Menu

Focus: produção industrial é revisada para baixo, de novo

O Boletim Focus de hoje, análise semanal do Banco Central com estimativas relativas à economia brasileira feitas com base em entrevistas com agentes financeiros do setor privado, revisou para baixo, mais uma vez, a previsão da produção industrial brasileira, para – 0,47%. A indústria brasileira vem perdendo força desde o início da redemocratização. É como […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Boletim Focus de hoje, análise semanal do Banco Central com estimativas relativas à economia brasileira feitas com base em entrevistas com agentes financeiros do setor privado, revisou para baixo, mais uma vez, a previsão da produção industrial brasileira, para – 0,47%.

A indústria brasileira vem perdendo força desde o início da redemocratização. É como se o preço da mudança do regime político tivesse sido o desmantelamento da indústria nacional, assim como a independência da América Latina foi a ampliação da dependência econômica da Inglaterra industrial.

Entretanto, nos últimos anos, desde 2013 ou 2014, sobretudo, essa deterioração industrial ganhou um novo ritmo. A partir de 2016, teve início, literalmente, um processo de autodestruição de nosso parque industrial só visto em países atacados militarmente.

Pelo visto, o governo Bolsonaro não dá a mínima para isso, vide o desprezo com que trata o BNDES, banco de fomento que poderia desenvolver alguns estudos para entendermos como reverter esse quadro.

A previsão do Focus para a produção industrial em 2020 e 2021 também começou a ser revisada para baixo…

É interessante ainda estudar os números do investimento direto no país. Há reportagens recentes na imprensa internacional informando que boa parte desse dinheiro (cerca de 40%) é “podre”, ou seja, não vem propriamente para investimentos em produção, mas para escapar do fisco em seus países de origem, e usa o rótulo de investimento como uma espécie de “lavagem do dinheiro”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes