04.Abr Coletiva do Ministério da Saúde (ao vivo)

BNDES venderá ações da Petrobras

Por Redação

26 de janeiro de 2020 : 14h20

O BNDES detêm 13,9% das ações da Petrobras. E estas ações correspondem a 40,7% de todas as ações na carteira do BNDES.

Na Petrobras

Informações sobre oferta pública de ações da Petrobras Brasileiro S.A.

22 de janeiro de 2020
Mercado de Capitais | Institucional

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem a público, em linha com fato relevante divulgado pela Petrobras, comunicar de forma aberta e transparente a realização de oferta pública global de ações da Petrobras que são de sua titularidade.

A oferta pública global tem valor de até US$ 5,6 bilhões (R$ 23,5 bilhões) e envolverá a alienação de até 9,86% das ações ordinárias (ON) da Petrobras, entre oferta base e “hot issue” (o lote adicional pelo qual a companhia pode elevar o volume de venda em até 20%, a depender da demanda pelos papéis). A venda, portanto, não envolve as ações preferenciais (PN) de propriedade do banco.

A oferta será feita no Brasil e no exterior, de tal forma que o registro foi feito nos órgãos reguladores Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos.

A operação decorre do programa de desinvestimento de participações acionárias em empresas maduras e listadas em bolsa de valores da carteira do Sistema BNDES, que vem em curso desde 2019. Esse programa promove a redução do risco de mercado do Banco, ao mesmo tempo que permite realocar seu capital para investimentos de maior impacto para a sociedade, como saneamento, mobilidade urbana, educação e segurança. Apenas nos últimos meses, esse processo incluiu a venda total de participações acionárias do BNDES nas empresas Marfrig Global Food S.A. e Light S.A.. O BNDES possui em curso, ainda, potencial oferta pública de ações ordinárias da JBS.

O BNDES realiza, dessa forma, mais um passo relevante para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, com a democratização do mercado de ações e o oferecimento do acesso a alternativas de investimento para mais pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Evandro Garcia

26 de janeiro de 2020 às 16h23

Comprará as da Habanos e da Havana Club…? Kkkkk

Responder

Wellington

26 de janeiro de 2020 às 16h08

O Banco a serviço do Foro de São Paulo e de 4 grandes empresas, as famosas elites… enquanto isso os brasileiros continuam limpando o nariz com as mãos e sem esgotos.

Responder

Alan C

26 de janeiro de 2020 às 15h21

BNDES? Aquela instituição que os patos com camisa da CBF diziam que tinha uma caixa preta?? rsrs

Responder

Deixe uma resposta