Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Foto: Marina Fontenele/G1

Confiança do consumidor é a menor em sete meses, aponta FGV

Por Redação

24 de novembro de 2021 : 11h20

Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getúlio Vargas registrou queda de 1,4 ponto, indo 74,9 pontos, seu menor patamar desde abril deste ano quando se registrou 72,5 pontos.

De acordo com a FGV, a piora da confiança dos consumidores é reflexo da inflação elevada, juros mais altos e o aumento no endividamento das famílias.

Outro fator é que o Índice de Situação Atual (ISA) que aponta a percepção do consumidor sobre o momento caiu 2,1 pontos, indo a 66,9 pontos. Essa piora é resultado da deterioração da situação econômica local e das finanças da famílias.

Já o Índice de Expectativas (IE) que acompanha o sentimento do consumidor sobre os próximos meses também caiu, cerca de 1,0 ponto e indo a 81,4 pontos. Isso foi pressionado pelo indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar.

Vale lembrar que em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) disparou 10,67% em 12 meses, a taxa mais elevada desde janeiro de 2016 (+10,71%).

Mas ainda com esse cenário, o Banco Central patrocina um ciclo de aperto monetário que representa uma barreira para o crescimento econômico onde os juros elevados diminuem o fluxo de gastos. A taxa Selic está em 7,75% ao ano.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?