Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Divulgação / Sind. Petroleiros Bahia

Conselho da FUP aprova ato nacional contra a privatização da Petrobras

Por Redação

01 de dezembro de 2021 : 07h30

Por Deyvid Bacelar

O conselho deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou, em reunião nesta terça-feira (30), a realização de ato nacional na próxima sexta-feira, 3, contra a privatização da Petrobrás, da RLAM e seus terminais, e de demais ativos da Petrobrás, na Bahia.

Várias ações tramitam na Justiça, ainda sem julgamento. Na Justiça Federal da Bahia,está em curso ação civil pública demonstrando o risco da criação de monopólio regional privado, com impactos negativos para o consumidor, decorrente da privatização da RLAM.

Há também na Justiça Federal da Bahia ação popular, de autoria da FUP, sindicatos de petroleiros e do senador Jaques Wagner (PT-BA) contra a venda da RLAM ao fundo árabe Mubadala pela metade do preço que a própria Petrobrás havia definido como referência.

Há ainda processo do Congresso Nacional para que o STF julgue o mérito da ação de inconstitucionalidade da venda de refinarias sem autorização do Poder Legislativo. Com a venda da RLAM, está ocorrendo uma burla à Constituição Federal e à própria decisão anterior do STF.

Eles estão pegando ativos da empresa mãe, a Petrobrás, transformando-os em subsidiárias e vendendo essas subsidiárias, que foram criadas artificialmente. Com isso, fogem do processo de licitação e do crivo do Congresso Nacional.

O acelerado processo de privatização aos pedaços, com desintegração do Sistema Petrobrás, vem sendo denunciado e combatido pela FUP desde 2015, seja através de greves ou de ações jurídicas e políticas,além da mobilização da sociedade em torno da importância da estatal.

Deyvid Bacelar é petroleiro, Coordenador-Geral da FUP Brasil, diretor do Sindipetro-BA e defensor da soberania nacional e dos direitos humanos

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?