Paris Café: O que esperar da classe média para 2022?

Foto: ANDRESSA ANHOLETE

Gabriel Barbosa: Influência política de Rodrigo Pacheco (DEM) será peça chave para os presidenciáveis em 2022

Por Gabriel Barbosa

05 de abril de 2021 : 19h11

Por Gabriel Barbosa

Senador de primeira viagem, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) alcançou em apenas 25 meses de mandato o posto que colegas de longa data ainda não conseguiram, o de presidente do Senado.

De perfil moderado no trato político e de boa oratória, o demista recebeu o apoio de praticamente todos os partidos na Casa, incluindo PT e PDT.

Sua postura na cadeira da presidência do Senado tem sido observada com atenção pelo mundo político/mercado financeiro e ao seguir essa trajetória, Pacheco deve se tornar uma peça chave para os presidenciáveis que desejam formar aliança com o centro em 2022.

Além dessas variáveis, o líder demista também leva consigo o fato de ter sido eleito por Minas Gerais, estado com grande importância no cenário político nacional. A história do Brasil mostra que dificilmente um candidato a presidência da República teve chances de ser eleito sem a maioria das intenções de voto dos mineiros.

Até o momento, a proximidade de figuras do DEM como o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia que ainda permanece no partido e do próprio presidente nacional da legenda, ACM Neto, com o PDT de Carlos Lupi pode resultar no estreitamento de laços políticos entre Rodrigo Pacheco e o ex-ministro Ciro Gomes, possível candidato ao Palácio do Planalto.

Se isso vai acarretar numa aliança nacional entre PDT-DEM ainda é muito cedo para afirmar e dependerá do cenário político, econômico e social que o governo Bolsonaro produzir. No Planalto, existe a expectativa de que em meados de setembro aconteça uma recuperação na popularidade de Bolsonaro através da vacinação e da reabertura de setores econômicos.

Se essa expectativa foi gerada internamente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, já devemos esperar o tipo de resultado.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta