Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Exame/Ideia: quase 60% dos eleitores dizem que Bolsonaro “não merece ser reeleito”

Por Miguel do Rosário

25 de junho de 2021 : 11h55

Mais uma pesquisa eleitoral, divulgada nessa sexta-feira, sinaliza uma derrota do atual presidente da república nas eleições de 2022.

O comparativo deve ser feito com a mesma pesquisa feita em maio

Na espontânea, Lula agora lidera com 22% (em maio tinha 19%), contra 19% de Bolsonaro (que tinha 17% na anterior). Ciro Gomes dobrou seu percentual de 3% para 6%. Aparentemente, esse crescimento dos três principais candidatos vem na onda da redução dos indecisos, que passaram de 46% para 42%, e do desaparecimento de Luciano Huck e João Amoedo. 

Na pesquisa estimulada, Lula aparece na liderança, com 39%, oscilando dois pontos para cima, ao passo que Bolsonaro tem 31%, perdendo um ponto. Ou seja, a vantagem de Lula, que era de 5 pontos na pesquisa, ampliou-se para 8 pontos nessa. 

Ciro Gomes pontua de 10% a 16% conforme o cenário. Nota-se igualmente uma redução do percentual dos indecisos, o que sinaliza um movimento de maior tomada de decisão por parte dos eleitores. 

Em relação ao segundo turno, vamos ver primeiramente a evolução do cenário principal, entre Lula e Bolsonaro. Nele, nota-se uma estagnação do percentual de ambos, com vantagem de 5 pontos para o ex-presidente. Em maio, o petista aparecia nesse mesmo cenário com vantagem de 8 pontos. 

 

 

Os números de Ciro Gomes no segundo turno, se mantiveram estáveis, com alguma melhora de performance em relação a Bolsonaro, mas piora em relação a Lula.  

Em maio, Ciro pontua 37% X 40% contra Bolsonaro; em junho, sua pontuação é de 39% X 41%. 

Em maio, Ciro tinha 35% X 43% contra Lula; em junho, tem 34% X 45%.  

A pesquisa também apurou quem o eleitor pensa que será o presidente, independente de seu voto. Para 34%, será Lula. Para 33%, será Bolsonaro. 19% responderam não saber. 

Na pesquisa de maio, 26% achavam que Lula será o presidente, e 25% diziam o mesmo sobre Bolsonaro, e 34% disseram não saber. 

Na tabela de rejeição, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 40%, seguido de Lula, com 37%. Ciro aparece com 20% de rejeição.

O gráfico abaixo traz um dos números mais importantes da pesquisa: 58% afirmaram que Jair Bolsonaro não merece ser reeleito. 

***

A pesquisa também trouxe uma avaliação da gestão de Bolsonaro, que voltou a se deteriorar: agora 52% afirmam desaprovar a maneira como ele “lida com seu trabalho como presidente”, contra 29% que aprovam. 

A avaliação do governo também piorou: agora 54% dão nota ruim/péssimo, e apenas 25% nota ótimo/bom. 

Conclusão

Trata-se de mais um número que confirma o que todas as outras vem mostrando: Bolsonaro perde no primeiro e no segundo turnos. Entretanto, essa pesquisa sinaliza a possibilidade de Bolsonaro ter encontrado, ao menos por enquanto, um “piso”, visto que sua pontuação de votos “espontâneos” cresceu de 17% para 19%. 

Lula, por sua vez, aparece cada vez mais forte. Aparentemente, tem lugar garantido no segundo turno. 

Na terceira via, o único que apresenta alguma chance de chegar ao segundo turno, ainda que em condições muito difíceis (sendo um candidato de esquerda que precisa ocupar o espaço de Bolsonaro, um candidato de direita), é Ciro Gomes. Essa pesquisa oferece até alguma luz à sua campanha, por aparecer com 16% num dos cenários. Ele dependerá agora de dois fatores convergentes: que outros candidatos da terceira via renunciam e apoiem sua candidatura, e que Bolsonaro experimente um colapso. 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos

26 de junho de 2021 às 13h10

Willy você subiu no pé de goiaba e ficou estrepado, não leu em jornal, que o Lula esteve no Rio de Janeiro, agora mesmo está vindo pra Pernambuco, conversando com as pessoas. Diferente do bozo que não trabalha fica em campnha através de motociata.

Responder

Valeriana

26 de junho de 2021 às 07h39

Merece puxar uma cana

Responder

ermes

25 de junho de 2021 às 12h12

A imprensa tà sem grana, faz muita falta para Globo e Cia o Lula viu…

Responder

Willy

25 de junho de 2021 às 12h11

Cadé esse Lula que ninguem ve ele…?

A maioria dos brasileiros segundo as pesquisas atribuem a ele e a Dilma a tragedia brasileira atual e ganha as eleiçoes sem nem ser candidato, sem ninguem ver ele fora dos tribuanis…?

Desçam do pé de alfaçe que tà mais que ridiculo….

Responder

Deixe um comentário