Menu

PT divulga “Comunicado de apoio ao povo e ao governo de Cuba”

Na noite desta segunda-feira, 12, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota em apoio a população e ao governo de Cuba pelas recentes manifestações contra o governo de Diaz-Canel. Em um trecho da nota, o PT responsabiliza o bloqueio econômico aprovado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país caribenho. “O […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reuters/Stringer

Na noite desta segunda-feira, 12, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota em apoio a população e ao governo de Cuba pelas recentes manifestações contra o governo de Diaz-Canel.

Em um trecho da nota, o PT responsabiliza o bloqueio econômico aprovado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país caribenho. “O povo cubano é a maior vítima deste longo e criminoso bloqueio, sendo alijado de condições regulares para uma vida digna, que poderia ser alcançada em uma situação de normalidade”, diz no comunicado.

Leia a nota na íntegra!

Partido dos Trabalhadores (PT) expressa seu apoio e solidariedade incondicionais ao povo e ao governo da irmã República de Cuba, que há seis décadas são vítimas de um bloqueio por parte dos Estados Unidos da América (EUA), prejudicando as relações comerciais e diplomáticas do país com o resto do mundo.

No último dia 23 de junho, o PT se manifestou sobre a votação pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao bloqueio, que foi condenado por esmagadora maioria com 184 votos, tendo havido apenas dois votos em defesa do bloqueio (EUA e Israel) e três abstenções (Brasil, Colômbia e Ucrânia). Esta posição da ONU é a mesma desde quando o tema foi votado pela primeira vez.

O povo cubano é a maior vítima deste longo e criminoso bloqueio, sendo alijado de condições regulares para uma vida digna, que poderia ser alcançada em uma situação de normalidade.

Aliado ao advento da pandemia de COVID-19, no início de 2020, o país teve dificultado seu acesso a alimentos, material sanitário e recursos financeiros num momento de extrema necessidade. Além disso, a pandemia levou ao agravamento da situação econômica interna, em consequência de uma drástica queda dos ganhos com o turismo, uma das principais fontes de renda do país.

Contrariando todas estas adversidades, Cuba conseguiu desenvolver uma vacina contra o SARS-CoV-2, utilizando tecnologia própria, estando em estágio avançado de vacinação interna e inclusive tendo sido capaz de exportar doses para outros países.

Com base no exposto, o PT condena os que – a exemplo do governo estadunidense – falam em “ajuda humanitária” ao mesmo tempo que mantém o bloqueio e aprovam recursos financeiros para grupos de oposição.

O PT reafirma sua condenação irrestrita ao bloqueio e exige seu levantamento imediato por questões humanitárias, de respeito às leis internacionais e ao direito inalienável dos povos por sua soberania e autodeterminação.

12 de julho de 2021.

Comissão Executiva Nacional do PT

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio

15/07/2021 - 09h16

Ao povo e ao governo?? Mas é o povo q está CONTRA o “governo”.

Joaquim

13/07/2021 - 22h47

Cúmplices malditos!!

EdsonLuiz.

13/07/2021 - 21h55

Desumano é ajudar a manter todo um povo sob arbítrio.

Desuma é espremer os pescoços dos poetas, dos pintores, dos cantores, dos varredores de rua, de tantos, sob uma ditadura feroz.

Desumano é desalojar de sua casa uma senhora, neurologista, ex-médica em hospital para atendimento de turistas, por esta médica ter se negado a continuar atendendo turistas com todos os equipamentos e outros recursos necessários, sendo que o seu filho, também ele neurologista, atender em hospital para pobres – para os outros todos, vale dizer – sem nenhum medicamento ou demais recursos.

Esta médica, que aos 14 anos foi uma revolucionâriazinha, ajudando como pode os insurgentes de Fidel, e foi por muitos anos deputada do Parlamento do Povo Cubano ( indicada pelo regime, por Fidel, no caso), foi desalojada da casa onde morou por décadas e realocada em um apartamento no 5o andar de um prédio sem elevador, sendo que ela já tinha mais de 60 anos e cuidava de uma mãe doente de mais de 80 anos de idade.

O fillho desta cubana conseguiu sair de Cuba, iniciou uma especialização na Argentina e, depois de uma luta de alguns anos conseguiu que a mãe e a avó fossem liberadas para sair da ilha.

E ele só conseguiu quando despertou o interesse de alguns colegas médicos argentinos importantes para o caso e estes intervieram junto ao então presidente Néstor Kirchiner, que por ser cúmplice de Fidel, teve por fim o pedido atendido).

Sebastião

13/07/2021 - 18h18

Pronto. Bolsonaro já tem uma arma pra explorar em 2022. Mas não surtirá o mesmo efeito de 2018.

Os bloqueios matam, e governos quando é tirano também mata. A soberania tem que ser a do povo.

Batista

13/07/2021 - 17h54

Nem o mestre feiquinilseiro 02 faria pior que o Redação:

“Em um trecho da nota, o PT responsabiliza o bloqueio econômico aprovado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país caribenho.”

EdsonLuiz.

13/07/2021 - 15h17

Ok! Embargo a Cuba condenado Pelo PT.
Feche-se as cortinas

Agora, abra-se as cortinas novamente, para o segundo ato:

Estou de plateia, esperando…….
Continuo esperando………
Continuo…….

O tempo passou, e o PET… Ops! Desc
upem, o PT NÃO CONDENOU A DITADURA CUBANA.

Paulo

13/07/2021 - 10h53

“O povo cubano é a maior vítima deste longo e criminoso bloqueio, sendo alijado de condições regulares para uma vida digna, que poderia ser alcançada em uma situação de normalidade”.

O povo cubano é a maior vítima dos irmãos Castro…

Esquerdistas são mentirosos natos. E o PT não se importa com o povo cubano, só com o Governo…São cúmplices, no mundo todo, em nome de uma ideologia morta…

Walter

13/07/2021 - 08h49

O Império EUA (em decadência célere e irreversível ) recorrendo as suas velhas práticas de tentar conter um novo mundo multipolar. Mas isso só irá reforçar ainda mais a aproximação da China e da Russia junto a seus aliados latinos americanos.


Leia mais

Recentes

Recentes