Jornalista que ‘previu’ pandemia chama Bolsonaro e Trump de “ineficazes” no combate a Covid-19

David Quammen, jornalista e escritor que ‘previu’ a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, criticou a atuação de Donald Trump e Jair Bolsonaro (sem partido) durante a crise sanitária que atingiu o mundo.

Para ele, os presidentes dos Estados Unidos e Brasil são “terrivelmente ineficazes”.

“O tamanho da responsabilidade, da culpa, de certos líderes, incluindo o seu presidente [Bolsonaro] e o meu presidente [Trump], é muito grande. Eles não deram a atenção adequada para a gravidade da doença quantas pessoas ela estava infectando, quantas estavam terrivelmente doentes ou morrendo, quantas perdendo emprego, renda, seu sustento”, afirmou durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.

“A pandemia teve um impacto terrível. É possível deter esses transbordamentos [vírus] ou limitá-los antes que se tornem pandemias e, em alguns lugares, foi feito muito bem. Mas no Brasil e nos EUA, e em alguns outros lugares, por vários motivos, inclusive liderança política, isso foi terrivelmente ineficaz, lamento dizer”, completou.

Quammem é autor do livro O Contágio, de 2012, que alertou com muita antecedência sobre a pandemia do novo coronavírus. Ele escreveu também outros 14 livros, onde um deles fala sobre o Ebola.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.