Menu

Ciro diz que povo cubano sofre com “bloqueio econômico” e “ditadura política”

O vice-presidente Nacional do PDT e pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, divulgou um vídeo nas suas redes sociais para falar sobre os últimos protestos ocorridos em Cuba. Na avaliação de Ciro, o país caribenho vive uma “ditadura política”, mas também reconheceu que os cubanos sofrem com um bloqueio econômico que dura mais de […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O vice-presidente Nacional do PDT e pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, divulgou um vídeo nas suas redes sociais para falar sobre os últimos protestos ocorridos em Cuba.

Na avaliação de Ciro, o país caribenho vive uma “ditadura política”, mas também reconheceu que os cubanos sofrem com um bloqueio econômico que dura mais de 60 anos, desde a revolução Cubana liderada por Fidel Castro em 1959.

“Outros regimes despóticos, até mesmo terríveis como os de [Adolf] Hitler [na Alemanha], [Benito] Mussolini [na Itália] e [Joseph] Stalin [na União Soviética], foram apoiados por certo tempo pela maioria do povo. Mas esse apoio não os transformou em democracias”, disse.

Ciro também aproveitou para criticar o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro e afirmou que não tem medo de falar de debater sobre a situação em Cuba.

“A política externa brasileira não pode ser condescendente, como é agora no governo Bolsonaro, com o desrespeito à soberania de Cuba e ao direito internacional, promovido pelos Estados Unidos”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

19/07/2021 - 00h03

Quanta candura.

A acreditar na tua arenga, meu chapa, mexicanos, salvadorenhos, haitianos, hondurenhos, guatemaltecos, para citar só esses povos, que vivem em países CAPITALISTAS e na liberdade que tu tanto aprecias, estariam vivendo hoje num quase-paraíso. A realidade, porém, é bem outra, meu chapa.

Se esses povos que citei vivem na liberdade que tu dizes defender, porque é que vemos muita gente do México, de El Salvador, Haiti, Honduras, da Guatemala, em número muito superior ao de cubanos, procurando entrar clandestinamente nos EUA a todo momento?

Ora, porque vivem – livremente (sic) em seus países – submetidos à expoliação das grandes corporações capitalistas, estadunidenses em sua maior parte. E, por desfrutarem dessa tão decantada “liberdade”, e para fugirem da miséria originada pela expoliação, se obrigam a se aventurar nas migrações clandestinas em direção ao que seria o paraíso de liberdade e fortuna, os EUA.

Se o problema de Cuba seria a suposta ditadura, por que é que os EUA não deixa esses povos, qie vivem supostamente em liberdade, seguirem seu próprio caminho?

Michael

17/07/2021 - 14h21

Bloqueio econômico é só a desculpa esfarrapada de sempre.
A culpa real é da ditadura socialista castrista.
Estônia, Letônia e Lituânia são as provas cabais do que funciona de verdade.

RICARDO MARINHO DE AQUINO

17/07/2021 - 09h49

Um medíocre que atira para todos os lados e faz média com Joe Biden.
Escreveu até cartinha para o mandatário americano quando foi eleito.
Esse cara virou um piadista e vai passar vergonha na eleição.

Marco Vitis

16/07/2021 - 19h37

Como se vê, Ciro tem posições políticas e as assume publicamente. Tem gente que discorda, mas Ciro não se omitiu. Seu posicionamento sobre a situação cubana neste momento atinge os dois pontos principais e assume uma posição. Ao contrário de certos políticos que falam generalidades com as quais quase todo mundo concorda. Eu não aceito mais a política do “me dá um cheque em branco e deixa que eu chuto”. Pra mim, chega ! Mas respeito o direito de quem prefere continuar sendo iludido.

Vixen

16/07/2021 - 19h22

Seria fantastico ver esses vermes comunistas pular no mar e afogar como aconteçeu com muitos cubanos que fugiram dessa porcaria.

Zulu

16/07/2021 - 19h19

Faz falta Trump na Presidencia dos EUA numa hora dessa.

EdsonLuiz.

16/07/2021 - 18h48

Dói muito ver as condições desumanas em que vivem os cubanos “.
……………..Chucho Valdés., um dos maiores pianistas da história da humanidade.

Gigante compositor é Chucho Valdés. É o piano de Chucho Valdés que se ouve na interpretação antológica de ‘Todavia’, do também compositor gigante Silvio Rodrigues…e mais ou menos cidadão, que apenas deu uma declaração para que as autoridades parem de dar a desculpa do bloqueio econômico e ouça a população. Será que Chucho Valdés ainda aceitaria tocar piano para Silvio Rodrigues?

Dessa vez, Rodrigues pelo menos declarou isso. Foi uma declaração menos tímida do que as que vinha fazendo. O bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba apenas bloqueia produtos que embarquem tecnologja sensível ou algumas outras por motivos estratégicos e geopolíticos.

Há seis documentos do congresso norte-americano que regulam o bloqueio: cinco documentos detalham o que não pode ser comercializado e quais as sanções; um documento determina que não há bloqueio para alimentos, remédios e insumos para remédios.

O bloquei também restringe o envio de dólares para Cuba por imigrantes e proíbe aviões para Cuba com decolagem dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos são o quarto parceiro comercial de Cuba. Poderiam ser o primeiro se resolvesse as indenizações de cidadão norte-americanos expropriados pela revolução.

Os Estados Unidos é o primeiro fornecedor de frangos para Cuba e é o segundo fornecedor de arroz.

A balança comercial entre os países só não é maior também por Cuba fazer grande parte de seu comércio por meio de trocas, de escambo entre produtos e não com moeda.

Quem regula o bloqueio é o congresso norte-americano, não é o executivo, como muitos pensam. E o bloqueio existe pelo contencioso na justiça por parte de perto de 7.000 cidadãos ou empresas dos Estados Unidos devido à expropriação de investimentos que tinham em Cuba dois anos depois da revolução. À época, as nacionalizações foram feitas sem indenizaçào. O governo cubano nunca quiz resolver.

E pensar que o contecioso hoje, com as desistências, está apenas em $18.000.000.000,00 (dezoito bilhões de dólares) e que a maior parte, em valores, ficaria de graça por empresas preferirem negociar para operar novamente na ilha de Cuba do que serem indenizadas.

Com liberdade, Cuba dobrará sua população, com endinheirados do Caribe, do Canadá e dos Estados Unidos ali se estabelecendo para aposentadoria, fugindo do frio de seus países.

    Nelson

    18/07/2021 - 23h54

    Quanta candura. A acreditar no que dizes, os Estados Unidos são o campeão, imbatível, do altruísmo.

    Então, me explica as razões das sanções – que não deixam de ser uma forma de bloqueio – que os governos dos EUA impõem a países como Iran, Coreia do Norte, Venezuela, Rússia.

    Meu caro. O que o “Estado Profundo”, verdadeiro responsável pelo bloqueio, quer é a submissão do povo cubano a seus ditames. O que o “Estado Profundo” quer é voltar a enfiar a canga do grande capital estadunidense nos pescoços dos cubanos como o fazia até 1959.

    O bloqueio é criminoso, sim, e, por isso já foi condenado nada menos de 29 vezes pelo Assembleia Geral da ONU. Em todas essas vezes, somente dois países votaram contra a resolução de condenação: Estados Unidos e Israel. Uma ou outra vez foram acompanhados de um ou outro país dominado por governo bajulador do império anglo-sionista..

      Alexandre Neres

      19/07/2021 - 21h39

      Meu caro Nelson, o que ele quer, para utilizar de um eufemismo, é que Cuba volte a ser um protetorado norte-americano. Falando rasgado, o que no fundo ele quer é que Cuba volte a ser um puteiro dos EUA, além de manter os negros distantes da área frequentada pela gente civilizada.

    EdsonLuiz.

    19/07/2021 - 23h54

    Nelson,

    Obrigado pelo “candura”! Sou mesmo, mas não com países, com os Estados Unidos, Cuba ou qualquer outro.

    Minha candura e compromisso é sempre com as pessoas, com os nacionais de cada país.

    Por mim, o bloqueio também acabava. Mas o que eu faço aqui é repor os fatos para:

    i) Entender direito, fora da discurseira, o motivo por que o bloqueio existe e como pode ser resolvido. E olhe que eu não falei tudo.

    ii) Ser possível de verificar se o bloqueio é mesmo a causa das dificuldades de 11 milhões e meio de cubanos ou se os motivos estão camuflados, com consequências dolorosas e desumanas para mihões de pessoas.

