Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Ricardo Stuckert

Camilo deixa o governo do Ceará para se dedicar a candidatura ao Senado e a campanha de Lula

Por Gabriel Barbosa

27 de março de 2022 : 13h09

Na próxima quarta-feira, 30, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), vai deixar o Palácio da Abolição após 7 anos e três meses a frente do executivo cearense. Ele vai entregar o cargo para sua vice, Izolda Cela (PDT), que deve assumir a gestão até o dia 31 e dezembro.

Diferentemente do que muitos pensam, Camilo deverá ser o coordenador da campanha do ex-presidente Lula (PT) no Ceará e um dos principais cabos eleitorais na região Nordeste. O petista será candidato ao Senado.

Vale lembrar que nas eleições de 2018, o governador teve que fazer um palanque duplo entre a candidatura de Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT). Porém, isso não deve acontecer no pleito deste ano.

Nos últimos oito meses, o petista se dedicou na montagem do seu próprio grupo político e nesta empreitada contou com a liderança e articulação do deputado estadual, Acrisio Sena (PT-CE), que percorreu o interior cearense para reestruturar a base petista.

Outro ponto relevante é que além da reestruturação, Camilo e Acrisio venceram a disputa interna no PT sobre candidatura própria, defendida pelo grupo da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Em vez de lançar uma postulação, o PT cearense deve apostar nas candidaturas a deputado estadual e federal. Tanto é que nesta segunda-feira, 28, o partido deve filiar três deputados estaduais que vão buscar reeleição de forma competitiva.

Os parlamentares que vão se integrar as fileiras da legenda são: Julinho (Ex-Cidadania), Augusta Brito (Ex-PCdoB) e Nizo Costa (PSB). Com isso, o partido passará a ter uma bancada local de sete deputados.

Já para a Câmara Federal, a perspectiva é de eleger quatro deputados. Uma das apostas do PT no Ceará e do próprio Camilo é o da atual secretária de Turismo, Janaína Farias. Ela vai deixar a pasta no próximo dia 2.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro