Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

‘O certo é falar em quarta via, pois a terceira via é o Ciro’, analisa Carlos Augusto Montenegro

Por Redação

16 de outubro de 2021 : 19h38

“Está claro que o Lula é a primeira via, atualmente. Todos já conhecem suas qualidades e defeitos. Também é correto nominar o presidente Bolsonaro como segunda via. Ele é bastante conhecido por suas qualidades e defeitos, mas tem, entre seus adeptos, uma parcela importante de eleitores com desprezo ao sistema político. Na minha cabeça, está claro que a terceira via, sempre com 10% em várias eleições e também bastante conhecido, é o Ciro Gomes. Os que falam em terceira via ignoram solenemente esses 10% do eleitorado que hoje tem preferência por ele. 

A mídia fala em terceira via, porque, em geral, não lhe agradam as opções Lula, Bolsonaro e Ciro. Aliás, tem todo o direito de não gostar deles. Todavia, o correto seria falar em quarta via. Doria, Leite, Pacheco, Mandetta, Moro, Tebet, Datena são de um bloco de pretendentes à criação de uma quarta via. Mas primeiro seria importante se unirem. A partir daí, podem ter pretensão a coisas maiores. 

Na política e, principalmente, no Brasil, as coisas mudam. Entretanto, falta muito pouco para a eleição, menos de um ano, e com todos os pretendentes bastante conhecidos, e cada um com aceitação e rejeição bem consolidadas.”

Carlos Augusto Montenegro (sócio do Ipec e ex-Ibope)

Texto publicado originalmente no blog do Ancelmo Góis no O Globo

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

17 de outubro de 2021 às 00h06

Falou, falou, e não disse nada…

Responder

Oblivion

16 de outubro de 2021 às 23h39

Penso igual. E, pra mim, a preferencia da mídia é na seguinte ordem: quarta via neoliberal; Lula; Bolsonaro (seria a segunda alternativa mas depois do fiasco do desgoverno dele… eles aceitam aturar o Lula) e por último Ciro, afinal, eles tem um misto de nojo, repúdio, etc, de qualquer sinal de desenvolvimento nacional, bem estar social, social-democracia. Eles querem saber é de lucros fáceis, ou melhor, lucros sem derramar suor do rentismo; e como o Ciro é o único a defender verdadeiramente um “nacional desenvolvimetismo” , eles aceitam até o bozo de novo. Eu voto no Ciro e vou odiar votar nos hipócritas do pt no segundo turno; porém repudío a estratégia q o ciro vem tomando (inclusive acho difícil funcionar… Mas quem sou eu pra saber alguma coisa de marketing político….).

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?