Menu

Amoêdo declara voto ‘nulo’ em possível disputa de Lula contra Bolsonaro

Neste sábado, 25, o ex-presidenciável e um dos fundadores do Partido Novo, João Amoêdo, revelou em entrevista a Folha que não acredita na viabilidade da terceira via faltando poucos meses das eleições de 2022. Além disso, Amoêdo comunicou que entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), ele vota nulo. Ele foi questionado sobre seu voto […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Geraldo Bubniak / AGB / Agência O Globo

Neste sábado, 25, o ex-presidenciável e um dos fundadores do Partido Novo, João Amoêdo, revelou em entrevista a Folha que não acredita na viabilidade da terceira via faltando poucos meses das eleições de 2022.

Além disso, Amoêdo comunicou que entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), ele vota nulo. Ele foi questionado sobre seu voto no 2° turno entre os dois.

“Em nenhum dos dois. Em 2018, optei por Bolsonaro porque tinha aquela promessa toda de governo liberal. Eu tinha muita desconfiança porque ele nunca fez isso [enquanto deputado]. Tem até um vídeo meu dizendo: muita gente estava votando [no Bolsonaro] achando que significaria a derrota do PT. Se fosse um governo ruim, o risco seria o contrário. O PT voltar e ainda mais forte, que é exatamente o que está acontecendo, né?”, questionou.

Mas apesar dessa declaração, ele disse que nunca votou nulo. “Não gosto da ideia. Mas o duro, especialmente como agente político, é você depois ter que justificar o que não é justificável. Votar em qualquer um dos dois não é justificável”.

Por fim, Amoêdo analisou a possibilidade de chapa entre Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Os dois foram competidores. Em tese, o Alckmin sempre vendeu uma linha ideológica diferente da do PT. Acho que esse processo não faz muito sentido”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Darwin

22/07/2022 - 11h11

vá se tratar..Todos os julgamentos do Lula foram anulados…por total falta de provas e por parcialidade dos juízes…
só um inocente útil acredita que a justiça no Brasil é imparcial…a maioria dos juízes é comprada pela ideia de fazer parte da elite dominante…

Paulo

28/12/2021 - 09h48

Ô Nelson, como tu é ingênuo. Tu ainda acredita nessas balelas de grande capital e classe trabalhadora??? Q dó.

Paulo

28/12/2021 - 00h19

Também acho…

Nelson

26/12/2021 - 21h25

É risível, ridículo. Esse desprezível aí vai, sim, votar no Bolsonaro. Só que não quer assumir publicamente. Qualquer coisa para gente como essa serve para evitar que um governo com algum compromisso com o país e o povo volte a assumir o comando da nação.

Ainda que seja o Lula, cujo partido, o PT, fez governos excessivamente comprometidos com o grande capital e ficou bem abaixo do necessário no atendimento às demandas populares e do país, esses liberais da boca para fora não querem controle algum sobre o capital.

Do Estado, eles só querem as grandes benesses, empréstimos altamente subsidiados e vultosas isenções de impostos e o controle ferrenho sobre a classe trabalhadora, que deve ter cada vez menos direitos e estar sempre cerceada.

    Paulo

    28/12/2021 - 00h20

    Essa é uma reposta ao Paulo fake, lá de baixo…

EdsonLuiz.

26/12/2021 - 19h23

Eu também não votarei nem em bolsonaro nem em Lula caso sejam estes dois os candidatos no segundo turno das eleições para presidente em 2022.

No meu critério de escolha eu levo em consideração primeiro a força política a qual o político é ligado. O partido político, para mim, é mais importante do que o nome do candidato. O eleitor brasileiro prefere escolher o político e não o partido. Ė comum o eleitor declarar de boca cheia: “eu voto em candidato! não voto em partido!”. Fazendo assim, escolhendo o candidato e não o partido, estamos cometendo um grande equívoco: o candidato, sabendo que o eleitor valoriza o voto nele e não no partido, se acha dono do mandato e detentor do poder que o mandato confere. Sabendo que o eleitor vai olhar para os “benefícios” que o “seu candidato” vai trazer para ele e para o reduto em que estão, o político vai se importar mais em atender o “seu eleitor” que se importar em legislar no sentido que o país necessita. Se a política necessária para o país tiver que ser dura e em um primeiro momento for desagradar o eleitor, o político, sabendo que o eleitor o escolhe pensando primeiro no próprio interesse e não no interesse do país a mais longo prazo, vai votar para agradar imediatamente o eleitor, mesmo sabendo que está sendo demagogo, oportunista e imediatista.

Então, o critério principal para escolher candidato, para mim, deve ser o partido político ao qual ele é filiado. Partidos como os do Centrão ou o Podemos não têm a menor chance de ganhar o meu voto! Os partidos do Centrão, o PL, o PP, etc, não ganham o meu voto porque eu não os respeito mesmo! Eu tenho muito respeito à política para respeitar esses partidos ou políticos fisiológicos e corruptos! Já no Podemos eu não voto por ser um partido conservador. Mas eu respeito o Podemos e acho que para o eleitor de perfil conservador de direita o Podemos é uma boa opção. Inclusive para 2022 eles têm um candidato de grandes qualidades em alguns aspectos, como na questão para tratar a corrupção, que ė o candidato Sérgio Moro.

O segundo critério mais importante na escolha do candidato, para mim, é o projeto de país e as propostas que o candidato defende. Na verdade, quando estamos votando o que estamos sufragando de fato é uma proposta de governo e não um candidato! É fundamental saber o diagnóstico que aquela candidatura tem do país, não só em economia mas em políticas sociais, principalmente à prioridade aos que mais precisam do Estado, e em muitas outras áreas.

E só depois destes dois critérios, que são o partido e o projeto, é que vem para mim a escolha do candidato.

Se não houver uma candidatura que me atenda nos três critérios e na ordem que os coloco, dificilmente vou escolher um candidato. Se dois dos critérios estiverem muito bem atendidos, posso até votar em alguém, mas antes vou considerar alguns aspectos do candidato. Se houver contra o candidato alguma mancha ética ou moral séria, que envolva misoginia, racismo, homofobia, autoritarismo, corrupção ou outra similar que envolva o candidato ou a candidatura de forma direta, eu não voto nele de jeito nenhum! Mas simples denúncia contra o candidato não é um impeditivo.

Nas eleições presidenciais de 2022, considerando as previsões de hoje, a tendência é um segundo turno entre Lula e bolsonaro.

Bolsonaro, afora todas as manifestações de autoritarismo, misoginia, falta de empatia e …vamos parar de listar porque os defeitos desse sujeito são quase intermináveis… . Nós vimos como ao braço da Operação Lava-Jato no Rio de Janeiro investigou e recolheu provas contra o filho de bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, e como o peso do poder pessoal foi usado para proteção do senador. No final, usaram descumprimentos de ritos processuais acessórios como desculpa para proteger o senador Flávio Bolsonaro e rasgaram as provas legítimas que o condenariam… e mandaram arranjar outras provas. Como arranjar outras provas contra Flávio Bolsonaro depois que as provas mais importantes foram RASGADAS usando como desculpas para rasgá-las meros ritos, que poderiam ser corrigidos.

Digamos que você em 2018 não soubesse de outras coisas contra jair bolsonaro. Agora, sabendo que usaram meros ritos processuais como desculpas e rasgaram as provas que o condenariam e mandaram arranjar outras provas se quiserem condená-lo (provas que a gente sabe que eles rasgarão novamente), você votaria em jair bolsonaro?

Lula, do mesmo jeito: Lula se envolveu com corrupção grossa no antigo MENSALÃO. Conseguiu escapar! Mas não aprendeu: logo depois Lula se envolveu até o último fio de barba no PETROLÃO. Lula se envolveu em KILOS… Kilos não, em TONELADAS DE CORRUPÇÃO!

Nós também vimos: investigaram Lula e arrecadaram as provas importantes para condená-lo. E Lula foi condenado! E não foi condenado por umjuiz só! Lula, ao ser julgado pelas provas, foi condenado pela juiz natural da causa, repetidamente reconfirmada pelo STF como este juiz natural. Depois, essa condenação de Lula pelo primeiro juiz foi confirmada por um juizado coletivo, o TRF-4, que condena por três juízes. Não parou aí: o processo de Lula foi para outro juizado coletivo, o STF, que condena por cinco juízes, e a CONDENAÇÃO de Lula foi reconfirmada!

Em certo momento o poder canalha gritou mais alto e, assim como fazem para proteger quem tem poder, também usaram falhas nos meros ritos processuais, que poderiam ser corrigidos, e RASGARAM AS PROVAS que condenaram Lula como corrupto em trēs instâncias: no juiz natural, no TRF e no STF. E mandaram arranjar outras provas!

Agora, nem arranjando mais provas! A idade de Lula foi usada para decretar a prescrição do processo! E mesmo que arranjassem outras provas nós sabemos que tudo fariam para rasgá-las.

Você votaria em corruptos para serem seus presidentes?
Você não acha que se aceitarmos um corrupto presidente teremos também que aceitar governadores corruptos, prefeitos corruptos, vereadores corruptos, deputados corruptos, policiais corruptos, funcionários públicos corruptos… e institucionalizaremos uma sociedade de corruptos em um país em que corrupção já é uma cultura e precisamos combatê-la?

Como um presidente corrupto, Lula ou bolsonaro, por exemplo, vai ter moral para afastar e condenar um funcionário público corrupto? Como um presidente corrupto vai ter moral para combater corrupção?

Não voto em RATO!
Não voto em GATO!

Se o 2º turno for entre um gato e um rato, voto em branco!

Não anulo o voto, para não dar uma manifestação de descrédito e indignação contra o processo de votar. Quero que o processo de votar seja mantido e não quero desqualificar o instituto do voto, ANULANDO! Por isso, não anulo: voto em branco!

Se a final for RATO conta GATO, for Bolsonaro contra Lula, não anulo o voto, como João Amoedo; Voto em BRANCO!

Edson Luiz Pianca.

Paulo

26/12/2021 - 12h01

Fará mto bem.


Leia mais

Recentes

Recentes