Menu

Em BH, movimentos populares e partidos de esquerda promovem carreata pelo impeachment de Bolsonaro

Na última semana, após a tragédia de Manaus que horrorizou o país, pela falta de oxigênio nos hospitais que ocasionou mortes desnecessariamente em razão do descaso e da omissão das autoridades competentes, surgiu espontaneamente nas redes sociais e ganhou força o movimento ‘Impeachment Já, Pela Vida’, a ser realizado em carreatas de diversas capitais e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na última semana, após a tragédia de Manaus que horrorizou o país, pela falta de oxigênio nos hospitais que ocasionou mortes desnecessariamente em razão do descaso e da omissão das autoridades competentes, surgiu espontaneamente nas redes sociais e ganhou força o movimento ‘Impeachment Já, Pela Vida’, a ser realizado em carreatas de diversas capitais e cidades brasileiras no próximo sábado, 23 de janeiro, que cobra a responsabilização constitucional do presidente Jair Bolsonaro. Em Belo Horizonte, a carreata ocorrerá no sábado, 23 de janeiro, com concentração às 16 horas no entorno do Estádio Mineirão.

Cansados da negligência, do negacionismo e da irresponsabilidade do governo federal  com a pandemia da covid-19, e também indignados com a glorificação do autoritarismo e da violência, do elogio da ignorância e do ódio, um grupo de lideranças do Movimento Acredito decidiu arregaçar as mangas e lutar pelo impeachment do Presidente da República por meio de carreatas pelo país.

Esse protesto, logo no início, ganhou força rapidamente de forma orgânica pela internet, recebendo o apoio de um público diverso de cidadãos independentes indignados e também de uma coalizão de movimentos sociais, dirigentes partidários e organizações políticas. 


A carreata em Belo Horizonte já conta com o apoio de dezenas de entidades, movimentos sociais e partidos políticos, tais como: Movimento Acredito, Rede Sustentabilidade, PDT, PSB,  PT, PSOL, PC do B, PSTU, PCB, UP, Coletivo Alvorada, Movimento Antifascismo, Movimento Comunitário Trabalhista de Minas Gerais, SINASEFE IFMG (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFMG), Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Sind-REDE, 8M Unificado,  Diretoria da Regional Leste do Andes-SN, União da Juventude Socialista (UJS), Resistência Alvinegra, Galo Antifa,  Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Frente Brasil Popular – MG,  Frente Povo sem Medo, Sindifes, Apu BH, CUT, MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, CNBB, SindUTE,CTB / Sinpro-MG, MST, Movimento Nacional de Direitos Humanos, CDDH, Sindecon, Luta Popular, Sindpetro, Casa do Jornalista, Consulta Popular, Sitect/LPS e Coletivo Mineiro Popular Anarquista.

O movimento é suprapartidário, plural e diverso, mas tem por objetivo comum: a mobilização pelo impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, o apoio às medidas de isolamento social e aos protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde, e à vacinação em massa e rápida do povo brasileiro. A inspiração é das manifestações das “Diretas Já!”, pela Constituição de 1988, e pelo “Fora Collor!”, que conseguiram reunir uma multiplicidade plural de forças democráticas do país. O espírito que move o protesto ‘‘Impeachment Já, Pela Vida’ é o de Frente Ampla que o Brasil precisa para derrotar o projeto antidemocrático de necropolítica de Jair Bolsonaro. Nesse sentido, todos opositores de Jair Bolsonaro, independente da ideologia, são bem-vindos. 

Como o Brasil está em meio a segunda onda da covid-19, com o crescimento de casos e óbitos, a única maneira de protestar nas ruas com segurança que o movimento encontrou é por meio de carreatas. Pretende-se, com isso, iniciar um movimento de contestação mais amplo da sociedade civil ao atual ocupante da Presidência da República, responsabilizando-o em relação à degradação institucional, moral e sanitária do país. 

O protesto será pacífico e o movimento recomenda a todos os presentes o uso de máscaras e o distanciamento social. Quem não puder ir, incentiva-se colocar um pano branco na janela, em apoio ao movimento e em homenagem aos profissionais da saúde, e  simultaneamente à carreata a realização de um panelaço.

Além de Belo Horizonte, já estão previstas carreatas para o mesmo dia em Conselheiro Lafaiete, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Nova Lima em Minas Gerais. No Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Curitiba e Porto Alegre.  


Carreata pelo impeachment de Jair Bolsonaro em Belo Horizonte

Data: 23 de janeiro de 2021 – próximo sábado

Horário de concentração: 16h

Local: Mineirão 

Redes sociais:

Insta: htp://instagram.com/forabolsonarobh

Face: htps://fb.me/e/1VfVT7SvO

Twitter: @forabolsonarobh 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes