Menu

PSB busca suspender decreto de Bolsonaro contra autonomia das universidades federais

PSB busca suspender decreto de Bolsonaro que retira autonomia de reitores 16/05/2019 O PSB apresentou nesta quinta-feira (16) um projeto de decreto legislativo para suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que retira dos reitores de universidades federais a atribuição de designar vice-reitores, pró-reitores e outros cargos de gestão, inclusive funções no exterior. Pelo decreto […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Humberto Pradera

PSB busca suspender decreto de Bolsonaro que retira autonomia de reitores

16/05/2019

O PSB apresentou nesta quinta-feira (16) um projeto de decreto legislativo para suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que retira dos reitores de universidades federais a atribuição de designar vice-reitores, pró-reitores e outros cargos de gestão, inclusive funções no exterior.

Pelo decreto presidencial, essa incumbência passaria para a Secretaria de Governo (Segov) da Presidência, comandada pelo ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Para o partido, o ato assinado pelo presidente viola a autonomia universitária prevista no artigo 207 da Constituição Federal. Por esse dispositivo constitucional, as “universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Para o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição, o ato é uma “retaliação” de Bolsonaro às universidades por terem protestado contra os cortes no orçamento.

“Fica evidente que o presidente da República está retaliando as universidades por terem protestado contra os cortes no orçamento feitos pelo governo. É mais uma tentativa de atacar a autonomia das universidades para enfraquecê-las. Isso vai ter o efeito contrário: os protestos vão crescer. E nós, da oposição, vamos lutar pra derrubar esse decreto aqui no Parlamento.”

O documento proposto pelo PSB alega que a nomeação de servidores para cargos em comissão e função de confiança em universidades deve ser de responsabilidade do reitor ou de autoridades por ele designadas e que um decreto presidencial hierarquicamente não pode contrariar o texto constitucional.

No site do PSB

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes