Menu

Greve geral na Argentina favorece oposição

Greve geral na Argentina desgasta governo Macri e favorece Cristina Kirchner Publicado em 29-05-2019 Modificado em 29-05-2019 em 11:57 As centrais sindicais argentinas fazem, nesta quarta-feira (29), a quinta greve geral contra a política econômica do presidente Mauricio Macri, mas a primeira abertamente a favor do retorno de Cristina Kirchner ao poder. Márcio Resende, correspondente […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Greve geral na Argentina desgasta governo Macri e favorece Cristina Kirchner

Publicado em 29-05-2019
Modificado em 29-05-2019 em 11:57

As centrais sindicais argentinas fazem, nesta quarta-feira (29), a quinta greve geral contra a política econômica do presidente Mauricio Macri, mas a primeira abertamente a favor do retorno de Cristina Kirchner ao poder.

Márcio Resende, correspondente da RFI em Buenos Aires

A greve geral que paralisa a Argentina desde a meia-noite desta quarta-feira conseguiu a adesão de todos os sindicatos importantes, principalmente os responsáveis pelo transporte público e pelos bancos. Além dos sindicatos, organizações sociais e partidos de esquerda bloqueiam avenidas e acessos à capital argentina.

O resultado é uma paisagem urbana desértica. Não há ônibus circulando, nem o metrô ou trens funcionam. Todos os voos foram cancelados. Não há aulas. Os hospitais funcionam em regime de plantão.

Também pararam os setores que dependem de transporte, como o da coleta de lixo ou os funcionários que abastecem os caixas eletrônicos com dinheiro.

Para aqueles que ousarem funcionar, uma advertência já foi dada, preventivamente: cinco ônibus foram incendiados nas horas prévias à greve. “As máfias já estão agindo”, acusou a ministra da Segurança, Patricia Bullrich.

Objetivos da greve

A paralisação visa atacar uma situação econômica angustiante: inflação de 50% ao ano, taxas de juros de referência em torno de 70%. Porém, mais do que a clássica reivindicação salarial, a greve é também político partidária: os líderes sindicais jogam abertamente a favor de alguma alternativa opositora ligada ao peronismo nas próximas eleições de outubro.

“Vamos trabalhar para consolidar o peronismo como alternativa política”, anuncia o secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Héctor Daer.

Historicamente, os sindicatos argentinos respondem ao peronismo com atitudes dóceis e bloqueiam o normal andamento dos governos não-peronistas com repetidas greves.

Enquanto gozou de popularidade durante os dois primeiros anos de governo, Mauricio Macri buscou recortar o poder dos líderes sindicais e ensaiou uma reforma trabalhista que não avançou. A Justiça, por outro lado, passou a investigar sindicalistas cujo patrimônio é incompatível com a atividade.

No último ano, com a queda vertiginosa da popularidade de Macri associada às dificuldades fiscais, que levaram o país a um acordo de déficit zero com o FMI, o sindicalismo reagrupou-se contra o governo, amparado na forte perda do poder aquisitivo a partir de reajustes salariais que não acompanharam a velocidade de uma inflação que duplicou.

Apesar da turbulência econômica, o sindicalismo não esconde outro objetivo da greve: o de desgastar o governo Macri rumo às eleições de outubro, nas quais o presidente tentará a sua reeleição enquanto a ex-presidente Cristina Kirchner tentará o seu regresso, agora como vice-presidente. Os sindicalistas já fizeram a sua opção e tentam, inclusive, ter influência na escolha dos candidatos a legisladores.

Sindicatos apoiam Alberto Fernández

Héctor Daer, da CGT, prevê que o sindicalismo reagrupe-se em torno da candidatura de Alberto Fernández para presidente e de Cristina Kirchner para vice.

“Esta greve é contra a política econômica do governo, decidida pelo FMI, que beneficia o setor financeiro”, atacou Daer, ressaltando a saída: “Tem de haver outro governo que discuta outro plano com o FMI. Eu e a imensa maioria dos trabalhadores vamos apoiar a chapa Fernández-Fernández (Alberto Fernández e Cristina Fernández de Kirchner)”.

A ex-presidente enfrenta dez processos, a maioria por corrupção. Há dois pedidos de prisão preventiva, confirmados pela Justiça em segunda instância, que só não são executados devido à imunidade parlamentar, privilégio do seu atual cargo como senadora.

“É preciso parar um pouco com essa coisa de julgar primeiro na imprensa e depois esse julgamento não tem correlato nos tribunais”, defendeu Héctor Daer.

Publicado no RFI Brasil

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

29/05/2019 - 20h06

Só eu vejo que a Argentina precisa, desesperadamente, de uma 3ª via?

    Alan C

    29/05/2019 - 21h27

    Exatamente o que o Brasil precisa, algo diferente do bozonarismo e daquela “esquerda” que a direita adora do PT.

      Paulo

      29/05/2019 - 21h54

      Só pra saber, Alan, essa 3ª via, no Brasil, seria o Ciro, rs?

        Alan C

        30/05/2019 - 01h10

        Seria qualquer um dos outros 11 candidatos, mas uma coisa é certa, extrema direita e a esquerda fajuta do PT estão levando o país pra vala.


Leia mais

Recentes

Recentes