Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Agência Câmara

PT vai indicar vice de Freixo, mas Lula terá outros palanques no Rio

Por Redação

26 de janeiro de 2022 : 07h40

Por Ricardo Bruno (Agenda do Poder) – Os dirigentes do PT fluminense reuniram-se na tarde desta terça-feira (25), em São Paulo, com o ex-presidente Lula e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, para discutir as eleições no Rio.

Após muita conversa, foi decidido: o PT deve se coligar ao PSB, apoiando a candidatura de Marcelo Freixo ao governo do estado.

A formalização da aliança no Rio é necessária para viabilizar a federação partidária nacional, em construção com os socialistas e desejada firmemente pelo PT. O entendimento é de que o Rio não pode ser mais um óbice nesta negociação. Há problemas em excesso: em São Paulo, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.  

Na coligação com PSB, o PT pleiteia a vaga ao Senado para o presidente da Alerj, André Ceciliano.

A posição formal do PT não será necessariamente a mesma da frente política que as chamadas forças progressistas pretendem construir em apoio a Lula. Houve consenso em torno da necessidade de a candidatura de Lula ser mais ampla do que a posição estrita do partido.

Ou seja: Lula deve ter apoios além dos limites da federação. Assim, os articuladores da campanha de Lula no Rio estão liberados para construção de palanques com Eduardo Paes, Felipe Santa Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT).

Vamos iniciar as tratativas neste sentido. Para ampliar a candidatura de Lula no Rio com o apoio de todas as forças progressistas – antecipou o presidente do PT-RJ, João Maurício, à Agenda do Poder.

Participaram do encontro o presidente da Alerj, André Ceciliano; o vice-presidente nacional Washington Quaquá, o presidente regional João Maurício e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil