Genial/Quaest: Veja os números da corrida pelo governo da Bahia

Imagem: Divulgação/Kremlin

Gilberto Maringoni: O histórico alerta de Putin a Otan, em 2007

Por Redação

01 de março de 2022 : 21h24

Por Gilberto Maringoni

Para quem desejar examinar mais a fundo as raízes da crise atual no leste europeu, é essencial assistir este discurso de Vladimir Putin, pronunciado em 10 de fevereiro de 2007, na Conferência de Segurança Europeia em Munique.

Seu país havia se recuperado da atabalhoada dissolução da União Soviética e da regressão econômica dos anos de Boris Yeltsin (1991-2000) e implementava um forte programa econômico desenvolvimentista com indução estatal.

Putin reafirmava a política externa independente russa e cobrava abertamente da Europa Ocidental as promessas de contenção da OTAN feitas na década anterior. Além disso, o dirigente avisava ser essencial dar continuidade à interrompida política de redução dos arsenais nucleares e de busca pela paz e pelas negociações multilaterais como caminho mais eficaz para a resolução de conflitos. É um programa político para a Rússia no plano global.

Os países da OTAN se fizeram de surdos e a expansão foi em frente. Exatos quinze anos depois, os resultados estão na cara de todos/as nós.

É uma intervenção histórica, de alta qualidade, crua e direta. Aos interessados, aviso: são 30 minutos que valem a pena.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Leo V

07 de março de 2022 às 02h19

Nesses eventos, um político minimamente preparado sempre fala coisa bonitas. E um ouvinte minimamente preparado não cai na demagogia das palavras.

Responder

Walfredo Ferreira da Silva

02 de março de 2022 às 12h27

Bem que eu gostaria de entender Russo ou inglês , mas, infelizmente , ainda não
sei , pensei que haveria tradução em português .

Responder

Kleiton

01 de março de 2022 às 22h37

Deixar o poder nas mãos de uma pessoa por muito tempo é um problema.

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil