Menu

Confiança do consumidor é a menor em sete meses, aponta FGV

Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getúlio Vargas registrou queda de 1,4 ponto, indo 74,9 pontos, seu menor patamar desde abril deste ano quando se registrou 72,5 pontos. De acordo com a FGV, a piora da confiança dos consumidores é reflexo da inflação elevada, juros mais altos e o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marina Fontenele/G1

Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getúlio Vargas registrou queda de 1,4 ponto, indo 74,9 pontos, seu menor patamar desde abril deste ano quando se registrou 72,5 pontos.

De acordo com a FGV, a piora da confiança dos consumidores é reflexo da inflação elevada, juros mais altos e o aumento no endividamento das famílias.

Outro fator é que o Índice de Situação Atual (ISA) que aponta a percepção do consumidor sobre o momento caiu 2,1 pontos, indo a 66,9 pontos. Essa piora é resultado da deterioração da situação econômica local e das finanças da famílias.

Já o Índice de Expectativas (IE) que acompanha o sentimento do consumidor sobre os próximos meses também caiu, cerca de 1,0 ponto e indo a 81,4 pontos. Isso foi pressionado pelo indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar.

Vale lembrar que em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) disparou 10,67% em 12 meses, a taxa mais elevada desde janeiro de 2016 (+10,71%).

Mas ainda com esse cenário, o Banco Central patrocina um ciclo de aperto monetário que representa uma barreira para o crescimento econômico onde os juros elevados diminuem o fluxo de gastos. A taxa Selic está em 7,75% ao ano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes