Menu

Exame/Ideia: quase 60% dos eleitores dizem que Bolsonaro “não merece ser reeleito”

Mais uma pesquisa eleitoral, divulgada nessa sexta-feira, sinaliza uma derrota do atual presidente da república nas eleições de 2022. O comparativo deve ser feito com a mesma pesquisa feita em maio.  Na espontânea, Lula agora lidera com 22% (em maio tinha 19%), contra 19% de Bolsonaro (que tinha 17% na anterior). Ciro Gomes dobrou seu […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mais uma pesquisa eleitoral, divulgada nessa sexta-feira, sinaliza uma derrota do atual presidente da república nas eleições de 2022.

O comparativo deve ser feito com a mesma pesquisa feita em maio

Na espontânea, Lula agora lidera com 22% (em maio tinha 19%), contra 19% de Bolsonaro (que tinha 17% na anterior). Ciro Gomes dobrou seu percentual de 3% para 6%. Aparentemente, esse crescimento dos três principais candidatos vem na onda da redução dos indecisos, que passaram de 46% para 42%, e do desaparecimento de Luciano Huck e João Amoedo. 

Na pesquisa estimulada, Lula aparece na liderança, com 39%, oscilando dois pontos para cima, ao passo que Bolsonaro tem 31%, perdendo um ponto. Ou seja, a vantagem de Lula, que era de 5 pontos na pesquisa, ampliou-se para 8 pontos nessa. 

Ciro Gomes pontua de 10% a 16% conforme o cenário. Nota-se igualmente uma redução do percentual dos indecisos, o que sinaliza um movimento de maior tomada de decisão por parte dos eleitores. 

Em relação ao segundo turno, vamos ver primeiramente a evolução do cenário principal, entre Lula e Bolsonaro. Nele, nota-se uma estagnação do percentual de ambos, com vantagem de 5 pontos para o ex-presidente. Em maio, o petista aparecia nesse mesmo cenário com vantagem de 8 pontos. 

 

 

Os números de Ciro Gomes no segundo turno, se mantiveram estáveis, com alguma melhora de performance em relação a Bolsonaro, mas piora em relação a Lula.  

Em maio, Ciro pontua 37% X 40% contra Bolsonaro; em junho, sua pontuação é de 39% X 41%. 

Em maio, Ciro tinha 35% X 43% contra Lula; em junho, tem 34% X 45%.  

A pesquisa também apurou quem o eleitor pensa que será o presidente, independente de seu voto. Para 34%, será Lula. Para 33%, será Bolsonaro. 19% responderam não saber. 

Na pesquisa de maio, 26% achavam que Lula será o presidente, e 25% diziam o mesmo sobre Bolsonaro, e 34% disseram não saber. 

Na tabela de rejeição, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 40%, seguido de Lula, com 37%. Ciro aparece com 20% de rejeição.

O gráfico abaixo traz um dos números mais importantes da pesquisa: 58% afirmaram que Jair Bolsonaro não merece ser reeleito. 

***

A pesquisa também trouxe uma avaliação da gestão de Bolsonaro, que voltou a se deteriorar: agora 52% afirmam desaprovar a maneira como ele “lida com seu trabalho como presidente”, contra 29% que aprovam. 

A avaliação do governo também piorou: agora 54% dão nota ruim/péssimo, e apenas 25% nota ótimo/bom. 

Conclusão

Trata-se de mais um número que confirma o que todas as outras vem mostrando: Bolsonaro perde no primeiro e no segundo turnos. Entretanto, essa pesquisa sinaliza a possibilidade de Bolsonaro ter encontrado, ao menos por enquanto, um “piso”, visto que sua pontuação de votos “espontâneos” cresceu de 17% para 19%. 

Lula, por sua vez, aparece cada vez mais forte. Aparentemente, tem lugar garantido no segundo turno. 

Na terceira via, o único que apresenta alguma chance de chegar ao segundo turno, ainda que em condições muito difíceis (sendo um candidato de esquerda que precisa ocupar o espaço de Bolsonaro, um candidato de direita), é Ciro Gomes. Essa pesquisa oferece até alguma luz à sua campanha, por aparecer com 16% num dos cenários. Ele dependerá agora de dois fatores convergentes: que outros candidatos da terceira via renunciam e apoiem sua candidatura, e que Bolsonaro experimente um colapso. 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

26/06/2021 - 13h10

Willy você subiu no pé de goiaba e ficou estrepado, não leu em jornal, que o Lula esteve no Rio de Janeiro, agora mesmo está vindo pra Pernambuco, conversando com as pessoas. Diferente do bozo que não trabalha fica em campnha através de motociata.

Valeriana

26/06/2021 - 07h39

Merece puxar uma cana

ermes

25/06/2021 - 12h12

A imprensa tà sem grana, faz muita falta para Globo e Cia o Lula viu…

Willy

25/06/2021 - 12h11

Cadé esse Lula que ninguem ve ele…?

A maioria dos brasileiros segundo as pesquisas atribuem a ele e a Dilma a tragedia brasileira atual e ganha as eleiçoes sem nem ser candidato, sem ninguem ver ele fora dos tribuanis…?

Desçam do pé de alfaçe que tà mais que ridiculo….


Leia mais

Recentes

Recentes