Menu

Enfim, Lula livre!

É um primeiro passo para a correção de uma grande injustiça histórica. Mas muitos outros passos ainda precisam ser dados. Lula agora terá direito de aguardar em liberdade o julgamento de seus recursos à condenação em segunda instância no processo do triplex. O principal recurso se dará no STF, com o julgamento da suspeição do […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

É um primeiro passo para a correção de uma grande injustiça histórica. Mas muitos outros passos ainda precisam ser dados.

Lula agora terá direito de aguardar em liberdade o julgamento de seus recursos à condenação em segunda instância no processo do triplex. O principal recurso se dará no STF, com o julgamento da suspeição do então juiz Sergio Moro.

A decisão do STF também lhe protege de uma prisão intempestiva no caso do sítio em Atibaia, onde Lula já foi condenado em 1ª instância, mas no qual também pode ser inocentado por causa de um  erro grave no processo.

Ambos os processos, de qualquer forma, podem ser anulados por vícios inúmeros em sua condução.

Não é correto afirmar que Lula voltou ao jogo, porque ele nunca saiu do jogo. Mesmo preso, tem sido um dos protagonistas do processo político nacional.

Livre, porém, ganha desenvoltura para se articular politicamente. A dúvida agora é: qual será a orientação do ex-presidente?

Trabalhará em prol da renovação dos quadros políticos, e em prol da pluralidade do campo progressista, ou adotará o caminho do hegemonismo, tentando isolar ao máximo todos os críticos a seus governos?

Sua reentrada no cenário político ajudará ou atrapalhará a polarização entre bolsonarismo X petismo?

A presença de Lula ajudará o bolsonarismo a se reunificar ou, ao contrário, representará um golpe mortal num governo já desmoralizado por suas trapalhadas?

***

Juiz determina soltura imediata. Lula está livre. Saída a qualquer momento.

Alvará foi expedido às 16h16 desta sexta-feira. Ex-presidente deverá fazer pronunciamento amanhã, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Publicado por Redação RBA 08/11/2019 17:35

Rede Brasil Atual – Lula está livre. O ex-presidente deixa a Polícia Federal em Curitiba e vai para a Vigília Lula Livre, em atividade política de recepção e agradecimento pelos 580 dias de resistência e solidariedade. Depois segue para São Paulo. Está previsto para este sábado um pronunciamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, com horário ainda a ser confirmado.

O sindicato está organizando a atividade, inclusive questões relativas a segurança. Foi de lá que Lula saiu, depois que sua prisão foi decretada, para a Superintendência da PF na capital paranaense.

O alvará de soltura foi expedido na tarde de hoje (8), às 16h16, pelo juiz federal Danilo Pereira Júnior. A defesa de Lula solicitou a libertação do ex-presidente depois de decisão proferida ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à prisão apenas depois do trânsito em julgado (quando todos os recursos foram esgotados).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LUPE

09/11/2019 - 16h57

Caros leitores
Essa soltura
sem que a inocência de Lula
tivesse sido proclamada pelo judiciário
me parece meio traiçoeira.
O pessoal que está no Poder
e aqueles que controlam o Poder
(Grande Mídia
e seus verdadeiros patrões)
são víboras.
E altamente peçonhentas….

Antonio Morais

09/11/2019 - 10h20

Acho que tem tanta gente boa na esquerda que a gente deveria formar um time. Lula, Ciro, Flávio Dino, Dilma, Fernando Haddad, Jaques Wagner, Camilo Santana, Rui costa…. Gostaria de ver um debate entre os principais.

    Carlos Marighella

    09/11/2019 - 15h54

    Lula tem o antipetismo, Ciro tem rejeição dos petistas, por isso Flávio Dino seria hoje o candidato perfeito para 2020.

      Antonio Morais

      10/11/2019 - 07h27

      Também acho Flávio Dino o candidato ideal. Mas antes gostaria de ver alguns debates entre os principais representantes da esquerda. Isso ajudaria muito saber as diferenças que existem no campo progressista.

Ricardo JC

09/11/2019 - 10h10

Lula está livre, babaca!!!

Fernando

09/11/2019 - 08h54

Como presidente, Lula fez mais do que ninguém para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. Estou encantado por ele ter sido libertado da prisão, algo que nunca deveria ter acontecido em primeiro lugar. – /BernieSanders

https://twitter.com/BernieSanders/status/1192918565118234624

Lula Livre!

09/11/2019 - 08h40

https://www.youtube.com/watch?v=nNx1pikhK0I  

foo

09/11/2019 - 07h20

“Trabalhará em prol da renovação dos quadros políticos, e em prol da pluralidade do campo progressista, ou adotará o caminho do hegemonismo, tentando isolar ao máximo todos os críticos a seus governos?”

O PSOL não é do campo progressista? Não foi sempre um partido crítico, lançando candidaturas contra o PT? Boulos, Manuela e o próprio Haddad não são novos quadros políticos de esquerda?

Por que o Lula teria que servir de escada a quem vive a criticá-lo — até mesmo no seu momento de maior fragilidade, quando esteve na prisão?

Cabe ao Ciro convencer a “pluralidade do campo progressista” a juntar-se a ele. Infelizmente (para o Ciro) esta pluralidade existe, apoia e é apoiada pelo Lula.

Olinto Godoy

09/11/2019 - 01h02

Nas “qual será a orientação do ex-presidente” lá vem o Cafezinho querendo dar espaço para o Ciro que este não tem! Quer hegemonia da esquerda no tapetão!

Andressa

08/11/2019 - 20h50

E’ clara a intençào do STF de criar um minimo de oposiçào (atè aqui inexistente) a esse governo protelando as futuras condenaçoes e soltando Lula.
Ninguem com mente minimamente saudàvel acredita que o judiciario brasileiro tenha a minima capacidade de se aperfeiçoar para garantir penas certas e evitar prescriçoes atè que o STF decida …a propria indole lerda e desinteressada do brasileiro è um obstaculo insuperável para que isso possa minimamente aconteçer.

O Brasil nào està minimamente pronto para a decisào que o Supremo tomou ontem para soltar Lula, ainda està infestado de criminais de todos os tipos.
O STF decide e quer decidir TUDO nesse Pais, do começo ao fim e em TODOS os assuntos.

As elites e o establishment que Lula finge de combater (para enganar os tontoloides e e os idiotas ideologicos) mas do qual faz parte integrante e inprescindivel estào de festa, o Brasil è feito sob medida exclusivamente por eles, dà pra ver bastante claramente, basta abrir a porta de casa e olhar pra fora.

Viva la Revolucion das Bananas !!

    Batista

    09/11/2019 - 22h52

    Viva la Evolution, do Açaí aos Laranjas do Queiroz.

Wellington

08/11/2019 - 20h27

O nivel de terçeiromundismo do qual o brasileiro è empregnado atè o miolo e nào consegue se livrar e nem evoluir minimamente com o passar do tempo è impressionante.

Carlos Marighella

08/11/2019 - 20h22

Apesar de ter sido o grande responsável pela eleição de uma ameba imprestável como o bozo, era óbvio que estava preso injustamente.

Everton Garcia

08/11/2019 - 20h20

O site da Folha colocou uma foto em primeira pagina do tamanho do jornal e com o titulo que nào cabe na tela do notebook…nem tentam desfarçar.

CezarR

08/11/2019 - 20h13

Lula ao meu ver nunca foi uma figura isenta de críticas, quanto mais depois do que aprontou nas eleições passadas, mas que é um símbolo de resistência e resiliência, isto é!

Paulo

08/11/2019 - 18h15

Fui censurado por opinião, no Cafezinho, e tenho a impressão que é sobre o mesmo tema de outro dia, na coluna da Ana Prestes. Não sabia que havia temas-tabu, no Blog…

Paulo Cesar Cabelo

08/11/2019 - 18h00

Já começaram os ataques?
Unidade é cacete!
Quer esquerda vota no Boulos!
Espero que Lula trabalhe para unir a verdadeira esquerda , como ele sempre fez.
Os defensores da Reforma da Previdência que procurem o centrão ou o PSDB.


Leia mais

Recentes

Recentes