Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Agência Brasil

FGV: Confiança da Indústria fecha 2021 com 5ª queda seguida

Por Redação

27 de dezembro de 2021 : 11h03

O levantamento divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a confiança da indústria brasileira teve sua quinta queda consecutiva registrada em dezembro. Com isso, o ano de 2021 fecha como o mais fraco em apenas 12 meses.

A avaliação do setor é menos favorável sobre o momento atual e para 2022 as expectativas são mais cautelosas. Tanto é que o Índice de Expectativas (IE), que mede a percepção sobre os próximos meses, também caiu 1,2 ponto, indo a 99,1 pontos, menor patamar desde maio de 2021 (99).

Em dezembro, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 2,0 pontos, para 100,1 pontos, o menor índice desde agosto de 2020, quando registrou 98,7 pontos.

A economista do FGV IBRE, Claudia Perdigão, avaliou que “tal resultado se explica por problemas que se estenderam ao longo do ano, como pressão nos custos, escassez de insumos e elevada incerteza”.

Ainda na avaliação da economista, fatores como desemprego e a inflação são os vilões para o crescimento no poder de compra das famílias e, consequentemente, na demanda. Esses pontos têm influência tanto nas avaliações da situação atual quanto para os próximos meses.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?