Menu

Gilberto Maringoni sobre manifestações do MBL: “Cometi um erro de avaliação”

Por Gilberto Maringoni Os atos contra Bolsonaro realizados neste domingo (12) foram muito fracos, em diversas capitais. Em São Paulo, Rio e Minas, o MBL, organizador dos eventos, não conseguiu segurar os cães hidrófobos de seu lado, que vieram com a cantilena “Nem Lula e nem Bolsonaro” e comprometem a formação da mais que necessária […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Fábio Vieira / Metrópoles

Por Gilberto Maringoni

Os atos contra Bolsonaro realizados neste domingo (12) foram muito fracos, em diversas capitais. Em São Paulo, Rio e Minas, o MBL, organizador dos eventos, não conseguiu segurar os cães hidrófobos de seu lado, que vieram com a cantilena “Nem Lula e nem Bolsonaro” e comprometem a formação da mais que necessária frente ampla para se derrotar o governo. Kim Katiguiri, que prometera um comportamento equilibrado, se desmoraliza.

Eu imaginava que a manifestação de São Paulo, por contar com apoio dos governos estadual e municipal fosse bem maior. Acima de tudo, julguei que, após a micareta golpista patrocinada por Bolsonaro no dia da Pátria, novos setores da burguesia se descolariam do governo, arrastando a direita liberal no caminho. O bate-cabeças na produção de manifestos na semana anterior apontava para defecções expressivas. O objetivo seria, obviamente, compor forças para viabilizar a terceira via.

ESSE MEU ERRO: as cisões não aconteceram e, até aqui, a operação Temer conteve a sangria bolsonarista. Nenhuma força expressiva, além de quem já se perfilava na oposição, se deslocou.

Assim, no palanque paulistano, estavam os já rompidos com o boçal, como Ciro, Dória, Mandetta, Alessandro Vieira, Isa Penna, Simone Tebet, Joice Hasselmann e Tabata Amaral, além de setores minoritários da esquerda.

Sem a ampliação consistente dessa frente, não haverá mudança da conjuntura. Não bastam novos atos. São precisos novos atos, maiores e representativos de um maior leque de forças. Sem sensibilizar os pobres com temas como inflação, comida, emprego, vacina etc. e sem deslocamentos expressivos na direita, teremos, possivelmente, mais do mesmo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

SERGIO JOSE ARAUJO DA SILVA

13/09/2021 - 12h12

Quem nasce pra um “Ciro Gomes”, nunca chega a ser um “Fernando Haddad”…. Para não humilhar muito o pedetista parisiense, apresentando a FIGURA IMPONENTE DO ETERNO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA….


Leia mais

Recentes

Recentes