Menu

Futura Inteligência: Sem Bolsonaro no páreo, seus votos migram para Moro

Alguns candidatos da terceira via apostam no esvaziamento de Jair Bolsonaro para que se abra uma vaga no segundo turno. É uma hipótese remota, visto que Bolsonaro, apesar de tudo, se mantém firme nas pesquisas, sempre oscilando entre 20% e 30% na espontânea, onde se apura o eleitor mais seguro de seu voto. Segundo a […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Alguns candidatos da terceira via apostam no esvaziamento de Jair Bolsonaro para que se abra uma vaga no segundo turno.

É uma hipótese remota, visto que Bolsonaro, apesar de tudo, se mantém firme nas pesquisas, sempre oscilando entre 20% e 30% na espontânea, onde se apura o eleitor mais seguro de seu voto.

Segundo a pesquisa do Futura Inteligência / Modalmais, realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, Bolsonaro tem 29% na espontânea, contra 31% de Lula, e 2% de Ciro.

Entretanto, se acontecesse de Bolsonaro se esvaziar, ou se ele desistisse, quem herdaria seus votos? 

A pesquisa da Futura traz 12 cenários, alguns bem originais, como aqueles sem presença de Lula, ou sem presença de Bolsonaro.

Os números são particularmente interessantes porque há tabelas estratificadas, por região, sexo, escolaridade, renda e idade.  

No cenário 4, por exemplo, não temos a presença de Bolsonaro. É uma situação que nos permite, portanto, identificar para onde iria o voto bolsonarista no caso dele, por alguma razão, não se candidatar, ou simplesmente derretesse, em virtude de uma explosão de sua rejeição. 

Neste caso, a pesquisa Futura sinaliza que o segundo turno seria disputado entre Lula e Sergio Moro: o petista pontuaria 40%, seguido de Moro, com 15,5%, Ciro com 10%, Datena com 8% e Doria com 3,6%.

Na verdade, os números deste cenário sinalizam vitória no primeiro turno de Lula. Mas deixemos essa hipótese em segundo plano.  

CENÁRIO 4 (SEM BOLSONARO)

Nas tabelas estratificadas é possível ter uma ideia mais detalhada sobre a migração do voto bolsonarista. 

Neste cenário sem Bolsonaro, Lula lidera em todas as regiões, com exceção do Sul, onde ficaria tecnicamente empatado com Moro: 27,4% X 25,8%. Ciro tem 10% no Sul, Datena 5,5%.

No Sudeste, Lula teria mais que o dobro de Sergio Moro: 35% X 15%. Ainda no Sudeste, Ciro ficaria em quarto lugar, com 8,8%, atrás de Datena, que pontuaria 11,8%. 

No Centro Oeste, Lula pontua 33% contra 19,6% de Sergio Moro. Datena e Ciro ficam distantes, com 9,6% e 9,0%, respectivamente. 

 

Na tabela por faixa etária, Lula lidera em todas as colunas. Moro tem melhor desempenho entre jovens de 16 a 24 anos, entre os quais ele tem 22%, ainda sim muito atrás de Lula, que tem 37% nessa faixa, mas bem distante de Ciro, que pontua 13%.

Na tabela por renda, vemos as diferenças mais expressivas entre os candidatos.

Na primeira coluna, com eleitores com renda familiar até um salário, que formam o maior grupo social do país, correspondente a 30,4% do eleitorado, Lula lidera completamente isolado, com 50,5% dos votos, contra 9,9% de Moro, 9,7% de Datena e 9,5% de Ciro.

Na faixa seguinte, com eleitores com renda familiar entre 1 e 2 salários (que correspondem a 21% do eleitorado), Lula permanece na liderança isolado, com 38%, contra 17% de Moro, 9,5% de Datena e 8,8% de Ciro. 

Entre aqueles com renda de 2 a 5 salários, que respondem por 25% do eleitorado, a diferença entre Lula e Moro cai para apenas 5 pontos, mas o petista ainda lidera com 27,8%, contra 22,8% de Moro. Ciro tem 13% nessa faixa; Datena 5,6%. 

Na coluna dos eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários, que correspondem a 9% do eleitorado, Sergio Moro assume a liderança, com 25,5%. Lula tem 19,4%. Ciro fica em terceiro, com 13,3%. 

Entre os eleitores mais ricos, com renda familiar acima de 10 salários, Lula e Moro empatam, embora com pequena margem a favor de Lula: 25,7% X 24,2%. Ciro Gomes tem apenas 5,7% nessa faixa. 

 

Na estratificação por escolaridade, Lula lidera isolamente entre eleitores com formação até o ensino fundamental, com 48%, o que é quatro vezes mais o percentual do segundo colocado, Moro, que tem apenas 12%. Datena vem em terceiro, com 11%, seguido de Ciro, com 8%. 

Cidadãos com ensino fundamental correspondem a 44% do eleitorado total.

Nas colunas seguintes, Lula também lidera, sobretudo entre eleitores com formação até o ensino médio. Entre eleitores com ensino superior, Lula tem 29% contra 23% de Moro e 14,7% de Ciro. 

Pessoas com formação até o ensino médio correspondem a 41% do eleitorado. Os que curso superior representam 15%. 

 

 

Na tabela por sexo, é interessante notar que Lula é um dos poucos candidatos que tem mais votos femininos do que masculinos. 

Entre mulheres, a liderança de Lula é gigante: 43,5% contra 14% de Moro e 9% de Ciro.  Mas o petista também está à frente entre homens, com 36%, contra 17% de Moro e 11% de Ciro.

Os números deixam bem claro que o candidato melhor posicionado para receber o voto bolsonarista, no caso do presidente decidir não concorrer, é o ex-juiz Sergio Moro. A explicação é simples: ele dialoga melhor com o campo de direita. 

Sem Bolsonaro, o herdeiro é Sergio Moro.

Quanto a Ciro Gomes, sua performance seria melhor num cenário sem Lula. A Futura fez esse cenário, o 1. Neste caso, Bolsonaro teria 33,5% no primeiro turno, contra 17,9% de Ciro e 12,% de Moro. 

CENÁRIO 1 (SEM LULA)

No cenário 1, sem Lula, nota-se grande dispersão dos votos dos setores lulistas. Os eleitores com renda familiar até 1 salário, por exemplo, migrariam para Ciro, Bolsonaro, Moro, além de um aumento expressivo dos votos em branco e nulos. O voto nordestino, neste cenário sem Lula, migraria sobretudo para Ciro, e um pouco para Moro, mas a maior parte iria se perder em votos nulos ou brancos. 

Para lembrar, o cenário “normal”, ou padrão, com Lula, Bolsonaro, Ciro e outros da terceira via, é o número 11. Nele, Lula tem 38%, contra 31% de Bolsonaro, 9% de Moro e 7% de Ciro. 

CENÁRIO 11 (PADRÃO)

Conclusão

A presença de Lula no pleito é fundamental para a vitória contra Bolsonaro. Num cenário sem Lula, os votos dos mais pobres e do Nordeste se dispersariam. Um segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, por exemplo, seria o ideal para o atual presidente, porque haveria uma grande abstenção dos setores lulistas.

Num eventual segundo turno entre Lula e Ciro, por sua vez, o petista teria vitória relativamente fácil, pois teria o voto dos mais pobres e do Nordeste. Ciro não conseguiu conquistar o voto dos setores mais bolsonaristas (Sul, Centro-Oeste, classe média), de modo que haveria grande dispersão desses eleitores, com alta abstenção, para vantagem de Lula.

 Sem Bolsonaro, entra Moro. O ex-juiz é o herdeiro natural do voto conservador, mas também perderia facilmente de Lula, por ter baixa penetração entre as camadas mais populares. 

O único candidato da direita com chances de oferecer perigo à vitória de Lula é mesmo o presidente Jair Bolsonaro, porque o presidente permanece o campeão das classses médias e ainda lidera no centro-oeste e no sul. 

A íntegra da pesquisa Futura Inteligência / Modalmais pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mauro Morro Branco

01/11/2021 - 11h49

Salva mesmo Saulo ! Acabei de guardar essa tua mensagem. Quando esse estrupício for chutado da Presidência eu venho aqui te cobrar.

Paulo

01/11/2021 - 09h38

Bom lembrar que Moro nem candidato ainda é, ao contrário dos demais…

Ronei

01/11/2021 - 08h34

cafezinho247

JULIANA BATISTA SILVA

01/11/2021 - 08h32

Mais Bolsonaro esta no pário, e o Bolsonarista raiz não vota em Moro

Paulo

01/11/2021 - 00h52

Mais uma razão para Bolsonaro desistir da reeleição…

Tiago Silva

31/10/2021 - 20h16

Ou seja, o cenário não mudou quase nada desde que o ex-presidente Lula voltou a ter o direito de ser candidato para o pleito de 2022….

E não parece surpresa que ainda continue polarizado entre Lula e Bolsonaro, o que dificulta a ida de qualquer outro candidato a segundo turno sem o apoio de um dos dois polos.

E apenas para lembrar a alguns Cirolipasminions que apesar de o Ciro buscar fazer a mesma estratégia e utilizar a mesma linguagem, estética e antipetismo desbotado para cativar uma classe média radicalizada e que gosta de se fanatizar nas redes sociais por “mitos”… A direita sempre terá candidatos mais neofascistas para esse público, como Sérgio Moro, Gentilli ou o próprio Datena.

Ahhhh e, por fim, relembra-se também que o impeachment do Bozo…. não coloca Ciro Gomes no segundo turno! Já que coloca no segundo turno algum outro “Novo Collor” da Direita e parece que o mais competitivo seja o politiqueiro do Sérgio Moro.

Saulo

31/10/2021 - 14h46

Eu estou salvando todas essas pseudo pesquisas e no dia da reeleição do atual presidente da República vou postar elas todas uma por uma .

Fanta

31/10/2021 - 14h44

O que tem de gente que perdeu a boquinha e que banca pesquisas para tentar por de volta o Pilantrao em Brasilia não é brincadeira.

Tem que ser muito idiota para acreditar em pesquisas.

Marco Vitis

31/10/2021 - 14h04

Miguel do Rosário conclui que um segundo turno entre Bolsonaro e Ciro seria ideal pra Bolsonaro, “porque haveria uma grande abstenção dos setores lulistas”.
Este é um reconhecimento insuspeito (pois é um analista que está comprometido com a campanha de Lula) de que a parte dos petistas são sectários do pior tipo. E para determinarem o resultado da eleição, não são poucos. Preferem o povo brasileiro submetido a um psicopata com valores nazifascistas do que um adversário do campo democrático. Pasmem !
Sem querer, Miguel do Rosário revela o que se comenta nos bastidores da Política: Lula precisa manter Bolsonaro sangrando politicamente para manter a polarização que o elegerá. Se o povo está catando restos de alimentos em caminhão de lixo…

    Tiago Silva

    31/10/2021 - 22h22

    Marcos Vitis, parece que você preferiu atacar o emissor da mensagem do que fazer uma leitura mais apurada dos dados.

    Se Bolsonaro não for para o segundo turno, a polarização continua! Tanto é que a polarização continua através de algum outro candidato que consiga agregar o Bolsonarismo e o “Novo Collor ” mais competitivo para isso é atualmente Sérgio Moro. Bolsonaro sangrando ou impeachado, quem vai para segundo turno é alguém do Bolsonarismo com Lula.

    Ahhh e sobre sectarismos, parece que essa é a estratégia que Bolsonaro promoveu em 2018 e infelizmente o ex-marqueterio do PT aplica na linguagem, estética e estratégia para o Ciro em 2022. Se analisar novamente os dados dessa pesquisa e de outras pesquisas vai poder entender que a maioria dos eleitores do Lula/PT votariam no PDT, mas a maioria dos eleitores do Ciro já não votariam no PT por entrarem nessa fanatização de bolhas de redes sociais (como “cidadãos de bem”, “turma boa”, etc) que só desfavorece a unidade ou coordenação da esquerda – e por isso é aplaudida pela Direita, apesar desta Direita ter sempre opções mais bolsonaristas que o Ciro.

    “Se o povo está catando os restos de alimentos em caminhão de lixo”… esse mesmo povo tem urgência em resolver essa situação.

    Cuidado, pois a fanatização em bolhas de internet não só alienam sobre a realidade complexa (e sobre a complexidade da política brasileira), mas também parece que é instrumento que apenas buscam cativar uma classe média radicalizada que aceita quaisquer simplismos para seguir seus “mitos”.

    Pense mais pela sua própria cabeça e tente observar que o mundo ou Brasil é mais complexo que “receitas de bolo”.

    P.S. Tente ler mais sobre Brizola (ao invés de ver apenas vídos curtos de internet) para perceber que talvez a melhor estratégia para o momento (ou mesmo desde 2018) deveria ser algo como uma Geringonça que proporcionasse a unidade da Esquerda (algo que se tentou quando se convidou Ciro para ser vice do Lula e caso se consumasse o golpe via Farsa-Jato, daí Ciro seria cabeça de chapa com Haddad como vice, mas que foi rejeitado pelo Ciro). Não considero estratégico ser uma mera “escada” ou “cavalo” para a Direita conseguir ou manter Bolsonaro no segundo turno ou fazer ascender um “Novo Collor” como Sérgio Moro… Daí que me parece que a estratégia de Ciro desde 2018, inclusive mesmo se pagando caro pelos serviços do ex-Marketeiro do PT, seja algo que favoreça nem o PDT e muito menos “o povo que está catando restos de alimentos em caminhão de lixo” (aliás, Brizola não buscava conquista a classe média radicalizada em redes sociais tentando fanatizar a “turma bua” ou “cidadão de bem” ou qualquer outro sectarismo, mas sim buscava conquistar o voto dos mais humildes para trabalhar para a emancipação destes).

    Reflita!

Ronei

31/10/2021 - 11h55

Lula serà candidato ?

    Lourinildo Santos Silva

    01/11/2021 - 08h37

    Lula sera o mais fortes de todos candidatos, e com grande chance de vitoria.


Leia mais

Recentes

Recentes