Menu

CPI convoca diretores do BNDES, Odebrecht e JBS

CPI convoca diretores do BNDES, da Odebrecht e do grupo J&F A comissão que investiga possíveis irregularidades nos investimentos do BNDES aprovou a convocação de Joesley e Wesley Batista, entre outros A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar possíveis irregularidades nos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

CPI convoca diretores do BNDES, da Odebrecht e do grupo J&F

A comissão que investiga possíveis irregularidades nos investimentos do BNDES aprovou a convocação de Joesley e Wesley Batista, entre outros

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar possíveis irregularidades nos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 e 2015 aprovou nesta terça-feira (09) a convocação dos executivos da J&F Joesley Batista e Wesley Batista, do empresário Eike Batista, e do ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht.

Eles são alvos da investigação dos parlamentares por compor os grupos empresariais objeto da chamada “política de campeões nacionais” que dirigiu a concessão de empréstimos do banco no período investigado.

Ex-ministro da Fazenda e atual presidente do BNDES, Joaquim Levy, também foi convocado a prestar esclarecimentos. Entre os 24 requerimentos aprovados nesta terça-feira (9) também está a convocação de ex-diretores do BNDES, da JBS, e também da Odebrecht.

Os deputados também aprovaram quebra do sigilo de contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015 e de informações sobre os empréstimos concedidos para a construção do Porto de Mariel, em Cuba.

A CPI é presidida pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do requerimento que solicitou a investigação. O relator é o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

O objetivo da CPI do BNDES é investigar contratos firmados pelo banco de fomento entre 2003 e 2015, com ênfase nos acordos internacionais. São projetos em países como Gana, Guiné Equatorial, Venezuela, República Dominicana e Cuba. Empreiteiras brasileiras obtiveram financiamento para obras no exterior. A justificativa para o investimento seriam contrapartidas que colaborassem para o desenvolvimento econômico e social do país.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Geórgia Moraes

Publicado na Agência Câmara de Notícias

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcelo

10/04/2019 - 07h15

Já está passando da hora dessa CPI para passar essa historia a limpo. O dinheiro do financiamento so é liberado depois que o material comprado no Brasil ja foi exportado reembolsando o gasto que as construtoras ja tiveram. O valores devem ser os mesmos pagos aos fornecedores do Brasil, sem nenhum lucro. Portanto isso fomenta sim o desenvolvimento do Brasil.

Alan C

09/04/2019 - 22h54

A JBS vai falar que deu 200 mil pro bozo??

    Brasileiro da Silva

    10/04/2019 - 00h46

    Já falou que deu 300 milhões para Dilmanta. Vc acredita?

      Alan C

      10/04/2019 - 08h19

      Pq ñ?

      A diferença é que não houve aquele circo ridículo de repassar ao partido e receber de volta no dia seguinte.

Brasileiro da Silva

09/04/2019 - 22h22

Acho correto desvendarmos para onde foi nosso dinheiro. Principalmente, os recursos do FAT, que estão pagando os calotes de Venezuela e Cuba. Mas, infelizmente, não acredito em CPI.

Paulo

09/04/2019 - 21h05

Esses empréstimos do BNDES foram um escândalo, uma sinecura bilionária comandada pelo PT! Mas essa CPI a gente já imagina o que pretende. Ou alguém tem dúvida? Aliás, o próprio Bolsonaro cobrou o Levy por mais transparência, na entrevista concedida a JP…

Sérgio Araújo

09/04/2019 - 21h02

Não façam isso por favor, não abram a tampa desse esgoto.


Leia mais

Recentes

Recentes