Menu

Mansueto Almeida é sondado para assumir lugar de Paulo Guedes

O escândalo do Pandora Papers acelerou o processo de fritura do ministro da Economia, Paulo Guedes. Nos corredores de Brasília, o Centrão já se movimenta para que o ‘Posto Ipiranga’ seja substituído. No radar, encontra-se nome do ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Ex-assessor econômico de políticos tucanos como Tasso Jereissati e Aécio Neves e […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O escândalo do Pandora Papers acelerou o processo de fritura do ministro da Economia, Paulo Guedes. Nos corredores de Brasília, o Centrão já se movimenta para que o ‘Posto Ipiranga’ seja substituído.

No radar, encontra-se nome do ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Ex-assessor econômico de políticos tucanos como Tasso Jereissati e Aécio Neves e atual economista-chefe do BTG Pactual, o cearense é visto como a melhor opção para manter a agenda e segurar o mercado.

Com currículo extenso, Almeida foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda durante o governo FHC. Já na gestão Temer (MDB), o economista assumiu o cargo de Secretário na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

10/10/2021 - 18h33

Mansueto é muito bom economista. E gosta do Estado e de trabalhar para o Estado, mesmo ganhando 1/5 do que ganharia na iniciativa privada.

Na verdade, ele não olha cara para trabalhar para o Estado. Ele vai lá e trabalha. Mas tem sim, uma condição implacável. Como bom economista, ele só usa as soluções indicadas pela teoria que se aplica aos problema, não importando se é neoclássica, keinesiana, clássica ou teorias mais recentes, e sempre baseado em dados, estudos e evidências. Mesmo se a medida for muito dura, se a análise indicar que a solução é aquela, é ela que Mansueto aplica.

Se ele assumir, é isso que vai fazer. Ele nunca transigem com a técnica para satisfazer conluios políticos.

Mansueto no cargo seria importante para o Brasil e para quem for assumir em 2023.

Mas eu suponho que bolsonaro, um populista que quer gastar para ganhar votos, sem medir as consequências disso para a economia – como certos outros equivalentes, só que populistas que se dizem de esquerda – não tiraria Paulo Guedes, que de alguma forma trava certos gastos que bolsonaro quer fazer, para colocar alguém que não gastaria nunca, se o gasto não fosse a solução adequada e indicada pela técnica e não pelo fisiologismo político.

Se Mansueto entrar, pode saber que não foi uma escolha de bolsonaro. Se Mansueto entrar será porque forças de fora do governo, desesperadas com a irresponsabilidade populista de bolsonaro, impuseram Mansueto como trava.

Márcio

10/10/2021 - 17h18

Trocar 6 por meia dúzia mas que governo incompetente e corrupto

Netho

10/10/2021 - 16h30

É a República das Milícias!


Leia mais

Recentes

Recentes