Fico surpreso em saber que nos Estados Unidos tem muito mais gente desnutrida que na Venezuela. O grande problema é que se essa notícia vaza, pode haver um grande êxodo de Americanos invadindo a Venezuela a procura de melhores condições de vida. Melhor manter essa informação em “low profile”.

Justiceiro

27/02/2019 - 20h18

Documento da FAO…aquela que é comandada por…José Graziano, um petista que Lula conseguiu botar naquele órgão da ONU.

Esse documento tem tanta validade quanto o referendo de Cuba, que disse que aquele país é uma democracia.

Ah, Esse Graziano inventou uma reunião sobre combate a fome no Quênia(se não me engano) e convidou Lula, mas foi descoberto que aquilo era uma fuga e a justiça proibiu o presidiário de sair do país.

    Alberto

    27/02/2019 - 21h38

    Lula se entregou apesar de não te cometido crime algum. Não tinha plano de fuga coisa nenhuma, quer ser alienado e continuar com essa perseguição canalha escolha sua, mas não pense que somos otários. Até juiz está agindo assim e estamos de olho.

      Érika

      28/02/2019 - 00h50

      Isso mesmo, Alberto. Essa é a realidade.

      maria do carmo

      28/02/2019 - 12h33

      Caro Alberto depois do Bolsonaro bronco, os ignorantes se acham, e estamos num manicomio, vide o Bolsonaro elogiar o Stroessner ditador por mais de 35 anos sanguinario e pedofilo, o ministro Velez, a ministra pastora maluca , o Chanceler eleito o pior do mundo e todos os outros ministros, se for declinar todos e suas loucuras seriam laudas e laudas, todos mentirosos iguais o presidente bronco maluco, se o ministro da educacao e ignorante o que dira dos eleitores do bolsonaro bronco, os eleitores das elites que votaram tudo bem so querem vantagens, nao querem impostos e encargos sociais mas os pobres e os que se acham elite mas nao passam de capacho sao ignorantes ao extremo, Bolsonaro sacou da previdencia 600 bilhoes os ignorantes nao leem nada a nao ser o que o bolsonaro bronco escreve, Temer anistiou 1 trilhao de impostos dos petroleiros das privatizacoes, e nao cobram dos devedores da privadencia bilhoes que sao bancos e grandes empresas, e so cobrar e receber para acabar com deficit, Paulo Guedes e as falcaruas com o fundos de pensao mal respondeu processos ja quer passa a previdencia aos bancos, o Brasil precisa acordar estamos nas maos da pio quadrilha que o pais ja teve e sem judiciario confiavel, Brasil acorde! Socorro! PS Sem contar o estadista Lula inocente preso sem provas e por ai vai, quando impediram Dilma entregaram o Brasil aos criminosos descarados SOCORRO!

    Alan Cepile

    27/02/2019 - 21h45

    Pobre de idreita politizado no JN é fo*da…. Fala em PT anos depois pra criar uma cortina de fumaça pra ninguém ver as mer*das da bozolândia.

    Vai de rosa ou de azul?? rsrsrsrs

    LUPE

    27/02/2019 - 22h27

    Caros leitores
    O Cafezinho apresenta aqui o Samba do Crioulo Doido do justiceiro
    (pode ser do renato, poda ser do degas e outros “a serviço que pintam no Cafezinho).
    Seguinte:
    O petróleo do Iraque foi roubado pelos petistas
    que enforcaram Sadam Hussein
    e a Gleise Hofmann foi quem enforcou, Bandida corazón.
    O Muhamad Khadafi foi trucidado pelo Lula
    que desejava o petróleo da Líbia
    e botou a culpa na Dilma traidora. Petistas diabólicos.
    José Dirceu do PT está desejando o petróleo da Venezuela
    e já disse que se botar a mão no Maduro maldito
    vai fazer como o Fernando Haddad prometeu fazer com o Putin da Rússia,
    este Mal da Humanidade.
    Vai purificar o Mundo arrancando a alma do ameaçador Putin pelos cotovelos.
    Assim será para o bem da Humanidade.
    Assim será porque o Bem e a Verdade sempre esteve e estará
    com a Grande Mídia (Globo com o porta estnadarte).
    E segue o bróquio……..

jose carlos rodrigues arana

27/02/2019 - 19h26

Um número que merece atenção:
2002 – 18.8 milhões de brasileiros desnutridos.
2012 – 5 milhões.
O cafezinho poderia colocar um gráfico do Brasil no período, como o fez para os demais países.

Paulo

27/02/2019 - 18h46

A diferença, além da proporcionalidade, é que a miséria e o surto famélico na Venezuela são recentes, e só tendem a aumentar. Talvez se chegue ao ponto da Ilha dos irmãos Castro, de ter que racionar os alimentos e perder completamente a esperança de uma vida melhor…

    Carlos Eduardo

    27/02/2019 - 19h45

    Vc esqueceu de citar que a Venezuela vai pro sexto ano de embargo econômico promovido pela “polícia do mundo”, os Estados Unidos.

Justiceiro

27/02/2019 - 17h15

Só falta explicar uma coisinha muito importante: quantos desses 8,1 milhões de desnutridos, que vivem nos Esteites, são imigrantes? Sim, milhares e milhares vão pra lá se aventurar, não conseguem nada, e vão morar nas ruas.

Deve ter muitos petralhas passando fome nos esteites. Foram tentar melhorar de vida, mas como são preguiçosos, irresponsáveis e lenientes, não conseguiram nada e estão perambulando pelos becos.

    Alan Cepile

    27/02/2019 - 20h02

    Não?!?!? Vc não disse isso…..

    Quer dizer que há 8 milhões de petistas passando fome nos “esteites” pra aumentar o índice de fome no “país das oportunidades”???

    Vc ganhou o Troféu Bozo de Ouro com este comentário… PQP!

      Justiceiro

      27/02/2019 - 20h13

      Eu disse, só não acredito que você tenha entendido que eu falei que os 8,1 milhões são petistas…

      Eu falei que precisa ver quantos desses 8,1 milhões são imigrantes. E dentre esses imigrantes deve ter muitos petistas.

        Alan Cepile

        27/02/2019 - 20h24

        Não precisa bancar o esperto, sabemos o que vc disse, ainda bem que no Cafezinho não é possível apagar comentários, rs.

        Relativizar tudo só funciona pra enganar pobre de direita, de resto não serve pra PN.

ari couto

27/02/2019 - 17h11

Não consigo me lembrar onde, mas recentemente li, em mais de um lugar, que os USA tem hoje algo em torno de 40 milhões de pessoas que dependem da caridade pública para sobreviver e não recebemqualquer ajuda do governo.

Zé Maconha

27/02/2019 - 16h04

Me lembrei dos meus tempos de escola , quando alguém usava um argumento irrefutável que fazia a outra parte calar a boca.
Diziamos:
Viiiiiiiixxxiiiiiiiiiiiiiiii!!!

    João Capanema

    27/02/2019 - 16h11

    Me lembro dos tempos de escola quando aprendi a fazer regras de proporcionalidade…. 8 milhões está para 400 milhões = 2% contra 3 milhões está para 30 milhões = 10%…

      Zé Maconha

      27/02/2019 - 16h18

      Leia o texto inteiro , não só o título , aí a gente conversa.

        kause

        27/02/2019 - 16h20

        nóóóóoooo………vixiiiiiii….zé…calou o cara igual na escola….hahahahaha

      Alan Cepile

      27/02/2019 - 16h44

      Tá, vc sabe fazer conta, agora interprete esses dados e fale de políticas públicas, ter 8 milhões de pessoas passando fome é legal só pq 2% é menor que 10%??

        Renato

        28/02/2019 - 01h34

        Pior é seu caso que nem conta sabe fazer. Não é legal ter 2% da população passando fome, mas é bem pior ter 10% da população faminta. Se o governo petista tivesse, por exemplo, reduzido o desemprego a 2%, garanto que você teria balançado o rabinho, levantado as patinhas e colocado a linguinha pra fora !

          Alan Cepile

          28/02/2019 - 08h55

          2% de qual universo de pessoas?
          10% de qual universo de pessoas?

          A relativização da bozolândia é burra, que grande novidade…

      ari couto

      27/02/2019 - 17h09

      Além dos números citados, lembremos que os USA não são vítimas de o bloqueio brutal que afeta toda a vida do país. Por exemplo, cada vez menos empresas aéreas internacionais pousam no país por causa do bloqueio. Da mesma forma, os USA não são vítimas do bloqueio midiático que ocorre em boa parte do mundo em relação à Venezuela. Interessante que todos falam em eleições, ninguém fala no bloqueio. Suspenda-se o bloqueio e em questão de dias boa parte dos problemas econômicos do país estarão resolvidos

        Renato

        28/02/2019 - 01h26

        Deixe de ser idiota, várias empresas aéreas deixaram de operar na Venezuela pela alta inflação ( 1.000.000% ao ano) do país e por causa da escassez de dólares no país . O governo venezuelano já devia mais de quatro bilhões de dólares às aéreas. Não tem nada ver com boicote. Vá estudar !

      Batista

      27/02/2019 - 17h55

      Me lembro dos tempos de escola quando aprendi que antes de qualquer coisa deve-se obter todas as informações necessárias e mais adequadas possíveis, para bons e confiáveis resultados.

      Os Estados Unidos tem hoje população estimada em torno de 330 milhões de habitantes e não os 400 milhões utilizados na regra de três, enquanto a Venezuela tem hoje população estimada de 32 milhões de habitantes e não os 30 milhões utilizados, resultando proporcionalmente em 2,4% da população americana, ao invés dos 2% calculado, e 9,3% da venezuelana ao invés dos 10% calculado.

      Mas o pior fica por conta da informação mais importante à comparação pretendida e que foi abstraída: O PIB de cada país.

      Os 9,3% da população desnutrida da Venezuela relacionam-se a um PIB em torno de US$389 bilhões (2017), enquanto os 3,4% da população desnutrida dos Estados Unidos relacionam-se a um PIB em torno de US$19,360 trilhões (2017), ou seja, praticamente 50 vezes o PIB da Venezuela.

        Carlos Eduardo

        27/02/2019 - 19h47

        Excelente análise,

João Ferreira Bastos

27/02/2019 - 15h52

O Itamaraty fez pequisa com os quase 10.000 brasileiros residentes na Venezuela

Nenhum quer vir para cá.

Será que o IDH da Venezuela maior que o do Brasil tem algo com isso ?

    Justiceiro

    27/02/2019 - 17h08

    E os venezuelanos que esmolam nas ruas do Brasil, querem voltar para a Venezuela?

    Imagine que milhões de venezuelanos abandonam seu país, que está bem de vida, pra ir esmolar nas ruas de outros países?

    Parece os cubanos, que preferiam virar comida de tubarão e tentar chegar ao império do que viver no paraíso da ilha caribenha.

    Renato

    28/02/2019 - 01h20

    Os mais de dois milhões de venezuelanos que fugiram de lá estavam todos muito bem. Só abandonaram suas casas, seus empregos , seus familiares, e passaram a esmolar em outros países só para fazer pirraça com Maduro !

WG

27/02/2019 - 15h34

Os números levantados no post e o próprio post valem muito mais que toda grande mídia ocidental. Existe um império que quer continuar controlando o mundo, a qualquer custo e, para isso, não importa que parcelas do próprio povo passe fome

Alan Cepile

27/02/2019 - 15h02

Esse ernesto araújo está ganhando a corrida para o prêmio do pior dos piores da bozolândia, a resposta dele nessa entrevista foi cômica, o cara é um tapado, não sabe nada de tudo, é um zé ninguém, minúsculo.

E os EUA heim, país da “oportunidades” rs


Leia mais

Recentes

Recentes