Menu

Notas internacionais (por Ana Prestes) 20/03/19

– A visita de Bolsonaro aos EUA foi um show à parte dos últimos dias. Houve fala contra cidadãos brasileiros imigrantes, jantar com Olavo de Carvalho, chilique de chanceler preterido pelo filho do presidente em audiência com Trump, mas o principal é que houve concessões a perder de vista: com abertura de vistos livres para […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

– A visita de Bolsonaro aos EUA foi um show à parte dos últimos dias. Houve fala contra cidadãos brasileiros imigrantes, jantar com Olavo de Carvalho, chilique de chanceler preterido pelo filho do presidente em audiência com Trump, mas o principal é que houve concessões a perder de vista: com abertura de vistos livres para turistas americanos, com renúncia ao tratamento diferenciado que o Brasil recebe hoje na OMC por ser um país em desenvolvimento, teve fala presidencial de ir “até as últimas consequências” para “ajudar” a Venezuela, teve sabe-se lá que acordo e abertura de dados para CIA e FBI, teve abertura da base de Alcântara, teve aumento da cota de compra de trigo norte-americano (prejudicando produtores brasileiros), e por aí vai…

– Do lado de lá, dos EUA, houve pouca ou praticamente nenhuma contrapartida. Promessas de “ajudar” no ingresso na OCDE, de talvez voltar a comprar carne bovina brasileira após visitas de inspeção, de talvez inserir o Brasil em um programa de viajantes “confiáveis” (com liberação mais rápida de visto por serem de “baixo-risco”) e algumas outras promessas vagas.

– Foi divulgada nota oficial conjunta sobre o encontro entre Trump e Bolsonaro. Temas citados: apoio de ambos ao “autoproclamado” presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó; reforço do Fórum Permanente de Segurança Brasil-EUA; a isenção de visto de turista para cidadãos dos EUA que entrarem no Brasil; dar início aos “passos necessários” para a participação do Brasil no Programa de Viajantes Confiáveis “Global Entry” dos EUA; a designação do Brasil como “aliado prioritário extra-OTAN” (outros 17 países também são);  acordo de salvaguardas tecnológicas que permitirá os EUA utilizarem a base de Alcântara; estabelecimento de cota tarifária para importação pelo Brasil de 750 mil toneladas de trigo norte-americano com tarifa zero; busca de condições para importação de carne de porco dos EUA; agendamento de visita de representantes dos EUA ao sistema de inspeção de carne de vaca “in natura” do Brasil (para retomar exportação brasileira); negociação de um ARM (acordo de reconhecimento mútuo) para reduzir custos para empresas norte-americanas e brasileiras; criação de um fundo de investimento de 100 milhões para preservação da biodiversidade da Amazônia; criação do Fórum de Energia Brasil-EUA para facilitar comércio e investimentos no setor energético; apoio norte-americano para que o Brasil inicie processo com vistas a tornar-se membro pleno da OCDE (em contrapartida o Brasil se adequará à política norte-americana em relação à OMC).

– Bolsonaro nem chegou ao Chile e já causa polêmica por lá. A visita está prevista para ocorrer amanhã (21) e sexta (22). O presidente do Senado chileno, Jaime Quintana, anunciou que não aceitou convite do presidente Sebastián Píñera para almoço que será oferecido para o presidente brasileiro. Ele disse ainda que não estará em nenhum evento da programação de Bolsonaro no Chile. O vice-presidente do Senado chileno também recusou o convite e um parlamentar, Vlado Mirosevic, do Partido Liberal que também recusou convites disse no twitter: “Bolsonaro como um líder perigoso para os valores republicanos”, por “ter feito da discriminação e o ódio sua política”.

– Bolsonaro e Ivan Duque, presidente da Colômbia, se reunirão na sexta-feira com o anfitrião chileno Sebastián Piñera para tratar do Prosul, um mecanismo de integração da América do Sul com o qual pretendem substituir a Unasul.

– Uma nota conjunta dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores do Brasil informou ontem (19) que está em vigor o livre comércio para automóveis entre Brasil e México, sem a cobrança de tarifas ou limitação quantitativa.

– O Brasil estará representado na Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, que será realizada em Buenos Aires a partir de hoje (20) até o dia 22. O tema da conferência será: “O papel da cooperação Sul-Sul na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e oportunidades”. O Brasil herdou dos governos Lula e Dilma mais de 380 projetos de cooperação Sul-Sul com 63 países em desenvolvimento.

– China e EUA retomarão as negociações comerciais na próxima semana. As negociações estão caminhando para a etapa final, visto que a deadline estabelecida foi o final de abril.

– Rússia e EUA mantiveram ontem (19) um encontro em que trataram sobre a situação da Venezuela. A reunião foi em Roma, entre o representante especial do governo Trump para a Venezuela, Elliiott Abrams, e o vice-ministro de relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov. De acordo com as declarações dadas à imprensa por ambos, pouco se avançou no sentido dos EUA convencerem a Rússia a apoiar Guaidó. Abrams está na Europa percorrendo governos, agências e autoridades, buscando apoio para o intervencionismo norte-americano na Venezuela.

– A França teve um dia de manifestações gigantes no dia de ontem (19), em mobilização por aumentos salariais convocadas por centrais sindicais. Os protestos ocorreram poucos dias após enfrentamento nas ruas entre coletes amarelos e policiais franceses.

– Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia estabeleceu para o dia 20 de outubro o dia das eleições presidenciais de 2019.

– O primeiro ministro do Haiti, Jean Henry Céant, caiu nesta segunda (18) com a aprovação de uma moção de censura no parlamento por 93 votos a favor, 6 contrários e 3 abstenções.

– Presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que estava há 30 anos no poder, renunciou ao cargo nesta terça 19.

Apoie o Cafezinho

Ana Prestes

Ana Prestes Socióloga, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Autora da tese “Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairóbi e Belém” e do livro infanto-juvenil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. É membro do conselho curador da Fundação Maurício Grabois, dirigente nacional do PCdoB e atua profissionalmente como assessora internacional e assessora técnica de comissões na Câmara dos Deputados em Brasília.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz

20/03/2019 - 21h51

. . . Lula Livre!

Rivellino Batista

20/03/2019 - 20h00

QUEM sabe junta a divindade Dilmanta com o 1/3 que Nosso Amado Pai — que está em Curitiba — ganhou do Santo Papa Francisco, hein?

Aí o Brasil melhora….

Quem sabe o 1/3 que o lula ganhou do Santo Papa Francisco não ajuda nisso tudo, hein?…

1. E Quem sabe ele também ganha agora em 2019 UM tridente abençoado por Belzebu, vermelho!

2. O Papa Francisco poderia mandar 2 m. de corda ao presidiário. Como ele não sabe rezar, poderia usar para nos deixar livres de suas mentiras.

3. Quem dava 1/3 pra esse marginal era a OdebreSHIT

4. É mentiroso e o pai da mentira.

5. O presídiario é 1 dissimulado! Vive de farsas pra enganar as gentes!

6. Na deep web “Brasil 247” não existia outro assunto esses dias.

7. Hmmmm, 1 terço? acho que o nome disso é extrema-unção, geralmente quando se está nas últimas, desenganado é que se usa desse meio.

8. Sempre ganhava 1/3 e não um terço.

9. O rosário de que este traste venera é Maria do Rosário.

10. Háháhá. lula mandou comprar o terço “abençoado” na lojinha Kitsch e baranga de souvenir que fica bem longe do Vaticano, e espalhou Fake News.

ari couto

20/03/2019 - 16h57

A se acreditar nas caixas de comentários da grande mídia, a direita brasileira é incapaz de expressar um pensamento minimamente inteligente, vivendo de repetir chavões da internet. Sobre a viagem de Bolsonaro, a maioria dos comentários beira a insanidade. Nesses locais, é impossível qualquer tipo de debate

    Ivan

    20/03/2019 - 18h25

    Do outro lado do espectro político a coisa não é muito diferente, haja visto que há blogs cujo a única música que toda é Lula Livre como se não houvesse nada mais acontecendo no universo.

Paulo Gandolpho

20/03/2019 - 13h49

Cansados ou incapazes de fazer jornalismo, optam pela militância fácil, terceirizando o raciocínio. Continuem tocando o violino, enquanto o Titanic afunda.


Leia mais

Recentes

Recentes