Genial/Quaest: Veja os números da corrida pelo governo da Bahia

Imagem: Divulgação

A candidatura “lulista” no Ceará é do PDT e já tem nome e sobrenome

Por Gabriel Barbosa

03 de maio de 2022 : 16h07

O recado dado pelo ex-presidente Lula (PT), há duas semanas atrás, ao deputado federal José Guimarães, presidente do PT no Ceará, de que o partido deve apoiar o nome de Izolda Cela (PDT) na disputa pelo Palácio da Abolição tem causado um terremoto na política local.

Isso porque o PDT cearense tem enfrentado uma polarização interna sem precedentes na história do partido. Além de Izolda, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, tem trabalhado arduamente para ser o candidato governista. O nome de RC tem a predileção do grupo liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes.

Já o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), praticamente desistiu da empreitada após a saída de Camilo Santana (PT) do governo. A tendência é que Leitão apoie o nome do PDT chancelado por Camilo. “Evandro é Camilo e Camilo é Izolda”, disse uma liderança local.

Pelo lado do PT, o deputado estadual Acrísio Sena tem liderado o movimento pró-Izolda. Nas últimas semanas, o parlamentar tem sido praticamente o representante do PT nas conversas com a atual governadora.

No partido, a máxima é que a pedetista tem mais aceitação entre o eleitorado lulista, diferente do ex-prefeito Roberto Cláudio, que já travou embates pesados com o PT no passado. Vale lembrar que a origem partidária de Izolda é o próprio Partido dos Trabalhadores.

Enquanto isso, a bancada da legenda no Ceará almoçou na tarde desta terça, 3, com o ex-governador Camilo num restaurante em Fortaleza. O assunto principal foi, logicamente, o apoio da sigla ao nome de Izolda e a possível dobradinha com Lula.

O ex-governador Camilo Santana (PT) com a bancada do PT Ceará. Imagem: Divulgação.

Ainda hoje mais cedo, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse durante entrevista a uma rádio local que o acordo entre as duas legendas poderá ser rompido caso tenha, segundo ele, “negócio de conchavo, de picaretagem”.

Em nota, o PT Ceará disse que “as declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará. Realizaremos reunião extraordinária da Executiva Estadual, amanhã, 04/05 para deliberações a esse respeito”.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sebastião

04 de maio de 2022 às 01h21

Como disse Cid a Cunha, e serve pra Ciro: “Larga o osso, Ciro”. Teme perder o controle no Ceará?

Responder

Belchior Medeiros

03 de maio de 2022 às 23h50

Esse cafezinho, cada vez mais lulopetista. Frio e sem doce.
É evidente que a aliança entre PT e PDT no Ceará tem grande possibilidade de ser rompida. O PT tá corrompido a nível nacional e neste processo de atuação de Lula nos Estados criando subalternos e não aliados, haverá muitos rompimentos não só no Ceará com o PDT, mas também em Pernambuco e São Paulo com PSB. Até as convenções e mesmo depois delas muita coisa vai mudar nas alianças formais e informais no País.

Responder

Saladino

03 de maio de 2022 às 17h45

Vale conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=DStRFGu3wiw

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil