Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Governo e parlamentares resistem ao teto de gastos e buscam alternativas

Por Gabriel Barbosa

28 de julho de 2020 : 07h48

A Emenda Constitucional que congela os gastos públicos por 20 anos vêm sofrendo resistência dentro do próprio governo e parlamentares que pressionam por mais investimentos públicos.

Lideranças partidárias se articulam para criar uma alternativa que permita a União aumentar o investimento em infraestrutura. Em conluio com o desejo dos parlamentares, cerca de 230 organizações da sociedade cívil se mobilizam para a revogação do teto como maneira de enfrentar a Covid-19 e a brutal crise econômica causada pela pandemia.

A Junta de Execução Orçamentária (JEO) liderada pelos ministros da Casa Civil, Braga Netto, e da Economia, Paulo Guedes enviaram um documento de consulta para o Tribunal de Contas da União (TCU). No documento, Guedes pedia que cerca de R$35 bilhões fossem aplicados em obras de infraestrutura e que esse montante fique fora do teto. A justificativa é que o recurso pode alavancar o crescimento do país no pós-pandemia.

Porém, devido a repercussão, o TCU arquivou a consulta e deixou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a deriva. Neste momento, a tarefa de Marinho será convencer o mercado financeiro que a revogação do teto é positiva para a economia.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Nome

30 de julho de 2020 às 20h49

Gastar, gastar e gastar….
A saída pro Brasil é Congonhas mesmo…….

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?