Live do Cafezinho (19h): que segurança pública que queremos?

Fundação Palmares exclui 27 personalidades negras de sua lista de homenagem

Por Redação

04 de dezembro de 2020 : 08h41

Durante a tarde desta quinta-feira, 3, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou que removerá 27 nomes da lista de personalidades negras elaborada pela entidade. Dentre os que serão excluidos estão Milton Nascimento, Gilberto Gil e Elza Soares.

“Aqui estão os 27 nomes excluídos pela Fundação Palmares, para quem perdeu. A lista de negros notáveis passou a prestar homenagens póstumas. Alguns podem voltar um dia, não todos”, escreveu Camargo em uma publicação no Twitter.

Os removidos foram, em ordem alfabética, Ádria Santos, Alaíde Costa, Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Elza Soares, Emanoel de Araújo, Gilberto Gil, Givânia Maria da Silva, Janete Rocha Pietá, Janeth dos Santos Arcain, Joaquim Carvalho Cruz, Jurema da Silva, Léa Lucas Garcia de Aguiar, Leci Brandão, Luislinda Valois, Marina Silva, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Paulo Paim, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Sandra de Sá, Servílio de Oliveira, Sueli Carneiro Terezinha Guilhermina, Vanderlei Cordeiro de Lima e Vovô do Ilê Zezé Motta.

Entretanto, oito novos nomes serão adicionados à lista, sendo eles: Jacira de Almeida Sampaio, Mussum, Luiz Melodia, Pixinguinha, Luiz Paulo Costa Silva (conhecido como “Negão do BOPE”), Wilson Simonal, Marcílio Luiz Pinto e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

Em outra publicação via Twitter, Camargo disse que devemos “valorizar quem merece”, além de mencionar que estas “são estas as oito personalidades que serão incluídas inicialmente. Outros nomes foram aprovados pela diretoria da Palmares e serão adicionados ainda neste mês. Reparação e reconhecimento. A história não pode ser adulterada, nem a verdade ocultada”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Valeriana

04 de dezembro de 2020 às 10h04

O aparelhamento ideologico dessa fundaçào era bastante gritante.

Responder

Luan

04 de dezembro de 2020 às 09h58

Otimo…sabemos muito bem o motivo pelo qual eram inseridos nessa lista (inutil).

Responder

dcruz

04 de dezembro de 2020 às 09h35

Caceta, ele deve se autodefinir com negro de alma branca.

Responder

Deixe uma resposta