Menu

Gabriel Barbosa: Ao tentar intimidar Ciro Gomes, Bolsonaro pode ter escolhido seu pior pesadelo político

Por Gabriel Barbosa A tentativa de intimidação de Jair Bolsonaro contra o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, além de representar a ousadia de um covarde também mostra que o ex-capitão do Exército pode ter escolhido o seu pior pesadelo político. Nada de Bolsonaro é feito sem ter um significado, seja macabro ou eleitoral, e […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Sergio Lima / AFP

Por Gabriel Barbosa

A tentativa de intimidação de Jair Bolsonaro contra o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, além de representar a ousadia de um covarde também mostra que o ex-capitão do Exército pode ter escolhido o seu pior pesadelo político.

Nada de Bolsonaro é feito sem ter um significado, seja macabro ou eleitoral, e desde que assumiu a cadeira da presidência, o inquilino indesejável do Planalto tem sido alvo de fortes críticas do líder pedetista.

Com isso, é fato que ao longo desses 26 meses, Ciro tornou-se uma espécie de pedra no sapato de Bolsonaro, considerado umas das vozes mais ativas da oposição. Os filhos do presidente também se tornaram alvos das investidas oposicionistas de Ciro.

Optar por bater de frente contra um possível adversário em 2022, usando a Polícia Federal, e no momento de derretimento do seu governo pode ter sido uma das piores escolhas políticas de Bolsonaro. No final das contas, o presidente deu uma brecha para que o pedetista, um operador do direito, prove publicamente suas denúncias.

Convenhamos, não é difícil!

Logicamente, Ciro pode ser beneficiado com essa iniciativa de Bolsonaro, apesar do “particularmente, não ligo” do ex-ministro.

E politicamente?

Diferentemente de outros opositores de Bolsonaro o ex-governador, até onde se sabe, não tem ‘teto de vidro’ no que diz respeito a acusações de corrupção e narrativas baseadas somente na negação política.

Sendo assim, não será uma tarefa árdua se defender da perseguição de Bolsonaro. Além disso, o presidente acabou deixando o caminho livre para que o pedetista explore a narrativa da honestidade, qualidade considerada essencial para 35% dos eleitores que responderam a última pesquisa da XP/Ipespe.

De fato, o histórico de processos contra o ex-ministro é longo, mas boa parte dos seus acusadores não são considerados exemplos de moralidade na vida pública.

Um deles foi o ex-presidente da Câmara e todo poderoso, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que atualmente é condenado por 15 anos no escândalo do petrolão e foi um dos líderes ferrenhos do impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), processo classificado como ‘golpe’ pelo pedetista.

Em 2009, Cunha entrou com uma queixa-crime contra o então deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) por injúria e difamação após o parlamentar cearense ter dito em uma palestra que o peemedebista era um “exemplo de pessoa que não presta”.

Dois anos depois, o juiz federal da 12ª Vara Federal do Ceará, Augustino Lima Chaves, arquivou a queixa de Cunha por entender que Ciro Gomes “se referiu a temas nacionais e não no campo da moralidade pessoal”.

Até o momento, o pedetista não deu sinais sobre o que vai fazer a respeito do pedido de investigação feito por Bolsonaro, mas ao longo do dia recebeu a solidariedade de líderes políticos.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo Brandão

22/03/2021 - 08h36

Petistas iludidos mais uma vez com Lula candidato.
Banqueiros em festa, tanto com Bolsonaro ou com Lula.
O povo se lascando e pagando com a própria vida pela cegueira do PT em não largar o osso.
Se for Lula x Bolsonaro no 2º turno, vai dar Bolsonaro denovo!

João

22/03/2021 - 07h01

Esculaçhaaaaaaa agora CIRO.
Deita o cabelo.

carlos

21/03/2021 - 18h12

Qual o projeto de Ciro para o Brasil simplesmente, tirar 4 milhões de pessoas do spc e Serasa e o resto você sabem?

    Maicon Rosa

    24/03/2021 - 07h26

    PND – Projeto Nacional De Desenvolvimento. Visa unir as forças quem produz, com as forças de quem trabalha. Dentro disso, o projeto se organiza por restaurar vetores da economia. A restauração de crédito das famílias, o projeto nome limpo, é só o primeiro dos quatro principais vetores, pois o consumo das famílias é o que gira a economia. Te aconselho a estudar o PND, realmente vale a pena. Eu já fui petista e já defendi Bolsonaro, mas quando me deparei com a genialidade de Ciro Gomes, foi amor a primeira vista. Não renegue a inteligência. Sabe qual é a diferença é ter amor e paixão? A paixão cega. Nos faz agir por impulso, sem calcular os danos. O amor é completamente racional. Age calculando danos e ganhos. A paixão política é um veneno para o desenvolvimento. Política é pura estratégia.

carlos

21/03/2021 - 09h44

Eu já falei aqui a história do Ciro que começou lá atrás quando seu pai em Sobral , na zona norte do Ceará ele se candidatou por sublegenda do PDS antigo no caso seria o PDS 2 e ganhou contra os Barretos e os prados que até então se revezavam no poder, aí quem seu Euclides escolheu pra ser secretário de finanças da prefeitura ? Ciro Gomes usaria a máquina para trocando voto por material de construção, se elegeu deputado estadual, e por vai chegando a ser prefeito de Fortaleza, e governador, vocês acham quem nasce e cresce no PDS depois de estudar em Harvard pode ser de centro esquerda, em passe de mágica? Estarmos falando de identidade não de uma metamorfose natural, então é melhor para o Ciro vestir a carapuça, ao invés de ficar nessa crise eterna de identidade.

Sepulveda

21/03/2021 - 00h11

Ciro virou alvo de bolsonaristas e petistas. A gangue petralha comanda ataques diários pelas mídias petistas, nada diferença do que a mídia golpista fez com Dilma, comungam dos mesmos métodos. 247 é um folhetim petista, aliás se somar 2, 4 e 7 temos 13. Com essa artilharia dos dois lados mostra apenas que Ciro está certo, pois ninguém perderia seu tempo pra tacar pedras em árvore que não dar fruto. Nem Lula, nem Bolsonaro, chega de extremos, sou Ciro, o resto é desespero de gente que tem rejeição altíssima no país.

    carlos

    21/03/2021 - 10h17

    Eu defendo até a morte o direito de você votar em Ciro m porém primeiro vá se informar sobre a política do Ciro que com a máquina do governo de São Paulo na eleição passada perdeu para o Haddad, essa história já sei aonde vai terminar em Paris.

    Paulo César Cabelo

    21/03/2021 - 12h11

    Segundo as pesquisas recentes a rejeição do Ciro é bem maior do que a do Lula.

Vinicius

20/03/2021 - 22h30

Puxa vida, Gabriel. Ou o Ciro faz política com P maiúsculo ou vai virar o Lacerda da UDN.
Recebeu apoio de um monte de gente legal e hoje desce o pau no Lula.
O que é isso! Alguém precisa levar uma boa conversa com o Ciro. Assim não tem marqueteiro que possa ajudar.

Tony

20/03/2021 - 21h00

Para chamar alguém de ladrão precisa fazer uma denuncia…caso contrário leva um processo e perde casa, carro, etc…

Mas ninguém perde mais tempo para processar Ciro Gomes por compaixão humana…o sujeito tem claros problemas cognitivos e o irmão dele é maluco completo.

    Galinze

    21/03/2021 - 00h38

    A Ministra Damares processou esse transtornado faz pouco tempo, após ter perdido a Hilux para um integrante do MBL e um apartamento em Fortaleza pro Collor vai ser mais uma geladeira penhorada….kkkkkkk

      Gilmar Tranquilão

      21/03/2021 - 13h15

      “ministra damares” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      saporra já desceu da goiabeira???

      e o asno já pagou a Maria do Rosário?? kkkk

Patrice L

20/03/2021 - 19h47

Desculpe, que há melhores textos e comentários que esses aqui de tanta pretensão para um candidato que derreteu e que, nas pesquisas recentes, tá lá embaixo, até mesmo atrás do juiz ladrão. Tanto assim que o Ciro já disparou suas habituais grosserias e disparates antipetistas (juntar-se ao marqueteiro do “lulopetismo corrupto” pode né?) Ciro só é do campo da esquerda por contrabando editorial e, provavelmente, já deve ter comprado sua nova passagem pra Paris.

Brown

20/03/2021 - 17h13

Imaginam um debate entre Ciro e bozo. Uma ambulância tem que ficar na porta pra atender o palhaço depois, coitado.

    Galinze

    21/03/2021 - 00h42

    Já teve em 2018, um virou Presidente da República e o outro tá aí com 10% de intenção de votos e falando que vai tirar todo mundo do SPC com um toque de mágica…kkkkkkkk

      Gilmar Tranquilão

      21/03/2021 - 13h17

      Teve apenas uma fakeada escrota pra toupeira fugir do debate kkkkkkkkkkkkk

Alan C

20/03/2021 - 15h39

Era tudo que Ciro queria.

    Batista

    20/03/2021 - 18h36

    Ou o Bolsonaro.

    Com Narciro esfarelando, nada mais preciso que o desgoverno Bolsonaro segure a queda de quem tem o papel de ser obstáculo à esquerda em 2022, aqui ou em Paris, e cá entre nós, nada melhor entre esses dois que chamar pra ‘briga de galo’, né?

      Alan C

      21/03/2021 - 08h00

      Não

Alexandre Neres

20/03/2021 - 14h56

Toda a solidariedade ao democrata Ciro Gomes, Gabriel. Bolsonero está acusando o golpe em momento de fragilidade extrema. Está tentando intimidar a oposição, mas escolheu mal o opositor. Por óbvio, além de não poder gerar qualquer efeito jurídico esse aparelhamento do estado para atingir adversários políticos, pode caracterizar um abuso de autoridade e vir a render dividendos políticos para Ciro.

PS Faltou só o tuíte do deputado José Guimarães.

    Gabriel Barbosa

    20/03/2021 - 15h03

    Opa Alexandre, vou colocar o tweet do deputado conterrâneo, já o entrevistei na época do golpe contra Dilma. Obrigado pela lembrança!

ARY BOREL DE AGUIAR NETO

20/03/2021 - 14h38

Todo mundo tentando viabilizar Ciro p fazer frente a Lula, até o Bolsonaro!
Kkkkkkkkkk

    Batista

    20/03/2021 - 18h47

    Para ‘atacar Lula’, né?

    Afinal acreditar que possa fazer frente a Lula, lembrando o primeiro turno de 2018, Narciro 12,47% e Haddad 29,28%, mostra-se bem mais difícil.

      Alan C

      21/03/2021 - 18h01

      Aí depois fica numa choradeira de Paris isso, Paris aquilo…. rs

    Sebastião

    20/03/2021 - 20h27

    Mas se Bolsonaro se ligar, que pode dar visibilidade a Ciro. Retira. Ciro tem feito algo parecido, atacando Lula. Só que Lula não responde pra não entrar no embate, que daria mais visibilidade a Ciro.


Leia mais

Recentes

Recentes