    Se pararmos de condenar os Estados Unidos por ideologismos, atingindo- os por culpas que eles não têm, acabamos por não não fazer o que devemos, que é condená-los por aquilo que eles realmente fazem.

    A questão aí, por envolver Estados Unidos e Cuba, fica tristemente presa nas narrativas e obscurantismos de 1950. Eu acho isso um grande atraso e contraproducente.

    E quero Cuba livre de ditadura, sim! Quero todos os povos e todos os países livres de ditaduras. Com liberdade as sociedades avançam mais facilmente. Liberdade é mais saudável e produtivo, tanto politicamente como materialmente.

    Fico com o que foi declarado por Pablo Milanés, um nacionalisra indubitável, amante de seu país :

    ” a abertura de Cuba é uma maquiagem “.
    ” não existe interesse de um lado nem de outro para resolver “.

Alan C

16/07/2021 - 17h29

O que Ciro tem a ver com isso neste momento?? O que isso tem a ver com campanha presidencial?? E o vídeo é mais um “obra prima” do “gênio” João Santana, vídeo longo demais, complicado, com 476 informações. Ainda estou esperando Ciro acertar uma esse ano… tá difícil

Ugo

16/07/2021 - 17h22

Fim da Ditadura = Fim do Bloqueio.

O que a ditadura cubana quer é que o bloqueio não acabe nunca para que não percam a narrativa e continuem onde estão para sempre.

Bastaria o peido de qualquer país desenvolvido para por esses vermes para correr…passou da hora de acabar com essa aberração.

Infelizmente os cubanos são um povo pacífico, desarmado e não podem fazer nada sozinhos.

O embargo era tudo que Fidel queria, ter Cuba toda por si sem ninguém no meio dos pés,…até eu que sou bobo queria ter uma ilha como Cuba toda por mim, o resto são idiotices.

Alexandre Neres

16/07/2021 - 17h22

Ciro Gomes se transformou em um grande oportunista.

Como sua obsessão é Lula, decerto iria entrar neste assunto que é uma casca de banana para o maior líder popular brasileiro.

Não há como dissociar essa primavera cubana das demais, sobretudo as ocorridas em nosso continente. Os Estados Unidos no novo modelo de golpes, arquitetado por Gene Sharp, agora não mais precisa de implementar ditaduras na América Latina, seu modus operandi nos anos 60/70. A metrópole este século patrocinou guerra híbrida em Honduras, no Paraguai e no Brasil. Soft Coup. Low profile.

E o bando de inocente útil, que nada mais faz do que ser levado acriticamente de um lado para o outro, sequer se questiona acerca da Base de Guantânamo. Continua achando os ianques a pátria da democracia e da liberdade. Síndrome de Estocolmo? São iguaizinhos ao presidente Bolsonero que se rebaixa servilmente ante a metrópole prejudicando nossos interesses sem ganhar nada em troca.

No programa Roda Morta, o brilhante escritor Leonardo Padura, que mora em Cuba e tem suas críticas ao regime cubano, mas sabe fazê-las nos momentos e locais apropriados, um pouco estupefacto com a sanha da nossa imprensa dita profissional para atacar Cuba, o único país do continente a não se submeter ao jugo do Tio Sam que tiraniza todos os demais, ironicamente observou que tem mais mendigo em um quarteirão em São Paulo do que em Cuba inteira. Eu estive em Havana há pouco tempo e andava em qualquer lugar noite e dia, sem a mínima preocupação de ser assaltado. Paradoxalmente, este é o sonho de consumo de todo coxinha e fascistoide verde-amarelo.

Comparar Cuba com Hitler, Mussolini e Stalin mostra a nova faceta de Ciro Gomes, que faz qualquer negócio para ver se soma uns pontinhos e tentar sair da rabeira, vende a alma se preciso for, mas de todo modo desvela que não passa de um traíra e que não reúne condições mínimas para ser candidato do partido do saudoso Brizola. Falta estatura.

Não há meio termo. O slogan correto seria: Cuba para os cubanos de Miami. Que aliás são bem parecidos com os brazucas que adoram aquele lugar cafona.

Canalhas! Canalhas! Canalhas!


Leia mais

Recentes

Recentes