Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Lista aponta os quatro partidos mais influentes do Congresso Nacional

Por Redação

24 de setembro de 2021 : 12h23

Uma lista elaborada pela consultoria Arko Advice desde 1998 mostra os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Nesta edição, quatro partidos se destacaram e estão integrando a Elite Parlamentar de 2021, são eles: PT, PSD, MDB e o DEM.

Na lista, o PT é o partido com maior número de lideranças, com 14 parlamentares, PSD e MDB com 13 congressistas, cada, e o DEM com 11. Dessas legendas, Omar Aziz (PSD-AM), Jaques Wagner (PT-BA), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Marcelo Castro (MDB-PI) aparecem como os mais influentes.

Ao todo, a lista é formada por 124 parlamentares, sendo 89 deputados e 35 senadores. Esses congressistas selecionados representam 21% dos 594 representantes nas duas Casas Legislativas.

O levantamento também mostrou uma queda de influência do PSDB. Entre os tucanos, apenas o senador Tasso Jereissati (CE) aparece como um dos mais influentes no que diz respeito as articulações políticas no Congresso Nacional.

Já na Câmara dos Deputados, foram destaques na categoria de líderes informais e com boa capacidade oratória os deputados Tábata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

Na categoria “especialistas” os deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Dr. Luizinho (PP-RJ), na saúde. No time dos “articuladores” se destacam os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Soraya Santos (PL-RJ).

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

24 de setembro de 2021 às 22h56

Só “gente boa”…Ou o Brasil acaba com o Centrão e o PT (que é, em boa medida, Centrão também), ou o Centrão acaba com o Brasil…

Responder

Alexandre Neres

24 de setembro de 2021 às 14h05

E ainda tem autoproclamado progressista que desce mais o malho no PT do que no desgoverno Bolsonero. Será que gostam é do PSD, DEM e MDB? A que papel se prestam tais quintas-colunas? Quando será que irão fazer uma autocrítica?

Responder

Deixe um comentário