Menu

Exame/Ideia: Doria vai a 4% e empata tecnicamente com Ciro Gomes

A Exame/Ideia divulgou nesta sexta-feira, 10, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e que mostra tanto a consolidação do ex-presidente Lula (PT) na liderança como também a solidez do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na terceira colocação. Na espontânea, que alguns analistas afirmam ser o melhor retrato do […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Exame/Ideia divulgou nesta sexta-feira, 10, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e que mostra tanto a consolidação do ex-presidente Lula (PT) na liderança como também a solidez do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na terceira colocação.

Na espontânea, que alguns analistas afirmam ser o melhor retrato do desenho político atual, Lula avançou três pontos em relação à pesquisa anterior, de novembro, e pontua 28% dos votos totais.

Bolsonaro ganhou dois pontos na espontânea, e agora tem 20%.

Ciro Gomes tem 3%, mesmo percentual da pesquisa de novembro. Moro, que tinha 1% em novembro, agora tem 2% dos votos espontâneos.

No cenário 1 da pesquisa estimulada, observou-se um fortalecimento da polarização, com Lula e Bolsonaro ganhando dois pontos: o petista passou para 37%, Bolsonaro para 27%.

A subida de Sergio Moro é o movimento mais relevante no tabuleiro. O ex-juiz dobrou sua pontuação, de 5 para 10, ultrapassou Ciro (que oscilou 1 ponto para baixo) e assumiu a terceira posição.

Doria também apresentou crescimento, passando de 2 para 4 pontos, emparelhando tecnicamente com Ciro Gomes.

Outros candidatos tem 1% ou menos

A pesquisa Exame/Ideia realizou 1.200 entrevistas por telefone, entre os dias 6 a 9 de dezembro de 2021.

Baixe a íntegra da pesquisa aqui.

A pesquisa trouxe outros cenários, com menos candidatos.

O cenário 2, por exemplo, não traz Moro. Neste caso, quem ganha mais é Bolsonaro, que vai a 32% (5 pontos a mais do que no cenário 1, com Moro). Ciro e Doria também um desempenho melhor, chegando a 9% e 7% (ambos ganham 3 pontos sobre o cenário 1), o que confira empate técnico.

Até Lula herda 1 pontinho de Moro.

No cenário 3, sem Doria, o maior beneficiado é Sergio Moro, que vai a 14%, abrindo 6 pontos sobre Ciro Gomes, embora ainda muito distante dos 30% de Bolsonaro.

O cenário 4, Moro, Ciro e Doria disputam o terceiro lugar. Moro sai na frente, com 11%, seguido de Ciro, 8%, e Doria, 4%.

Curiosamente, este é o melhor cenário para Lula, que pontua 42%.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sá Pinho

11/12/2021 - 19h18

Fica a dica de comentário exemplar feito há uma hora, no Podpah do Lula, pro “Cirão da Massa” não marinar, conseguir afastar-se de Bolsodoria e ultrapassar Bolsomoro, na congestionada terceira via:

dilson gabriel – “O maluko tem classe, não é um imbecil que se acha superior, ele impõe suas ideias com maestria.”


Leia mais

Recentes

Recentes