Menu

Comissão debaterá vacinação contra a Covid-19 para pessoas com deficiência intelectual

O debate foi solicitado pela presidente da comissão, deputada Rejane Dias (PT-PI). Ela destaca que com a pandemia tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, mas as pessoas com deficiência intelectual, como autistas, por exemplo, foram dispensadas de usá-la. “Além da dificuldade de compreensão do atual cenário e dos perigos da não utilização […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O debate foi solicitado pela presidente da comissão, deputada Rejane Dias (PT-PI). Ela destaca que com a pandemia tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, mas as pessoas com deficiência intelectual, como autistas, por exemplo, foram dispensadas de usá-la.

“Além da dificuldade de compreensão do atual cenário e dos perigos da não utilização da máscara, pessoas com deficiência intelectual possuem, em alguns casos, Transtorno de Processamento Sensorial, que pode ser potencializado pelo uso da máscara de proteção individual. Esse cenário resulta, então, em uma maior exposição das pessoas com deficiência intelectual ao vírus”, explicou a deputada.

“A situação se agrava ao tratarmos das mais de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. O distúrbio genético, que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais, frequentemente é associado à comorbidades que são fatores de risco para a Covid-19. Os problemas variam desde os imunológicos até alterações cardiológicas e obesidade”, concluiu.

Para a Rejane Dias, apesar de o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid19 elencar as pessoas com deficiência intelectual como um dos grupos prioritários, a vacinação anda a passos lentos no Brasil. “Por esses motivos, torna-se necessário debater a importância da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com deficiência intelectual.”

Foram convidados para discutir o tema com os deputados:
– o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Ângelo Roberto Gonçalves;
– o técnico do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Victor Bertollo Gomes Porto;
– a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Substituta do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Ana Paula Nedavaska;
– a representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva Martha Moreira;
– a representante do Conselho Nacional de Saúde Vitória Bernardes Ferreira;
– a representante da Fundação Síndrome de Down Lenir Santos; e
– representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Autismo.

A audiência pública está marcada para as 13 horas, no plenário 12. Os interessados podem participar por meio do portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Manoel

12/04/2021 - 14h51

58.000.000 na fila…


Leia mais

Recentes

Recentes