Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Petrobras vende refinaria no Paraná a preço de banana

Por Redação

12 de novembro de 2021 : 19h58

Nesta quinta-feira, 11, a Petrobras anunciou a venda da terceira refinaria. Desta vez, a estatal resolveu assinar contrato de venda com a Forbes & Manhattan Resources, subsidiária da Forbes & Manhattan(F&M), para ceder a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, pelo valor de R$ 178,8 milhões (US$ 33 milhões).

Com a venda, a SIX é a terceira unidade a ser entregue pela Petrobras ao capital privada. A operação faz parte de um pacote de oito refinarias da estatal que estão em processo de venda. Ao todo, são oito unidades a venda.

Pelo acordo feito com o Cade, a Petrobras tem que se desfazer de todas essas refinarias até 31 de dezembro de 2021. Outro detalhe é que unidades representam metade da capacidade de refino do Brasil.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que a operação é uma “tentativa de venda da Usina do Xisto com preço subestimado é mais um crime de lesa-pátria da gestão bolsonarista da Petrobrás”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

47 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

João Fonseca

15 de novembro de 2021 às 14h09

Esse seu comentário “incomodando o setor agrícola” é surpreendente… e triste ! Como se os barões do agronegócio brasileiro, muitos dos quais vivem da grilagem, desmatamento e dos financiamentos com dinheiro público a fundo perdido, estivessem preocupados em alimentar o povo brasileiro ! Vivem de DÓLAR, isso sim ! Latifundiários das monoculturas das commodities agrícolas que atendem os interesses externos. Vai lá na Europa ver como a comida é barata para eles em euros, enquanto aqui nosso povo rói os ossos descartados pelos açougues ! Então dê parabéns aos seus amigos desse agronegócio, se você acha se isso é sinônimo de eficiência e sucesso !…

Responder

João Fonseca

15 de novembro de 2021 às 13h56

Sr Nunes, seu comentário não corresponde à realidade. Historicamente, há 10 ou 15 anos, o litro da gasolina no Brasil sempre custou em torno de USD 0.85, hoje custa USD 1.30. Esse “governo do PT” a que o senhor se refere já não governa o país há 5 anos. Não cometa equívocos analíticos nem divulgue inverdades com base no seu nítido viés ideológico. Agora, pergunta aos barões do agronegócio brasileiro o porquê de a comida brasileira ser tão cara para nós. Por que nossa comida encarece quando o câmbio é favorável a eles, e não ao povo ? Morei na França e surpreendentemente descobri que o custo do alimento para o francês na França é menor que o custo para o brasileiro no Brasil. Durma com essa.

Responder

Volpi

15 de novembro de 2021 às 12h17

Você está absolutamente certo. Aposentei na Petrobras, sinônimo de eficiência e capacidade. O que não funciona são os cargos na alta direção da empresa, todos ocupados por ignorantes indicados pelo pior governo que este país já conheceu. Nós pagaremos caro pela perda da autonomia na venda venda e exploração do petróleo.

Responder

Sergio

15 de novembro de 2021 às 08h06

Com certeza uma ótima iniciativa do CADE,que aliás ao contrário do que dizem os bandidos petistas sindicalistas não é do governo,usina de xisto não é lucrativa pois não extrai óleo petróleo,degrada o meio ambiente e dá prejuízo milionário aos cofres da Petrobrás, aliás Petrobrás que não é e nunca foi dias brasileiros já que quem comanda a Petrobrás não é o povo nem o presidente do país e sim um conselho de acionistas que visam somente lucro ,lucro esse que não é dividido com o povo,portanto o único povo que tirou algum proveito da Petrobrás além de seus acionistas foi a quadrilha lulopetista e seus braços sindicais

Responder

Tiago Giovannette

15 de novembro de 2021 às 06h05

Governo entreguista.
Está vendendo as refinarias a preço de banana!

Responder

Rodrigo

15 de novembro de 2021 às 00h00

Falta de conhecimento é triste! A precificação é feita pela equipe financeira da companhia, passa pelo crivo do TCU, do CADE e pela banca de representantes dos acionistas, a Petrobrás é uma estatal porém mais de 40% do seu capital e ações é privado.

Responder

Alexandre Magno Brito de Medeiros

14 de novembro de 2021 às 23h16

A “cultura” do brasileiro que “venceu na vida” é sentar em cima de um cargo público, ser o chefe de si mesmo sem nun a ter empreendido.

Responder

Maciel

14 de novembro de 2021 às 19h27

Que droga que pais é este entrega o pouco que temos ao capital estrangeiro ai voltamos a ser colonia. Se bem que acho que ja somos nosso dinheiro sequer tem valor aqui dentro. Que merda de soberania ainda temos? E independência temos? Estamos mais para colonia. Cononia extrtivista este é o futuro do Brasil. Que orgulho podemos ter? (LAMENTAVEL) VERGONHA. HUMILHANTE. Mas os que se dizem nossoa lideres certamente estão com os bolsos cheios de dolares

Responder

Osmar

14 de novembro de 2021 às 19h14

Um governo que se diz patriota está entrgando tudo ao capital estrangeiro. No Brasil tudo que requer alguma tecnologia é feito por multinacional, entrgar o pouco que temos ao capital estrangeiro é cometer suicidio,

Responder

Edinaldo lima

14 de novembro de 2021 às 18h45

Demorou essa unidade Petrobras xisto são Mateus nunca deu lucro!!

Responder

LUIZ CARLOS DE SOUZA SANTOS

14 de novembro de 2021 às 17h49

Só defendem a privatização da Petrobrás as pessoas que não conhecem o tamanho da empresa e sua a importância no desenvolvimento do nosso país, ou simplesmente inveja por não ter capacidade de passar no concurso e fazer parte do quadro de empregados da maior empresa do Brasil.

Responder

Mito sempre eterno

14 de novembro de 2021 às 16h29

Cadê a democracia, fica moderando os comentários, ué pensei que o presidente que era o ditador.

Responder

Mito sempre eterno

14 de novembro de 2021 às 16h27

Sinto cheiro de esquerdista nesse texto, tá achando que engana alguém fora da sua bolha, chora não e vai beber café que passa.

Responder

Marcos Vinícius de Sousa lemos

14 de novembro de 2021 às 14h37

O povo ignorante é o retrato do Brasil colônia. Os EUA estão gostando muito das vendas das refinarias desde 2016 quando a política de preço mudou. Procure se informar povinho burro!!!

Responder

Batista

14 de novembro de 2021 às 11h42

Menos uma estatal pra político roubar e deixar a conta pro povo pagar

Responder

Luiz Alberto Franco

14 de novembro de 2021 às 11h03

Compra sucata dos EUA, pagando caro.
Vende barato
Nunca vi funcionários da Petrobrás reclamando
Um monte de concursados, curso superior, ninguém viu?
Estas estatais, com o respeito aos trabalhadores sérios, serviram para corruptos passarem a mão.
E quem paga os custos das mordomias,?
Planos de saúde, folgas .
Vejam os correios, surupuiaram o plano Postalis.

Responder

Alberto

14 de novembro de 2021 às 10h21

É mesmo? Agora tá baratinha a gasolina. O gado liberal nem pensa.

Responder

Alberto

14 de novembro de 2021 às 10h19

Note como funcionam os 2 neurônios remanescentes de comentou. O monopólio foi quebrado em 1997. Há dezenas de empresas explorando petróleo no BR. Mas não querem construir refinarias pela vantagem competitiva da Petrobras, além de que podem exportar refinados para o Brasil e gerar mais empregos no estrangeiro. Agora pergunto: Quem vai concorrer com a RLAM, RPAR etc, se teremos monopólios regionais? Acham mesmo que vai ficar barato pq vão construir mais refinarias? Inocentes. As empresas só querem comprar refinarias com terminais e dutos prontos. Não querem construir nada no Brasil. Gado subalterno da colônia.

Responder

Moura

14 de novembro de 2021 às 09h52

Há mais de 20 anos que vem dando prejuízo, demorou foi é muito pra vender uma unidade de industrialização do xisto, NÃO É REFINARIA COMO DIZ A CHAMADA, essa Six é um trambolho toda pobre.

Responder

Celso

14 de novembro de 2021 às 09h50

Desculpe-me. Você deve ter algum parente que trabalha numa estatal. O estado tem que cuidar da saúde, segurança e saúde. Todas as estatais ou empresas mistas, são cabides de emprego, sindicalismo, propinodutos. Você se lembra da Vale que só dava prejuízos e hoje bilhões de lucro? Paga bilhões de tributos que oxigena o caixa do governo justamente para fazer o que se espera do governo. O próximo passo é limpar a máquina estatal que consome 3/4 de todas as riquezas produzidas pela iniciativa privada.

Responder

Celso

14 de novembro de 2021 às 09h39

Parabéns a Petrobrás. Estatais é um mundo à parte. Racionalizações passam longe de qualquer outro segmento privado. Pagam-se salários e benefícios aos funcionários 3-4 vezes acima de qualquer multinacional e as estatais “vão socando” os custos nos preços dos seus serviços, produtos. Tem que privatizar mesmo e acabar com estas castas que consomem tudo que os demais brasileiros produzem. Parabens

Responder

Fabrício

14 de novembro de 2021 às 09h10

Mas olha isso! Por mais empresas privadas com maior concorrência para melhor qualidade e menor preço nos produtos. Exemplo negativo é os correios que agora perde espaço para MercadoLivre, Amazon, etc. Garanto que está unidade em pouco tempo irá valer 10x sob o que foi negociado hoje.

Responder

joaoadelaranger@gmail.com

14 de novembro de 2021 às 09h01

Interessante é ver a ingenuidade de certos “patriotas” em pensar que ao venderem a Petrobrás a grupos estrangeiros teremos redução no preço dos combustíveis.

Responder

pedro

14 de novembro de 2021 às 08h57

a estatao lucra mais de 50 bilhoes por ano e vai vender as refinarias a preco de empresa municipal. vai melhorar o que mesmo ?

Responder

Natanael

14 de novembro de 2021 às 08h54

Quem está falando em entregar as refinarias são desinformadas e ignorantes ! Não sabendo que grande parte das dívidas externas brasileiras foram construída durante a guerra do golfo Persico com o fechamento do canal de Suez, com os derivados de petróleo chegando a preços astronômicos . Não se vende o que produz energia é uma estratégia de nações sérias. É uma pena que alguns brasileiros pensem de forma mesquinha e tirana entreguista…

Responder

João Fonseca

14 de novembro de 2021 às 08h35

Vim do setor privado e entrei na Petrobras por concurso público. Encontrei lá uma excelente empresa, tanto do ponto de vista humano quanto tecnológico. Fossem os veteranos ou os novatos, todos comprometidos com o sucesso da empresa. O parque industrial impecavelmente mantido e operado. Produtos de qualidade mundial. Se hoje a gasolina está cara, isso é culpa da má gestão das contas públicas nacionais, que gera inflação, e da conjuntura internacional. Aos latifundiários do agronegócio brasileiro, pergunto: por que a comida é tão cara no Brasil ? Onde está sua eficiência ? Pois o maior produtor de commodities agrícolas do mundo não consegue oferecer comida barata ao seu próprio povo ! E para onde vão os bilhõe$$ de financiamento agrícola que vossas senhorias recebem a fundo perdido todos os anos ? Dinheiro do povo brasileiro, que os políticos eleitos pelo agronegócio desviam para os latifúndios de soja e canaviais deste país !

Responder

José alves

14 de novembro de 2021 às 08h32

Vender setores estratégicos de nossa país está jogando nosso país para uma situação que dificilmente voltaremos a ter, Monteiro Lobato lutou pelo petróleo. política econômica do governo Michel temer jogou o petróleo para ser cotado em Dólar, como se fosse culpa da Petrobrás, não dá gestão do governo que fez manobras, muita grana de fora vieram para mexer no nosso petróleo nós últimos anos, corrupção existe na nação e sempre existirá. Os maiores esquemas vinham de empresas privadas, como é o nome da grande construtora quebrou e moro foi trabalhar na recuperação dela? As guerras hj não são com tanques , são econômicas.

Responder

José alves

14 de novembro de 2021 às 08h21

Não existe monopólio desde 1997 , de uma pesquisada

Responder

José alves

14 de novembro de 2021 às 08h17

Poucos entendem o que está acontecendo em nosso país, e entendem a luta por trás do petróleo no mundo, estudem um pouquinho, dica de estudo monteiro Lobato lutou pelo petróleo, hj produzimos petróleo e como produtores pagamos em dólar, PPI, venderam a TAG e valor do Gás está nas alturas, pesquisem.

Responder

Lucio Ferraz

14 de novembro de 2021 às 08h14

Brasileiro é burro mesmo. Se vcs acham que a gasolina tá cara por causa da Petrobrás, espera privatizar, daí vcs vão ver o que é gasolina cara. Se privatizar resolvesse até apoiaria..mas não resolve. Tira das maos do país o pouco controle e poder de negociação que tem.

Responder

Ricardo

14 de novembro de 2021 às 05h48

Tomara que consigam privatizar tudo mesmo,ao menos assim,gera concorrência e o preço do combustível cai. Não fica só na mão de gente gananciosa que só quer lucrar e o povo sofrendo as consequências da irresponsabilidade..Parabéns presidente Bolsonaro..
Privatizar tudo…

Responder

    João Fonseca

    15 de novembro de 2021 às 13h38

    Sr Ricardo, seu raciocínio é mecânico e simplista. As coisas não funcionam assim na vida real. Não culpe a Petrobras pelos erros e equívocos cometidos pelos maus políticos e seus assessores que gerem pessimamente o Brasil. Se a Petrobras não tem capital suficiente para explorar todos os campos de gás e petróleo, as jazidas podem ser disponibilizadas a terceiros para exploração privada, desde que atendidos os interesses nacionais. Mas não fale mal de uma empresa que possivelmente o senhor não conhece. Eu falo bem porque trabalhei lá e vi como funciona a nível de engenharia e pesquisa. Não seja ingênuo de acreditar que “a Petrobras dá prejuízo” porque é estatal. Uma ou outra unidade pode não dar o lucro esperado, mas a empresa como um todo é altamente viável sob o ponto de vista financeiro. Além disso, atividades que hoje podem não ser lucrativas, poderão vir a sê-lo, a depender da conjuntura nacional ou mundial.

    Responder

Nunes

13 de novembro de 2021 às 21h08

Parabéns à Petrobrás.
Espero que vendam a empresa toda.
Petrobrás na era PT, virou sinônimo de gasolina cara e corrupção….

Responder

Alfredo

13 de novembro de 2021 às 19h51

Nunca soube que esse negócio de xisto em São Mateus do Sul desse lucro , só barulho e emprego , e aínda incomodando quem produz o setor agrícola.

Responder

Moacir Gonsales Silveira

13 de novembro de 2021 às 16h39

Passou da hora de privatizar toda pretrobras
Essa estatal só serve de cabide de emprego e de onde os políticos corruptos metem a mão,
E essa de que o petróleo é nosso é uma falácia, estamos sempre pagando a conta, quando dá lucro é para os acionistas, quando roubam nós é que pagamos

Responder

Leo

13 de novembro de 2021 às 15h14

Certamente que esse Kleiton, que comentou acima, é mais um dos vários que nunca tiveram capacidade intelectual de passar em um concurso público, frustrado né

Responder

Ricardo

13 de novembro de 2021 às 15h14

Ainda bem que foi vendido a preço de banana, e não ao de um cafezinho.

Responder

Heracto Kuzycz Assuncao

13 de novembro de 2021 às 15h09

Como se fosse o sindicato o maior perdedor com essas privatizações. 8 refinarias que representam metade da capacidade de refino nacional. A saída mais lógica para a nação sair da situação energética que vivemos seria construir mais refinarias, não entregar as que possuímos. Pena ter um povo ignorante que não sabe ver o óbvio e não conhece a história! Triste pois todo investimento público colocado em São Mateus do Sul nós últimos 70 anos pela Petrobrás vai para o bolso dos gringos. Nesta refinaria a um tempo atrás já foi feita inclusive parte da gasolina que a F1 usava. Lamentável!

Responder

Reinaldo

13 de novembro de 2021 às 13h33

Tem que privatizar e tudo mesmo. Quem sabe assim tira esse monopólio da Petrobrás e abre concorrências. Somente assim os preços podem baixar !!!

Responder

Jose

13 de novembro de 2021 às 11h00

Se o governo der as estatais de graça aos grupos empresariais, o Brasil já estará no lucro, pois o Estado é muito incompetente, além de redução da corrupção.

Responder

    João Fonseca

    15 de novembro de 2021 às 15h43

    Seu comentário certamente faria a felicidade dos fundamentalistas do mercado, também conhecidos como neoliberais, que seguem a cartilha do Consenso de Washington. Lembre-se, porém, que o neoliberalismo é apenas uma visão do mundo econômico, não a solução para os problemas econômicos! Aliás, a visão preferida pelos monopólios privados para dominar os mercados… No mais, se tiveres disposição, passe a vista pela internet (por exemplo, Wikipedia, List of government-owned companies) e verás que muitas empresas dos ditos “países ricos” são estatais de vários setores: energia, correios, ferroviário etc . Inclusive gigantes do petróleo do mundo árabe. Isso por várias razões, sem dúvida, mas certamente também porque, quando trata de setores estratégicos, o lucro não é necessariamente o principal parâmetro a ser levado em conta. Mesmo assim, a Petrobras, que não é estatal, mas empresa de economia mista que tem no Estado um acionista majoritário (como a Renault francesa), é no geral altamente lucrativa, a despeito de um ou outro investimento mal sucedido… Afinal, quantos modelos de automóveis ou aviões (para nos atermos a esses dois simples exemplos), produzidos por empresas privadas ditas “lucrativas e competitivas”, também já não fracassaram ?

    Responder

Marcos

13 de novembro de 2021 às 10h47

Comentei há pouco que é melhor vender por preço abaixo do mercado e não ter que assumir, ano após ano, os prejuízos. Comentei também que também é melhor do que comprar Psadena por milhões e vender pir milhares. Onde foi parar o meu comentário?

Responder

Marcos

13 de novembro de 2021 às 10h33

No comentário anterior me referia a Pasadena

Responder

Marcos

13 de novembro de 2021 às 10h31

Melhor vender por preço abaixo do mercado e não ter que suportar, ano após ano, os prejuízos. Também melhor que comprar a refinaria de Parabéns por milhões e vender por milhares.

Responder

Wagner

13 de novembro de 2021 às 10h21

Kleiton, e é tão bom para todo mundo, quanto vc está ganhando seu otário?

Responder

Marcos

13 de novembro de 2021 às 07h59

Jumento.

Responder

Kleiton

12 de novembro de 2021 às 22h27

Se é ruim para os sindicatos é ótimo para o resto do Mundo.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?