Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Ricardo Stuckert

Além de filiar prefeitos, PT Ceará vai ampliar bancada de deputados

Por Gabriel Barbosa

24 de janeiro de 2022 : 10h13

No último dia 13, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará anunciou a filiação de 12 prefeitos. Os chefes dos executivos municipais faziam parte de diversas legendas, de esquerda, centro e direita.

Eram três do PL, um do MDB, um do PSB, um do PCdoB, um do Republicanos, um do PSOL e quatro do próprio PDT do pré-candidato a presidência Ciro Gomes. Vale ressaltar que essas filiações só ocorreram após a articulação liderada pelo governador Camilo Santana (PT) e com o aval do senador Cid Gomes (PDT).

No plano estadual, o próximo passo do partido será ampliar sua representação na Assembleia Legislativa. As novas filiações devem ocorrer nos próximos meses, antes da corrida eleitoral pelo Palácio da Abolição e do Planalto.

O objetivo dessa movimentação é consolidar a sigla como a segunda maior força do estado, ficando atrás somente do PDT presidido localmente por Cid Gomes. O congressista já sinalizou que a prioridade do seu partido é manter a aliança com o PT no Ceará.

Já o deputado estadual Acrísio Sena, uma das lideranças do PT mais próximas do governador Camilo, confirma que o papel do chefe do executivo cearense tem sido fundamental nessa movimentação de fortalecimento do partido.

“A presença dos deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e, especialmente, a articulação do governador Camilo Santana são fundamentais nesse processo de fortalecimento”, declara.

Governador Camilo Santana cumprimentando o deputado estadual Acrísio Sena, um dos líderes do PT no Ceará. Foto: Divulgação/Palácio da Abolição

Nos últimos meses, o parlamentar visitou mais de 100 municípios do Ceará e admitiu que o PT precisa retomar o diálogo com as bases, especialmente no interior, onde as intenções de voto no ex-presidente Lula são maiores.

“Esse sempre foi o diferencial do nosso partido, a convivência democrática entre visões e correntes distintas. Nossa história partidária supera a tradição em que chefes ou cúpulas decidem tudo isoladamente”, diz Acrísio.

Na última pesquisa presidencial feita no Ceará, em setembro de 2021, Lula liderava de forma isolada com 45,2% das intenções de voto contra 20,3% de Jair Bolsonaro.

Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que governou o estado e foi prefeito de Fortaleza, apareceu na terceira colocação com 16,6,% das menções. Os índices são do Paraná Pesquisas.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carlos Pereira

27 de janeiro de 2022 às 10h06

Desonesto nesse Pais è q não falta pra fazer aliança, Espero q a cegueira desse povo tenha sido curada , se nao foi, nao será nunca mais., ai sim Estaremos lascados pra senpre…..

Responder

Gil

24 de janeiro de 2022 às 22h09

Que coisa boa hein!!! Tá querendo formar a quadrilha de novo, mas a casa vai cair.
BOLSONARO 2022

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes