Menu

Pesquisa com investidores mostra Lula como favorito na disputa pelo Planalto

Um levantamento feito pela XP com investidores mostra que o ex-presidente Lula (PT) é o favorito para assumir a presidência da República a partir de 2023. Cerca de 45% dos entrevistados declararam favoritismo ao líder petista. O atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro, apareceu em 39% das menções. Já na chamada terceira via, o nome […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Um levantamento feito pela XP com investidores mostra que o ex-presidente Lula (PT) é o favorito para assumir a presidência da República a partir de 2023. Cerca de 45% dos entrevistados declararam favoritismo ao líder petista. O atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro, apareceu em 39% das menções.

Já na chamada terceira via, o nome predileto do mercado financeiro foi do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que registrou 45% de probabilidade de ser eleito sendo candidato por esse campo alternativo.

O tucano gaúcho é seguido pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, com 20% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com seus 12% de probabilidade.

Outros nomes da terceira via como do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), José Luiz Datena (recém filiado ao PSL) e do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), não chegaram a registrar 10%.

Já o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (ainda no PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador Luciano Huck ficaram com apenas 1%. A XP ouviu cerca de 75 investidores através de questionário eletrônico, esses agentes atuam como gerentes, economistas e consultores.

Análise

Beneficiado pelo fator memória, o ex-presidente Lula carrega no seu currículo a “bonança econômica” dos seus dois mandatos como presidente. Nenhum dos seus concorrentes têm essa carta na manga.

É óbvio que o fator determinante para ter êxito na eleição é o voto popular majoritário, mas com a interlocução correta, Lula também pode recuperar a confiança dos agentes econômicos. Já Bolsonaro, embora ainda tenha seu ‘Posto Ipiranga’ que não cumpriu a maioria das promessas de 2018, parece está perdendo credibilidade junto a esse segmento.

Na terceira via, o ambiente é de fragmentação. Tudo indica que não haverá consenso entre os partidos de centro em torno de uma candidatura única desse campo “nem nem”.

Figuras como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se movimenta fortemente nos bastidores, de baixo para cima, na busca de se viabilizar nas prévias do seu partido.

Recém chegado no PSL, José Luiz Datena ainda é uma novidade no jogo e só o tempo vai dizer sobre a viabilidade de uma candidatura ao Planalto. Uma chapa com o MDB de Baleia Rossi é uma possibilidade.

Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tenta se viabilizar pela centro-esquerda, mas encontra muitas dificuldades de sair do isolamento político, tanto pelo favoritismo de Lula nesse campo, quanto pela narrativa ofensiva contra o que chama de “sistema”.

Recentemente, o pedetista disse que a “esquerda e direita têm medo de mim” e que “há muito tempo tentam impedir que eu chegue à presidência”, numa clara sinalização de se afastar dos polos.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lalla

03/03/2022 - 10h53

……

lucio girundi

19/08/2021 - 18h19

a XP se envolver em pesquisa fake em apoio ao maior bandido do Brasil, a coloca no mesmo nivel do beneficiado .

Rodrigo de Albuquerque

04/08/2021 - 14h52

Pesquisas com investidores… que piada!! Eles sabem que com Lula, o montante gordo está garantido, enquanto isso o sapo barbudo engana a população carente brasileira com populismo demagogo barato e prometendo lorotas como “pobre comendo picanha e andando de avião”!! Lula ainda não explicou COMO vai “desenvolver” o Brasil num surreal “terceiro mandato” dele, como também não explicou o que ele andou fazendo e conversando com a turma de golpistas do MDB e do centrão que, segundo os petistas, “derrubou” em Dilma Rousseff!! Lula é um NEOLIBERAL que veste VERMELHO, que continua MENTINDO para sua militontura…ops, miltância e que está ENGANANDO o Brasil MAIS UMA VEZ!! #FORALULA #PTNUNCAMAIS #TERCEIRAVIAJÁ

Marco Vitis

03/08/2021 - 23h49

Essa pesquisa informa o seguinte: os especuladores financeiros preferem Lula. Os mesmos especuladores financeiros rejeitam Ciro Gomes. Qual a razão disso ?
O projeto nacional de desenvolvimento de Ciro Gomes aponta para criar um sistema tributário progressivo, com os ricos pagando proporcionalmente mais e a classe média e os assalariados pagando menos.
Lula ao contrário, deu declaração afirmando ser contra o pagamento de tributo sobre o patrimônio pelos bilionários. Durante os 14 anos de governo do PT, o sistema tributário foi regressivo. Ou seja, os assalariados e classe média pagando mais e os ricos pagando menos.
Portanto, creio que esses dados permitem entender o porquê do apoio a Lula pelos especuladores financeiros. E a rejeição a Ciro Gomes. E você, o que acha disso ?

Kleiton

03/08/2021 - 21h31

Beneficiado pelo fator memória…?? kkkkkkkkk

Ronei

03/08/2021 - 21h29

É claro…12% de juros no tesouro direto a risco zero, grandes empresas e bancos, grande imprensa, mensalão e petrolão, empresas estatais saqueadas, bancos…e metade dos brasileiros no SPC.

Faz multa falta ao tal de sistema os bilhões dos brasileiros com esse tal de Lula na presidência, até no exterior sentem falta…

Alan C

03/08/2021 - 21h23

Depois da última declaração dele sobre taxação de grandes fortunas não vai ter um grande investidor que não grite LULA LÁ!


Leia mais

Recentes

Recentes