Menu

Depois do fracasso no 7 de setembro, Bolsonaro torna-se um zumbi político

As expectativas de um golpe de estado por parte dos bolsonaristas, de fato, eram altas, mas nada disso aconteceu nesse feriado do 7 de setembro, onde se falou de tudo, menos da Independência do Brasil. Bolsonaro ainda alimenta seus delírios golpistas e coloca, em quinquagésimo plano, o seu próprio governo que na prática, pertence ao […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reuters

As expectativas de um golpe de estado por parte dos bolsonaristas, de fato, eram altas, mas nada disso aconteceu nesse feriado do 7 de setembro, onde se falou de tudo, menos da Independência do Brasil.

Bolsonaro ainda alimenta seus delírios golpistas e coloca, em quinquagésimo plano, o seu próprio governo que na prática, pertence ao Centrão, que pode muito bem, ao seu bel prazer, articular um “golpe branco” para um governo tampão liderado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. Essa possibilidade está no radar pelo lado da cúpula do PP, partido que sustenta o atual governo.

Na real política, o ex-capitão perdeu a serventia na própria gestão, tornando-se um zumbi político que resta apenas voltar a sua origem miliciana e praticar um tipo de messianismo que só pertence aos fascistas.

O fracasso retumbante das manifestações só mostrou que ele está mais do que isolado, está afundado na própria insignificância política e se agarra aos seus apoiadores lunáticos, foi o que lhe restou.

Outro fator importante para se atentar é que Bolsonaro também quis mostrar aos entusiastas da terceira via que “só ele” tem força majoritária para ocupar setores da direita. Esse é um recado que as lideranças desse campo alternativo precisam se atentar!

Não deixa de ser uma tentativa desesperada de chegar ao final do mandato e ir para o 2° turno das eleições de 2022. Mesmo com as chances remotas de vitória, ele está disposto a ir para as últimas consequências. Se terá êxito, é provável que não!

É fato, nos próximos dias os bastidores em Brasília estarão quentes. As lideranças partidárias de todos os matizes devem convocar reuniões para fechar questão sobre a derrubada do capitão terrorista.

Pelo lado do Judiciário, as investigações em torno de Bolsonaro devem se aprofundar e resultar em novas prisões de aliados e Bolsonaro sabe que seu filho ’02’, Carlos, poderá a ser o primeiro do clã a ser preso.

Com o discurso golpista, Bolsonaro acabou fortificando a união dos ministros da Supremo Tribunal Federal em torno de Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos. Com tudo isso em voga, o impeachment de Bolsonaro nunca foi tão imperativo!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

08/09/2021 - 18h57

Conquanto neste momento difícil talvez caiba à esquerda construir uma narrativa de que as manifestações de ontem foram um retumbante fracasso, não foi bem isso o que eu vi.

Ontem no meu bairro burguês fui em um bar lá pelas 17h e falei com o garçon meu chapa que tava sartando fora porque ia dar ruim. Tanto lá quanto em outros bares da redondeza estava cheio de tiozão, às vezes acompanhados das esposas ou dos filhos, de verde-amarelo e conversando entre si de várias mesas diferentes. Na minha cidade, foi na parte da manhã a micareta.

Concordo que foi menos gente do que era esperado, mas daí a dizer que as manifestações floparam vai uma grande distância.

O meu outro ponto de discordância é o seguinte: fui cara-pintada no início dos anos 90, mas olhando retrospectivamente vejo que cometi um erro. Collor cometeu crime de responsabilidade? Sim, tem a Fiat Elba. Todavia, é muito pouco para ter sido retirado, o prejuízo que isso significou para a soberania popular foi maior do que sua saída. Dilma Roussef não cometeu crime de responsabilidade, qualquer pessoa que tenha capacidade crítica ou que não seja um golpista que tenha dificuldade em assumir seus próprios atos já teve tempo para se dar conta disso. O Brasil devido a esses dois impeachments faz jus a sua fama de república bananeira, pois o instrumento aqui foi banalizado/vulgarizado/desvirtuado.

Agora que seria hora de levarmos a cabo um processo de impedimento, pois pela primeira vez crimes de responsabilidade são cometidos em série, estamos de pés e mãos atados em virtude dos erros cometidos anteriormente. Se Bolsonaro sofrer impeachment, daqui para a frente mal um presidente será eleito para os rábulas já começarem a procurar as brechas da lei para derrubar o ungido.

Para acabarmos com esse fantasma que nos assombra, temos que inexoravelmente derrotar os minions nas urnas no ano que vem. Se isso se der de outra forma, todo esse reacionarismo que nos contitui como nação ficará incubado para ressurgir mais adiante. Como não enfrentamos os fantasmas da ditadura militar, os porões da ditadura voltaram legitimados pelo voto em 2018. Um dos principais motivos por Dilma ter caído, senão o maior de todos, foi ter instituído uma Comissão da Verdade, ainda que meia-boca. Lula que não é bobo nem nada percebeu que a correlação de forças impossibilitava isso.

Se em termos jurídicos, nitidamente Bolsonaro atenta contra o estado democrático de direito, o ideal seria que para o bem da nossa incipiente democracia ele não fosse para o segundo turno nas eleições de 2022. Xô barbárie! Confesso que não sei se isso acontecerá, acho que ele mostrou força ontem no sentido de que mantém controle sobre o rebanho no redil. Que bom para o país se o segundo turno fosse disputado por Lula X Ciro, mas a meu ver o Brasil profundo caminha em outra direção.

Carlos

08/09/2021 - 13h59

Tudo começou com a desculpa de R$ 0,20 de aumento na condução.

Ronei

08/09/2021 - 13h12

O nosso democrata e humanista de ocasião Pedrinho do Toddy anda sumido ultimamente…

Cadê ele ?

Bandoleiro

08/09/2021 - 11h21

Escrever essas besteiras nao faz esse site perder de credibilidade ?

Marco Vitis

08/09/2021 - 11h16

Ainda faltam 14 MESES pras eleições e a propalada “inevitável polarização” entre Lula e Bolsonaro sublima.
Os propagandistas partidários, disfarçados de “analistas”, precisam iniciar uma nova enganação narrativa. Ou não ?

Valeriana

08/09/2021 - 10h23

Vai cair!

Valeriana

08/09/2021 - 10h07

E o Lula…resolveu se candidatar dépos de ontem ou nao ? Kkkkkkkkkkkkkkkk

Zulu

08/09/2021 - 10h06

Ué…ja nao era antés ? Kkkkkkkkkkkkkk

Como conseguem ser tao ridiculos ? Quem acham que conseguem enganar com essas narrativas idiotas ?

Acabou se a época das narrativas, ainda nao entenderam ?

Duilio

08/09/2021 - 10h00

kkkkk…..calma esquerdetes amanhà sai nova pesquisa com Lula que ganha no primeiro turno !! kkkkkkkkkkkk

Willy

08/09/2021 - 09h54

Força Gabrielzinho, amanhà é outro dia….kkkkkkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes