Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Governo Bolsonaro promove menor nível de investimento em infraestrutura desde 1947

Por Gabriel Barbosa

09 de fevereiro de 2021 : 16h13

Além da economia brasileira em queda livre, o Governo Bolsonaro também promove a penúria nos investimentos públicos.

No que diz respeito a Infraestrutura, setor primordial para a geração de empregos, Bolsonaro vai deixar para 2021 o pior nível de investimento desde 1947.

A contra investida é motivada pela necessidade quase que desesperada de cortar despesas para não estourar o intocável teto de gastos.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os cortes patrocinados pelo Governo Federal podem fazer com que o investimento público seja de apenas 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto). De 2010 a 2020, a média era de 0,5%.

Esse humilhante índice de 0,1% não é suficiente para realizar a manutenção da infraestrutura já existente no país. Com esse cenário de Deus nos acuda, podemos esquecer o investimento em estradas, aeroportos, portos e hidrelétricas.

Para o ano de 2021 a previsão era que o investimento fosse de apenas R$ 28 bilhões, o montante foi apresentado em agosto de 2020 pelo Governo Bolsonaro através do Projeto de Lei Orçamentário Anual.

Porém, esse valor representa 0,3% do PIB, ou seja, o investimento será corrigido para baixo para chegar no terrível 0,1%.

Que lástima! E ainda existem aqueles que adotam a cantilena de que o Estado brasileiro é inchado.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

09 de fevereiro de 2021 às 21h55

Eu já tive oportunidade de escrever por aqui: Bolsonaro é pior que Dutra e Dilma…

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?