Paris Café: O que esperar da classe média para 2022?

Live: finanças funcionais, a economia a serviço das pessoas

Por Redação

26 de fevereiro de 2021 : 20h43

Na live de hoje, edição extra do nosso programa Paris Café, conversaremos com quatro especialistas num dos temas mais atuais do debate econômico: finanças funcionais. Alguns preferem chamar de Teoria Monetária Moderna (MMT, na sigla em inglês). A expressão Finanças Funcionais remete ao economista Abba Lerner, contemporâneo e amigo de John Maynard Keynes, que publicou um famoso paper com esse nome, em fevereiro de 1943, intitulado Finanças Funcionais e a dívida federal, no qual adiantava alguns dos fundamentos do que seria a MMT.

O título dessa live, “uma nova revolução copernicaniana”, usa uma expressão usada pela economista norte-americana Stephanie Kelton, em seu livro O mito do déficit, para falar da MMT.

Segundo Kelton, a MMT promove uma mudança profunda na maneira de pensar as finanças públicas, e que seria comparável à revolução científica iniciada por Copérnico, o primeiro a elaborar uma teoria dos planetas onde a Terra giraria em torno do sol, e não o contrário, como por milênios se acreditou.

A MMT tem a ambição de promover uma transformação igualmente profunda da economia.

***

TEMA: uma nova revolução copernicaniana: finanças funcionais, a economia a serviço das pessoas

Currículos dos entrevistados:

José Carlos de Assis: Jornalista, economista, doutor em Engenharia da Produção, autor de quase 30 livros de Economia Política nacional e internacional.

Simone Deos: Professora Livre Docente do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora do CERI – Centro de Estudos de Relações Econômicas internacionais.

David Deccache: Economista, Mestre (UFF), Doutorando (UnB) e Professor temporário na UnB. Assessor econômico na Câmara dos Deputados/PSOL

Daniel Negreiros Conceição: Economista e professor do Instituto de Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta