Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Crédito: Ricardo Stuckert

No Ceará, Camilo Santana será o coordenador da campanha de Lula

Por Gabriel Barbosa

11 de outubro de 2021 : 09h20

Se ainda existem dúvidas de que o governador do Ceará Camilo Santana (PT) vai trabalhar em prol da candidatura do ex-presidente Lula, devem desaparecer nas próximas horas. O chefe do executivo cearense será o coordenador da campanha do líder petista no estado.

Nome forte para o Senado, Camilo tenta manter sua aliança com o PDT local em meio as tensões geradas pelo pré-candidato a presidência, o ex-ministro Ciro Gomes.

Pelo acordo inicial, o sucessor de Camilo seria indicado pelo PDT, mas como o ex-ministro resolveu abrir uma espécie de ‘guerra política’ contra o ex-presidente Lula, existem impasses e até mesmo um certo constrangimento para prosseguir com a aliança e será tarefa do governador manter a estabilidade.

A expectativa é que Camilo deixe o governo estadual, em abril do próximo ano, nas mãos da sua vice Izolda Cela (PDT) para se dedicar a sua candidatura ao Senado e a coordenação da campanha de Lula. Por sua vez, Izolda já demonstrou que deve se “aposentar” da política e não disputar nenhum cargo.

Pelo PDT, alguns quadros como o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o atual secretário de Planejamento do estado, Mauro Benevides Filho, são cotados para disputar o Palácio da Abolição.

Porém, outra liderança que entrou no radar por orientação do próprio Camilo é o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Eleito pelo PDT em 2018, Leitão já iniciou suas viagens pelo interior do Ceará e caso consiga obter apoio majoritário na base governista, poderá concorrer ao governo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), abrindo palanque tanto para Lula quanto para Ciro Gomes.

Com informações de Henrique Araújo (O POVO)

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marco Vitis

11 de outubro de 2021 às 10h58

Por que o PT não escolheu como coordenadora da campanha de Lula a deputada Luiziane Lins ?
Responde aí Gabriel…

Responder

Deixe um comentário