Menu

Ciro erra ao atacar blogs

Em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, que trabalha hoje na Carta Capital, o presidenciável Ciro Gomes voltou a fazer um ataque muito equivocado a alguns blogs políticos, nominalmente o 247 e o DCM. E digo voltou porque não é a primeira vez. É um erro, sobretudo, de conteúdo. A acusação de Ciro é de que […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, que trabalha hoje na Carta Capital, o presidenciável Ciro Gomes voltou a fazer um ataque muito equivocado a alguns blogs políticos, nominalmente o 247 e o DCM. E digo voltou porque não é a primeira vez.

É um erro, sobretudo, de conteúdo. A acusação de Ciro é de que os blogs formam uma espécie de “gabinete do ódio” pago com “dinheiro sujo do PT”. Em algumas ocasiões ele fala em “sobras do petrolão”.

É uma acusação que não tem sentido algum. Esses blogs não precisam de financiamento do PT, porque criaram fontes próprias de receita. Eles tem relação política com o PT, o que é diferente.

Quanto ao uso de “dinheiro sujo”, isso é uma baixaria desnecessária. Não se deve acusar ninguém sem provas.

Tampouco são “gabinete do ódio”, expressão que não deveria ser vulgarizada. Se Ciro bate duro no PT, deveria encarar como natural, e até positivo para ele, que alguns blogs de esquerda, lidos e assinados por milhares de petistas, reajam na mesma moeda.

Eu não concordo com diversas críticas que esses blogs fazem a Ciro Gomes. Inclusive já postei alguns contrapontos aqui no Cafezinho. Mas também não concordo com algumas críticas que Ciro faz ao PT. Temos que aprender a discordar uns dos outros com mais respeito e civilidade.

Mesmo se se descobrisse que o PT “financia” esses blogs, o que acho difícil que seja verdade, não entendo qual seria o crime ou o problema. O partido comunista sempre financiou sua imprensa, e, em inúmeros momentos da história, em muitos países, foi uma imprensa de excelente qualidade, oferecendo um contraponto fundamental à imprensa burguesa, que também, aliás, sempre foi financiada por seus “partidos”.

Partidos políticos não são organizações criminosas, e não devemos jamais nos render a retórica antipartidária que levou a Lava Jato e a Bolsonaro. Como dirigente partidário, Ciro Gomes deveria defender que o PDT, por exemplo, trabalhasse pela democratização da comunicação, estimulando que suas prefeituras anunciassem também em blogs políticos. É isso que todo partido progressista, de esquerda, e comprometido com um debate político plural, deveria fazer.

Por trás dessas acusações, há também um certo preconceito, derivado do desconhecimento sobre os mecanismos de financiamento dos blogs políticos, até por eles constituírem fenômeno relativamente novo na vida brasileira.

Desde algum tempo, os blogs políticos que atingiram uma audiência razoável, obtém financiamento com certa facilidade através de ferramentas publicitárias as mais diversas, além do hábito crescente dos leitores de ajudarem os blogs que mais gostam. Diferentemente do passado, em que jornais locais precisavam, quase que necessariamente, de financiamento político, isso não é mais uma realidade.

Toda mídia que opera no jornalismo político, grande ou pequeno, tem lado. O Globo tem lado. A Folha tem lado. O Estadão tem lado. A Veja tem lado. E os blogs tem lado. Alguns disfarçam melhor. Outros tem um tamanho relativamente grande, que os permitem “diluir” um pouco a opinião central do órgão. Um blog político tem muito menos instrumentos para fazer isso. Se o editor do blog tem uma opinião, e ao mesmo tempo escreve para o blog e trabalha de âncora nas lives do blog, será impossível disfarçar a sua opinião. E aí a questão da “parcialidade” aparece com uma clareza às vezes constrangedora.

Mas não há nada de errado nisso. Ter lado, assumir posições políticas, não é crime. Numa democracia, eu diria até que é bastante saudável. Não precisamos recuperar a lei de Sólon, primeira liderança democrática da Grécia Antiga, que instituía pesadas multas contra os cidadãos “isentos”, mas também seria absurdo, num regime inteiramente baseado em partidos políticos, alimentar preconceito contra cidadãos, jornalistas ou blogs por causa de seus vínculos, muitas vezes puramente ideológicos, com esses mesmos partidos. 

