Menu

Haddad destaca estratégia de desenvolvimento do Governo Lula

Neste domingo, 14, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), concedeu entrevista ao programa Conexão Xangai e destacou a estratégia de desenvolvimento adotada pelo Governo do ex-presidente Lula (PT). “O Lula era um operário que não tinha a confiança do mercado financeiro que assumiu o poder em 2003 e foi fazendo uma transição. Chegou num […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Neste domingo, 14, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), concedeu entrevista ao programa Conexão Xangai e destacou a estratégia de desenvolvimento adotada pelo Governo do ex-presidente Lula (PT).

“O Lula era um operário que não tinha a confiança do mercado financeiro que assumiu o poder em 2003 e foi fazendo uma transição. Chegou num momento que ele decidiu, com popularidade e respeitabilidade, para dar um salto e fazer o jogo das grandes nações. Tanto é que o Brasil a sexta potência mundial”.

Haddad também explicou a visão de Lula naquele momento que antecedia a grande crise econômica de 2008.

“Ele começou a ver alí, já caminhando para o segundo mandato, a chance de pensar estrategicamente o país. Do ponto de vista da estrutura, educacional, universidades no Brasil inteiro e do ponto de vista industrial. Eu reconheço que precisa ser feito um balanço do certo e errado do governo”, lembrou.

“Nós tínhamos uma série de cadeias produtivas que precisavam ser promovidas para o Brasil mudar de patamar. Mesmo com a crise econômica de 2008 que foi uma patada, o PT conseguiu manter essa linha”, completou.

Assista a entrevista completa!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Netho

16/02/2021 - 18h09

LULA foi o pai dos banqueiros e a mãe das empreiteiros.
Faltou ao ”poste acadêmico” de Lula – instalado no INSPER, que é o braço de intelectuais da XP Investimentos -, destacar os protagonistas do papéis centrais na ”estratégia de desenvolvimento”.
ODEBRECHT na liderança das empreiteiras.
BRADESCO na liderança dos bancos.
JBS na liderança do agronegócio.

Lincoln

15/02/2021 - 22h38

Até 2014 o Brasil era outro
2015
Teve o plano
Levi/Dilma
+
Todos contra o Pt
Todos contra a Petrobrás

    Francisco*

    16/02/2021 - 18h18

    De fato, até março de 2014, o Brasil era outro, a partir de então, calibrados por inesperados excelentes resultados das chamadas jornadas de junho de 2013, ativam a operação lava jato, internamente para retomada do Poder absoluto e externamente para acabar com a farra do brasileiro boi Soberano, a atrapalhar geopoliticamente o ‘capricious guaranteed ox’, com objetivo inicial de eleger Aécio presidente, pelo voto.

    O resto todo muito sabe, desconfia ou finge não saber:
    Economicamente, socialmente e animicamente, atolaram o Brasil no Brejo da Cruz-Credo e agora só resta reconhecerem o óbvio necessário pra desatola-lo.

    EdsonLuiz.

    16/02/2021 - 18h22

    Lincoln,

    A datação do início da recessão é 2014, portanto, os fatores que levaram à recessão se iniciaram anos antes.

    O PT jamais chamaria um economista com o perfil de Levi para assumir o Ministério da Fazenda. Jamais! Mas, veja, ainda dentro da campanha de 2014 a Dilma já sinalizara que o Guido Mantega não permaneceria à frente do ministério da. E o fez de público, o que constituiu uma imensa humilhação para Guido, que emprestou o diploma para Dilma e o PT fazerem suas experiências de aceleração do crescimento, sua versão de “desenvolvimentismo”.

    Veio janeiro de 2015, posse do 2º mandato de Dilma, e o PT colocou Joaquin Levi no ministério.

    Para acontecer isso. Para o PT colocar um economista com viės um tanto neoliberal para lidar com a economia, é porque a coisa toda já tinha ido pro espaço a muito tempo. Para concertar, só dando primeiro um cavalo de pau.
    Não foi nada legal ela negar durante a campanha que as coisas iam tão mal.

    As intervenções que levaram à recessão começaram bem antes, com mudanças erradas iniciadas em 2006/2007. Houve um intervalo 2008/2009. A expansão com dívida para suportar a crise mundial iniciada em 2008, essa estava certa, e aliás, foi bastante bem feita. Todos -TODOS – elogiaram. Pegue os artigos da Miriam Leitão da época sobre as medidas para a crise. Miriam elogia bastante as medidas.

    Mas aí, é claro que gasto gera bons números. Só que quando são feitos para atender a uma excepcionalidade, como era a crise econômica mundial de 2008, os gastos precisam ser retirados assim que ultrapassado o terremoto da crise. Como gasto gera crescimentos de 4%, 7%, 10%, e com isso um caminhão de postos de trabalho, os gastos foram mantidos. Só que o país não suportava gastos daquela forma, mal planejados e mal alocados – estímulo estatal ao investimento não é bandidos como Ike Batista, Joeslei e Odebrecht irem pedindo dinheiro e levando bilhões. Toma! Toma! Toma! Se fosse assim, era fácil. Era só ir gastando que vinham crescimento, emprego renda, andar de avião, etc.

    Tudo foi artificial. Tudo se dissolveu no ar. Mas com consequência materiais, principalmente para os mais pobres, e consequências políticas que estão sendo difíceis de serem superadas.

    Sinceramente, o PT não merece mesmo um bom número de petistas maravilhosos que eu encontro. Quem dera aqueles que se declaram de esquerda buscassem o PSOL. Eu acho que estariam abrigados em melhor teto.

    Já a Petrobrás é uma história um pouco mais escabrosa. Uma crônica policial.

Renato

15/02/2021 - 21h54

Haddad não existe; não respira, não se alimenta, não urina e não defeca se não for através de Lula. É impressionante o nível de submissão desse sujeito a Lula !

    Francisco*

    16/02/2021 - 18h37

    Impressionante mesmo, é o nível de desconhecimento que demonstras acumular sobre, política, história, civilidade, Haddad e Lula, reforçando a percepção de ignorância barata e rasteira, que vige nesse tempo da mediocridade à moda, onde o bárbaro exige barbaridades para ser parado.

EdsonLuiz.

15/02/2021 - 20h13

“Eu reconheço que precisa fazer um balanço do certo e errado do governo”.

“Um balanço do certo e do errado”?

De errado, a manutenção do crescimento econômico de forma artificial, com estímulo ao consumo com endividamento e colhendo como resultado final a MAIOR recessão da história da república, em um quadro de desequilíbrio persistente, que dura até hoje, do qual está sendo muito difícil sair.d e certo,

E de certo, qual o balanço possível quando você trás de volta o desemprego, a inflação, a queda de receita. E tem por consequência a falta de financiamento ao investimento, pesquisa, retirada de recursos da educação, da saúde, etc?

Nem estou falando de certas outras coisinhas.

    Batista

    16/02/2021 - 18h59

    Quando ‘tem dia que é de noite’ de forma continuada, proporcionada pela mesma fonte, só resta sacar Albert Einstein, à revelia, para intento honesto, preciso e necessário a possível e necessária reflexão para fazer cessarem as incessantes platitudes:

    “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.”

      EdsonLuiz.

      16/02/2021 - 20h51

      Você está me obrigando mais uma vez a ser como não sou, a fazer o que não faço.

      Mas estas tatiquinhas de ódio disfarçado enojam. E ódio semeado para defender o indefensável. O PT sempre fez isso, hoje é copiado pelo bolsonarismo. É mais uma coisa em que se parecem: tentam atingir quem os desmascara semeando ódio de forma insidiosa. Isso é derivado de uma grande identidade comum que têm, o autoritarismo.

      Primeiro, antes de lhe dizer o que quero, preciso observar que não tenho nenhum interesse em atacar o PT. Quando o faço, é para repor fatos. Se fossem ideias eu discutiria. Também reponho fatos de quaisquer outros que manobram, não só do PT. Aqui, dia destes, petistas fizeram isso comigo, repuseram a mim os dados que tinham ao discordarem dos meus. Pena que não consegui ler, pois chegaram com a lateral seccionada. Mas estes são petistas que não assimilaram as táticas de guerra torpe e pobre, como as suas. Tentam, como eu ser civilizados. Já as suas táticas são torpes, pobres e bobas.

      Pois eu vou ser como não sou e dizer o que normalmente não lhe diria, e o farei não por ódio, mas porque é uma avaliação que acho possível sobre você.

      Batista, você é um bosta!

      Eu conheço alguns petistas maravilhosos e que se identificam como de esquerda. Na minha opinião, se deixassem o PT e fossem para o PSOL, estariam em melhor teto. Eu nunca vi alguém do PSOL mentir ou manipular dados. Podem insistir em uma opinião, mas nisso têm direito; a opinião de ninguém é melhor que a de outro. Mas não manobram, não mentem, não manipulam.

      Boa noite, seu bosta!

        Batista

        17/02/2021 - 11h56

        Não perca o foco e a calma, pois pode desanda-lo, conforme demonstrado, quando o objetivo não é atingi-lo (para que?), mas sim não permitir que fique à vontade no Cafezinho in Paris, ‘sem lenço e sem documento’, para ‘reto e convicto’, despejar platitudes estúpidas, estreitas e tortas, pois binárias e portanto rasas, como se houvesse ‘ceteris paribus’ na política a permitir no caso em questão, ignorar-se a ‘operação lava jato’, as ‘pautas bombas’ e por aí segue a procissão da heterodoxia golpista continuada, utilizada com vistas a 2016, enquanto cá estamos já a derreter na ante sala da variante ‘tapuia’ do fascismo xucro, juntos e misturados a pandemia e o pandemônio que nos desgoverna, graça a omissos ou desavisados.

        Acorda, mané, pois tu não é bosta…

          EdsonLuiz.

          17/02/2021 - 16h35

          Você é só um bosta mesmo!

          Um bolsonarista também interpreta as coisas como você, isto é, não interpreta, vai tortamente, para as coisas ficarem bem confusas, atulhando adjetivos incongruentes e maus conselheiros a tudo e todos que o contrasta.

          Não pessoalize, não use seu ódio insidioso. Melhor seria refletir sobre os motivos e a prática que levaram mais de 40% de todos os brasileiros a terem a disposição negativa que têm sobre o PT. Como mais de 50% não tem opinião nenhuma, sobra muito pouco ainda disposto a ouví-los. Um motivo não seria esta forma de tratar quem diverge? Veja se eu agrido alguém para expor o que penso!
          Ou você vai continuar colocando a culpa nos outros?
          Quem é obrigado a ser cúmplice dos erros do PT e do bolsonaro; dos petistas, digo, de petistas e de bolsonaristas?

          Existe esquerda bem melhor do que suas estultíces. De autoritarismos e incompetências nós não precisamos, também não precisamos de quem pessoalisa e agride os que o contraria. Viva os bons petistas! que os há, e muitos. Eles só precisam disputar o PT a seus dirigentes, e substituí-los. E renovar o PT. Ainda hoje li uma ótima análise de Aldo Fornaziere sobre o Brasil e as esquerdas. E olha que foi no Brasil 247, onde concordo com muito pouca coisa.

          Não mais lhe respondo. Já prometi isso antes, vou cumprir. Outras vezes que você usar seu ódio insidioso por ser contrariado, pessoalizando, nada vou fazer, mas imagine que ali escrevi sempre: seu bosta! Porque quem faz ataque pessoal é isto: um bosta.

          Lembre-se de bolsonaro; seja diferente dele.

Galinzé

15/02/2021 - 18h02

Entregar o Pais na mao de empreteiras e bancos como de costume.


Leia mais

Recentes

Recentes