É um erro igualmente na forma, porque seria perfeitamente possível a Ciro Gomes rebater as críticas desses blogs, sem apelar para menções a “dinheiro sujo” ou supostas ligações com o PT.

Além do mais, se o objetivo é neutralizar as críticas desses blogs, o resultado é o oposto. Acusações exageradas acabam por gerar movimento de solidariedade em favor desses veículos, inflamando de tal maneira os ânimos da militância petista, que ela acaba por aderir a uma cruzada anticirista que apenas prejudica o presidenciável e exaure a sua “turma boa”, que precisa ficar lhe defendendo o tempo inteiro. 

Numa eleição, assim como numa guerra, apostar em fazer mais e mais inimigos, não me parece a melhor estratégia. 

Ciro hoje é um dos líderes mais importantes da terceira via. Sua palavra é ouvida com muita atenção, sobretudo por milhares de brasileiros que preferem não votar em Lula ou Bolsonaro, e o vêem como um candidato viável, e com um bom projeto nacional. 

Não deveria cometer esse tipo de erro, até porque, diante da tragédia social na qual estamos submersos, será difícil convencer o brasileiro de que um dos grandes problemas do país são dois ou três blogs que o criticam. 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sigma7

30/04/2021 - 09h35

Esses blogs possuem editorial anti-Ciro. Não têm ideologia nenhuma. Se Ciro procura um ministro da economia ou vice do mercado, eles o criticam. Mas se o Lula procura, eles silenciam, não publicando absolutamente NADA. São totalmente tendenciosos e moderam os comentários, mantendo apenas os bots que possuem alinhamento fisiológico.

Alan C

29/04/2021 - 17h31

Que decepção

Francisco*

29/04/2021 - 16h56

A Ciro o que é de Ciro:

O direito de dar tiros nos pés, há mais de 40 anos, desde que lançou-se na política pelo PDS, partido sucessor da ARENA, então partido da ditadura militar.

E para descobrir de fato quem é Ciro, com mais de quatro décadas na política, experimente pesquisar e citar um único apoiador com destaque político que o acompanhe ou tenha acompanhado, por mais de 5 anos, sem pertencer a família Ferreira Gomes, nesse extenso tempo em que passeou por 7 diferentes partidos.

Sepulveda

29/04/2021 - 15h11

Quer dizer que eles podem meter no ra.. de Ciro e ele não pode dizer nada, um jornalismo marrom, folhetim petista que ataca todo mundo, mas não faz cobra autocrítica do petismo, porém, vive de intrigas e de difamações contra quem critica o lulopetismo, me compra um bode. O arrogante do Lula desdenha que tem 30% na pesquisa e o Ciro 3% (sabemos que o Ciro tem muito mais) depois fica chorando que o eleitor do Ciro não vota no PT. A loira presidenta diz que o PT não vota em Ciro nem com reza Braba, mas cobra que Ciro faça campanha pra eles. Sanatório esse país, espero que você não perca o juízo também nem aja por corporativismo.

    Ney

    30/04/2021 - 16h13

    Ele já esta agindo por corporativismo. Não tenha dúvida.

Bruno Leite Brossa

29/04/2021 - 13h37

O Ciro, que já foi minha segunda opção de voto depois de Lula, perdeu posição para Flávio Dino e Boulos.

    Sepulveda

    30/04/2021 - 00h31

    Larga de ser mentiroso, vc é petista e a opção de petista é sempre um petista, Dino e Boulos vivem iludidos com Lula, mas Lula nunca os apoiará a nada, o PT é só o PT e pronto.

Patrice L

29/04/2021 - 13h27

https://revistaforum.com.br/blogs/blogdorovai/qual-sera-o-efeito-de-joao-santana-em-ciro-gomes/

Efeito mostrando um Ciro totalmente fake, já que ele é mais reconhecível pelo que ele é mesmo. Ou seja, um ser grosseiro e não confiável. E, como bem disse ontem o Eduardo Guimaraes, terrível que seus apoiadores fiquem calados diante de tantas e tão graves ofensas que saem de sua boca a título de crítica política.

Marco Vitis

29/04/2021 - 10h45

Sua crítica ao Ciro é válida. Porém, o buraco é mais embaixo. Jornalismo NÃO É Publicidade e Propaganda. São balcões diferentes, meu caro Miguel.
Eu não acesso mais o 247 e o DCM. Este último, por um “jornalista” chamado Joaquim, publicou uma matéria em que o título era mais ou menos o seguinte: “Ciro defende torturador”. Fui ler a matéria. Descobri que a justificativa para a manchete era que Ciro, na época líder estudantil, defendia a Anistia e a volta dos exilados. Como a anistia serviu para proteger torturadores, então, pela lógica do DCM, Ciro defendeu torturador. Haja saco pra canalhice desse tipo.
Os ataques a Ciro no 247 são igualmente contundentes, na maioria das vezes distorcidos e algumas vezes mentirosos. Fazem campanha pelo PT e contra Ciro, pelo risco que ele apresenta para o projeto político do PT.
Miguel, você sabe o que Carlos Alberto fez contra o inglês Lee na copa de 70 no México ?

Renato

29/04/2021 - 10h37

Glen Greenwald na Carta Capital. Quem diria, Greta Garbo acabou no Irajá !

Rodrigo de Albuquerque

29/04/2021 - 10h07

Ah, esses dois blogs sujos do PT, 247 e Diário do ** do Mundo atacam Ciro Gomes todos os dias e ele vai ficar calado? Ataque mesmo, Ciro!! Petralha odeia a verdade!!

Brown

29/04/2021 - 09h36

Não entendi a charge. Só não é idiota quem se informa somente em blogs?

Mateus Nogueira

29/04/2021 - 08h47

Miguel, seus textos sempre muito bem escrito, parabens.
E parabens tb pela crítica ou auto critica

carlos

29/04/2021 - 08h24

Atacar os blogs o que existe de imparcial na imprensa brasileira, é no mínimo desespero que não leva a nada, ainda mais pra uma pessoa que se diz candidato é um tiro no pé, por isso está patinando em 9% e não vai passar disso.

Antonio Morais

29/04/2021 - 06h55

Penso que a esquerda deveria mudar o rumo das criticas. Por exemplo: Ciro deveria falar das coisas boas do Lula e Lula das coisas boas do Ciro. Deveria também falar das coisas boas e pessoas do bem das forças armadas, das coisas boas do capitalismo (será que tem?), do socialismo, e assim por diante. Esses discursos de ódio já encheram o saco, são do campo da direita.

andre

29/04/2021 - 06h50

Sou de certa idade.
Acompanho política desde pequeno, qdo vendia jornal.
Conversava muito com o dono do jornal que me passou algumas dicas.

O Ciro Gomes, infelizmente, é completamente destemperado.

O jornalista me dizia algo como “pavio curto”. Este estoura rápido.

E explicava que este tipo, chegava rápido em alguns cargos, mas para outros se atrapalham. Mulheres não gostam de homens que gritam. Crianças se assustam. E quem tem neurônios, sabe que é só perda de razão.

Não vejo grandes chances para Ciro, não só pelo pavio curto, temperamento desagradável, mas pela falta de base partidária e falta de confiança, tanto do eleitor de direita qto do de esquerda.
Passou por 14 partidos.

O PT trabalhou 30 anos para construir uma base e os demais partidos de centro e direita, a elite, a mídia, adoram atacar a militância do PT. Ciro se alia as elites e age sem entender conceitos básicos de política.
Um erro, pois só faz fortalecer a militância.

Veja meu caso, trabalhando duro, porque esta um caos. Mas qdo vejo Ciro, o turista que lavou as mãos em 2018 e é corresponsável pelas 400 mil mortes, falando bobagens, me sinto na obrigação de dizer – volta pra Paris!!

Os: faltou o cafezinho assumir que é cristã, segue o exemplo de carta capital e assume, sai do armário. Fica a dica.

PAULO ROBERTO VASQUES DA SILVA JUNIOR

29/04/2021 - 00h14

Faz um teste. Tenta falar bem do Ciro Gomes no 247 e veja que eles não postam o seu comentário e te bloqueiam. O DCM também faz isso.

    O Demolidor

    30/04/2021 - 13h14

    O cafezinho bloqueia comentários também…..hahaha o cirismo é pura hipocrisia apontando o dedo….

Tiago Silva

29/04/2021 - 00h06

Parabéns pelo artigo que expõe o Ciro buscando dar um tiro no próprio pé na amente (inclusive caluniando e difamando sem provas para fugir do debate que se deveria buscar com a imprensa… E olha que o Ciro não faz o mesmo por exemplo em relação à Jovem Pan que o Ciro costuma frequentar).

Antes achava que seria incapacidade do Ciro, mas começo achar que a luta do Ciro parece que é na busca do reposicionamento de marca do PSDB… Nem que pra isso Ciro encena ser um Biruta de Aeroporto que lhe gera antipatia e respinga no PDT e na Esquerda (que parece que Cirulipa só aceita quando satisfaz ao seu ego ou vaidade).

Difícil entender aparentemente tanta ignorância de alguém que se acha inteligente.

Sebastião

28/04/2021 - 23h59

Não se ver Lula atacando Ciro como este tem feito com Lula. Só de início mostra quem tem ódio de fato.

E Miguel, por muitos anos, blogs alternativos da esquerda, foram execrados por Reinaldo Azevedo, como: esgotofera. Até O Cafezinho era incluído no pacote. Porque, eram alinhados ideologicamente ao PT, e não há mal nenhum nisso.

Bolsonaro anuncia em blogs de extrema direita e os tucanos anunciam na Veja e outras mídias de direita. Inclusive, as escolas em SP são doutrinadas via Veja.

Hipocrisia é negar que só um lado faz isso, quando o PT era governo. Augusto Nunes que o diga.

Tiago Carvalho

28/04/2021 - 23h25

Companheiro, vc está desinformado, PT como governo financiava com dinheiro publico, provavelmente ainda recebam alguma verba de gabinete.

Em 2015 o 247 recebeu R$732 mil , confira no link.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/09/1817885-governo-temer-suspende-repasse-a-blogs-pro-pt.shtml

    Ciro Prado

    30/04/2021 - 07h40

    Mano, o Cafezinho também recebia dinheiro público dos governos, por isto ele está defendendo este esgoto do “jornalismo”. Ele está se sentindo atacado pelas críticas do Ciro. Mas a reclamação do meu xará não é sobre dinheiro público por cima da mesa, mas do financiamento ilegal, conforme o próprio Vaccari confirmou que fazia, e as fake news. Está passando pano para crimes, provavelmente sem perceber.

      Batista

      01/05/2021 - 01h16

      Conjur -10/07/2017

      “(…) O fato de vários delatores corroborarem a mesma versão para os mesmos fatos não desincumbe o Ministério Público de provar o que a acusação diz. E, de acordo com a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi isso que aconteceu com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT: três delatores deram certeza de que Vaccari sabia da origem ilegal do dinheiro que abasteceu as contas das últimas campanhas do partido. Mas faltou ao MP Federal comprovar o que foi dito por eles…”

      O PRÓPRIO VACCARI CONFIRMOU QUE FAZIA FINANCIAMENTO ILEGAL para as campanhas, tanto quanto tu não és desinformado ou leviano.

      Não faça como o MP Federal, comprove que Vaccari CONFIRMOU que fazia financiamento ilegal.

    Sebastião

    30/04/2021 - 08h57

    Que mal há nisso? O governo Bolsonaro, anuncia em sites de extrema direita. Se Ciro estivesse no executivo, anunciaria na Carta Capital… Em SP os tucanos sempre foram parceiros da mídia, e o governo sempre anunciou na imprensa paulista. Inclusive, nas escolas estaduais de SP, a Veja mantinha contratos, pra servir como informativo para os estudantes.

    Só que, essa mesma mídia, foi incutindo, dizendo que a esquerda que doutrinava ou aparelhava as máquinas públicas, algo que os tucanos já eram expets. Olhem como a PF era na época FHC, se não havia semelhanca com a PF de Bolsonaro. Um fato, específico: O MARIDO DE ROSEANA SARNEY. Esta que ameaçava os tucanos como candidata preferida, para a presidência em 2002. A PF de FHC, agiu rápido pra impedir a candidatura dela.

    Por ironia, foi o governo de esquerda, tão atacado pela imprensa e pela direita, que agiu sem perseguir adversários.

Francisco

28/04/2021 - 23h06

Crítica necessária e bem colocada. Na ânsia de se apresentar como única solução possível para os problemas do Brasil, Ciro está cometendo graves erros políticos. Apesar de ser um grande nome, tal estratégia pode arruinar suas possibilidades de chegar aonde almeja.

Alan C

28/04/2021 - 21h53

Qualé Miguel, vai travar meu comentário só pq citei teus amigos??

Jorge Juca

28/04/2021 - 21h38

Qualquer um que já tenha lido uma página de comentários de uma matéria a respeito do Ciro no 247 ou DCM entende perfeitamente o motivo de ele querer se defender desses sites. O nível é realmente asqueroso, só preconceito, só mentira. Não sei se 247 e DCM são financiados com dinheiro sujo ou não, mas sei que bom jornalismo tem alguns fundamentos: respeito à lógica, respeito à realidade fática, ouvir o outro lado. Nada disso é minimamente levado em conta em 247/DCM, são dois exemplos de péssimo jornalismo. Não tem nada a ver com a questão de ter opinião ou lado. São realmente dois sites que só servem para espalhar ódio contra os adversários do PT, nem nenhum compromisso com informar com um mínimo de qualidade. Ao invés de melhorar a qualidade e o acesso à informação no Brasil, esses sites do PT só fizeram foi emporcalhar ainda mais a qualidade da informação e a formação de opiniões no país.

Walsil

28/04/2021 - 21h19

O Ciro tornou-se uma variante do bolsonaro. Com muito mais inteligência e eloquência, mas uma variante, cujo objetivo, como ele mesmo afirmou, é derrotar o PT. Está fadado a ser a versão masculina da Marina

sergio britto

28/04/2021 - 19h58

Como se explica todo o discurso de ódio dos Lulopetistas em relação ao Ciro Gomes, usando sempre o mesmo argumento de que ele é isso, que ele é aquilo porque foi para Paris entre o primeiro e o segundo turnos de 2018?

    Alexandre

    29/04/2021 - 09h53

    Mas ele foi ou não foi pra Paris? rs

    Sebastião

    30/04/2021 - 09h03

    Eis a diferença. Lula não ataca Ciro. Enquanto o próprio Ciro ataca e xinga o Lula, os fanáticos petistas, se defendem dele e contra-atacam.

    Muito antes de entender a estratégia de Ciro, em querer polarizar ou levar a pecha do anti-petista que ele almeja. Lula já não atacava Ciro.

Ronei

28/04/2021 - 19h49

Dessa vez o Cirolipa tem razão, o PT é uma facção e tudo que tem a ver com a mesma é sujo…e faz muito bem a se distânciar dessa imundícia.

Marcelo Silva

28/04/2021 - 19h47

Percebo um “mea culpa” do cafezinho acerca de sua “defesa” e “campanha” pelo ciro?
ótimo!
Obrigado por voltarem ao lado certo da história.
vocês não iam gostar de paris mesmo…
heheheh
abraços! Sinceros e leais!!!

Paulo

28/04/2021 - 19h31

Parece que esses blogs têm sistematicamente atacado Ciro, talvez de forma rasteira, pelo que leio por aqui vez ou outra. Leio, também, que são censores implacáveis. Este é o principal defeito, e não ter posição política consolidada, o que é normal e saudável. Claro que tem comentários que só xingam, acusam de forma leviana, mas eu acredito que a censura é sempre o último recurso, pois, num blog saudável, há uma autodepuração dos comentários. As pessoas se sentem constrangidas em poluir um espaço limpo…

    carlos

    29/04/2021 - 11h45

    Eu por exemplo nasci e nasci e me criei no município de Santa Quitéria, moro em fortaleza há muito tempo, sempre votei no Ciro seja pra deputado prefeito, governador, mas nunca me iludi com essa história de que Ciro é esquerda, porque a história mostra isso, me parece tenho certeza que é isso que os blogueiros vem mostrando mas o Ciro não assume esse lado real da história somente isso.


Leia mais

Recentes

Recentes